null Pós-Graduação em Ciências Médicas é destaque com nota máxima pela Capes

Ter, 24 Outubro 2023 18:04

Pós-Graduação em Ciências Médicas é destaque com nota máxima pela Capes

A formação foi desenvolvida para que os estudantes se tornem profissionais com diferenciais no mercado de trabalho

O PPGCM da Unifor forma profissionais capacitados para atuar em diversas áreas da saúde (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, tem como uma de suas principais finalidades formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, a partir de um ensino qualificado que alia tanto o conhecimento prático como o teórico. Um exemplo desta dedicação pode ser vista no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM).

O trabalho desenvolvido durante o curso se destaca pela sua nota 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), conquistada na avaliação quadrienal 2017 - 2020. O reconhecimento recebido pelo PPGCM equivale à nota máxima para programas que possuem somente mestrado e demonstra a qualidade da formação.

O processo de avaliação envolve uma série de etapas que certificarão a capacidade do programa, sendo algumas delas:

• Programa;
  • Formação do Aluno;
  • Impacto na sociedade;
  • Produção científica;
  • Internacionalização;

“Esse resultado é uma conquista coletiva, de muito trabalho, compromisso, dedicação e empenho de todos os nossos docentes, discentes, egressos, gestores e funcionários da Universidade", destaca a professora Danielle Malta Lima, coordenadora do PPGCM.

Diferenciais do programa

O PPGCM da Unifor tem como objetivos a investigação de aspectos de interesse clínico, cirúrgico, laboratorial e experimental envolvendo ou interessando a saúde dos seres humanos, bem como desenvolver estudantes aptos a liderar e tomar decisões.

Entre os seus diferenciais estão a formação de recursos humanos de alto nível, um corpo docente qualificado e multidisciplinar com parcerias nacionais e internacionais, além de uma infraestrutura com excelentes laboratórios para a prática da pesquisa, ensino e extensão.

Além da Ciências Médicas, o programa também tem como área de concentração o ensino em saúde e se compromete em oferecer aos alunos uma possibilidade de mudança da compreensão da área profissional assim como no papel de cada um na transformação social de nossa sociedade.

Para mais, o curso também dialoga com o contexto atual trazendo para o ensino dinâmicas, interatividades e inovação, característica da era digital. Sendo assim, com uma proposta moderna e atualizada, o programa investe em produção científica voltada para as carências da sociedade, com um cuidado na formação do docente a nível superior, abordando novos métodos educacionais.