Quiropraxia: entenda mais sobre essa técnica de manipulação da coluna vertebral

seg, 24 julho 2023 16:11

Quiropraxia: entenda mais sobre essa técnica de manipulação da coluna vertebral

A Unifor está com inscrições abertas para curso de curta duração voltado para estudantes e fisioterapeutas que queiram conhecer mais sobre essa abordagem terapêutica


De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, 80% da população é acometida por dores nas costas (Foto: GettyImages)
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, 80% da população é acometida por dores nas costas (Foto: GettyImages)

Nos últimos anos, diferentes pessoas têm procurado soluções alternativas para cuidar da saúde e bem-estar da postura corporal. Dentre essas opções, a quiropraxia tem se destacado como alternativa para o tratamento de distúrbios músculo-esqueléticos. Com foco no diagnóstico e alinhamento das articulações, a quiropraxia visa amenizar dores e desconfortos de forma natural. 

Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2000, a abordagem foi desenvolvida pelo médico Daniel David Palmer, nos Estados Unidos, em 1895. De acordo com Paulo Henrique Palácio, professor do curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza – mantida pela Fundação Edson Queiroz – a quiropraxia é voltada para pessoas com queixas músculo-esqueléticas e restrições de movimentos, como dor crônica na coluna e lesões de membros inferiores ou superiores.

Quiropraxia e bem-estar: como essa prática é realizada? 

Por meio de consultas, são realizadas técnicas manuais para análise da amplitude do movimento muscular e da dor ocasionada. Desse modo, Paulo explica que o tratamento geralmente é composto por atendimentos semanais ou quinzenais, de acordo com a severidade da lesão do paciente. 

Os profissionais que estão legalmente habilitados para exercer essa prática de saúde no País são fisioterapeutas que tenham formação ou sejam especialistas na área. Os benefícios para o paciente são: 

  • Alívio das dores musculares
  • Melhoria da mobilidade 
  • Redução das tensões dos músculos 

Os estigmas que envolvem a prática 

O principal estigma é relacionado aos “estalos” durante as manipulações corporais, em especial da coluna, pois algumas pessoas acham que esses barulhos provocam dor. “As pessoas podem ficar despreocupadas, pois, antes de qualquer intervenção, o fisioterapeuta avalia de forma detalhada o paciente para definir as condutas mais eficientes e seguras para sua reabilitação”, explica o profissional. 

Diante desse cenário, Paulo desenvolveu o e-book gratuito “Quiropraxia Clínica nas disfunções músculo-esqueléticas” que tem o objetivo de ampliar o estudo dessa abordagem no processo de recuperação de diferentes situações e condições clínicas. 

“Este e-book é o primeiro de uma série de outros que serão produzidos em breve e seu conteúdo serve como referência inicial para posterior aprofundamento de cada tópico. Ele vem para instigar o estudo, reflexões e ações sobre o tema”, finaliza o professor. 

Formação em Quiropraxia é na Unifor

Diante desse cenário, a Educação Continuada da Universidade de Fortaleza oferece o curso de curta duração “Quiropraxia Clínica nas Disfunções Músculos-Esqueléticas”. Com inscrições abertas, a formação presencial, voltada para estudantes e profissionais de fisioterapia, acontece no período de 27 a 29 de julho de 2023. 

As aulas serão ministradas pelo professor Paulo Henrique Palácio e tem como objetivo apresentar soluções práticas e atualizadas acerca do processo de reabilitação de pacientes com queixas de dor e limitação de movimentos. 

Paulo relata que o diferencial do curso, além de ser prioritariamente prático, é a integração de assuntos contemporâneos, assim como: precisão diagnóstica, aliança terapêutica e saúde baseada em valor. “Esses conteúdos trazem diversos insights tanto para a área clínica, como também ciência e mercado. Além disso, é reforçado as diretrizes éticas e legais e perspectivas de futuro da profissão”, explica o profissional. 

Serviço

Curso de curta duração - Quiropraxia Clínica nas Disfunções Músculos-Esqueléticas
Período: 27 a 29 de julho de 2023
Investimento:  R$325,00
Carga horária: 20 h/a
Inscreva-se aqui
Vagas: 25

Mais informações: educacaocontinuada@unifor.br ou  (85) 3477-3174