null Reuso de água no campus é tema de estudo de egresso da Pós-Unifor

Sex, 3 Novembro 2023 09:46

Reuso de água no campus é tema de estudo de egresso da Pós-Unifor

Euclides José, ex- aluno do Mestrado Profissional de Ciências da Cidade, avaliou as opções de tratamento de esgoto no NAMI para reutilização de água na Unifor em sua dissertação

Euclides percebeu que os efluentes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) poderiam ser utilizados como reuso em irrigação no paisagismo dos jardins do campus (Foto: Getty Images)

Euclides José Leite é engenheiro civil formado desde 1995 pela Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. Após a graduação, sua experiência profissional foi atuando em canteiros de obras construindo prédios residenciais, comerciais, conjuntos habitacionais e fábricas, até migrar para a área técnica da construtora em que trabalhava. Coordenando a elaboração dos projetos com o planejamento e execução das obras, foi aprofundando seus conhecimentos na área de saneamento básico.

Em 2018 o engenheiro assumiu a gerência da Divisão de Manutenção e Obras (DMO) da Unifor. “Percebi que poderíamos utilizar os efluentes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) como reuso em irrigação no paisagismo dos jardins do campus. Dessa forma, procurei desenvolver meu projeto de pesquisa para resolver esse problema”, relata. Foi quando ingressou no Mestrado Profissional de Ciências da Cidade.

“Durante o curso, melhorei muito meu processo de pesquisa bibliográfica, conhecimento sobre Smart Cities, incrementei meus conhecimentos em saneamento básico, ESG, dentre outros assuntos correlatos”, exemplifica Euclides. Em 2020, ao final do curso, apresentou a dissertação “O Reuso Planejado das Águas Residuárias na Universidade de Fortaleza”, sob orientação do professor André Gadelha.

Para o gerente da DMO, as disciplinas de Saneamento Ambiental Urbano, Planejamento e Gestão Integrada, Qualidade Ambiental Urbana e Metodologia da Pesquisa Científica foram as que mais lhe empolgaram durante o curso.

“No geral, o que mais me encantou foi a possibilidade de que meus estudos pudessem contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade cearense/nordestina” - Euclides José Leite, engenheiro e da Divisão de Manutenção e Obras (DMO) da Unifor

A água como contribuição para a sociedade

Apesar de o Ceará ser uma região acometida por secas, o período chuvoso também se torna sofrido para a população. Em sua tese, Euclides contextualiza o uso da água na coleta e tratamento de esgoto, destacando como ainda hoje estão muito distantes da democratização do acesso a esse serviço, causando prejuízos à economia e à qualidade de vida de mais de 100 milhões de brasileiros.

O engenheiro ressalta ainda que, ao contrário do que muitos pensam, essas dificuldades não acometeram só regiões áridas e semiáridas. “As populações dos grandes centros urbanos também sofrem com a restrição de abastecimento de água potável, devido às grandes pressões de consumo, mesmo estando em regiões de relativa abundância de recursos hídricos naturais”, afirma.

Para entender mais essa problemática pelos meios que acessa, desenvolveu um trabalho que investiga, dentro da óptica do reuso planejado das águas residuárias, as opções de tratamento terciário e a eficiência do efluente da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Unifor para fins de reuso não potável urbano. “Concluí que o reuso de águas residuárias agiria em dois aspectos: recurso hídrico complementar e instrumento para a redução do consumo de água”, destaca Euclides.