null Pós-Unifor convida pesquisador da Universidade de Columbia para seminário sobre cidades sustentáveis

Evento é aberto ao público e debate diferentes alternativas para o planejamento de cidades sustentáveis

A iniciativa abordará a interação entre o tratamento sustentável de águas residuais e as mudanças climáticas globais, entre outros assuntos (Foto: Getty Images)

De 9 a 11 de maio, o Mestrado Profissional em Ciências da Cidade (MPCC) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promove o Seminário Internacional com a participação do pesquisador indiano e professor assistente na Universidade de Columbia, Kartik Chandran. A ocasião é aberta ao público e aborda alternativas para a projeção de cidades sustentáveis.

André Gadelha, professor do MPCC, atuará como facilitador no evento, que também abordará a interação entre o tratamento sustentável de águas residuais, as mudanças climáticas globais e os efeitos das práticas de tratamento dessas águas, com ênfase no reuso de seus componentes.

De acordo com Cristina Romcy, docente e coordenadora do MPCC, o seminário representa uma oportunidade para a realização de intercâmbio de novas experiências e também para ampliar a rede de contatos profissionais.

“Além de proporcionar o conhecimento de outras culturas, essa experiência abre portas para oportunidades de trabalho em diferentes países e o fortalece projetos e grupos de pesquisa em colaboração. Eventos como esse são fundamentais para a construção de uma comunidade sócio-técnico-política capacitada para projetar e desenvolver as cidades do presente e do futuro”, detalha Cristina.

Mais sobre o palestrante

(Foto: MacArthur Foundation)

Kartik Chandran é engenheiro ambiental na Universidade de Columbia, onde é professor no Departamento de Engenharia da Terra e do Ambiente. Ele trabalha principalmente na interface entre biologia molecular e microbiologia ambiental, biotecnologia ambiental e engenharia ambiental.

As aplicações de seu trabalho abrangem desde o tratamento eficiente de energia e recursos de efluentes contendo nitrogênio até o desenvolvimento e implementação de abordagens sustentáveis para saneamento, e modelos inovadores para recuperação de recursos.

Sob sua liderança, foram estabelecidas diretrizes para o tratamento biológico de águas residuais e remoção de nutrientes biológicos pela primeira vez na história da Universidade de Columbia. Em 2015, ele recebeu a bolsa MacArthur Fellowship por seu trabalho inovador em "integrar ecologia microbiana, biologia molecular e engenharia para transformar águas residuais de um poluente problemático em um recurso valioso"

Confira a programação

O seminário acontecerá durante três dias consecutivos, começando na quinta-feira, dia 9, e terminando no sábado, dia 11. No primeiro dia, as atividades serão realizadas das 16h às 22h.

No segundo dia, o evento ocorrerá das 8h às 18h, e no terceiro dia, das 8h às 14h. As sessões acontecerão em diferentes locais: no primeiro dia, na sala B46, e nos dias seguintes, na sala B50.

Compreensão para intervenção no espaço urbano

O Mestrado Profissional em Ciências da Cidade (MPCC) oferece uma formação completa que combina teoria e prática, preparando profissionais para intervirem de forma crítica e objetiva na dinâmica urbana contemporânea. O programa capacita os participantes em áreas como planejamento, execução, avaliação e gestão de cidades, promovendo abordagem integrada do conhecimento aplicado.

Ao longo do curso, os alunos conduzem pesquisas voltadas para a compreensão do espaço urbano, incluindo o uso de redes de sensores sem fio para monitoramento e controle de processos urbanos. Além disso, o programa explora como a cidade conectada pode impulsionar a inovação e a criatividade.

O MPCC estabeleceu parceria com a prestigiada Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, proporcionando aos estudantes a oportunidade de participarem de dois módulos internacionais. O primeiro aborda a implementação de sistemas centralizados para tratamento de águas residuais em grande escala, bem como sistemas e tecnologias descentralizadas para recuperação de recursos em comunidades ao redor do mundo.

O segundo módulo, realizado em Nova York, explora técnicas inovadoras, como jardins de chuva, adaptação ao aumento do nível do mar e conceitos de construção de edifícios inteligentes. A partir dessas pesquisas, os estudantes são capacitados para desenvolver sistemas avançados de tratamento de águas residuais.

Seminário Internacional do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade
Data: 9, 10 e 11 de maio de 2024
Horário: 16h às 22h (dia 9) | 8h às 18h (dia 10) | 8h às 14h (dia 11)
Local: B46 (dia 9) | B50 (dias 10 e 11)