null Unifor promove aula aberta sobre Direitos Humanos e Direito Internacional

Unifor promove aula aberta sobre Direitos Humanos e Direito Internacional

Evento abordará aspectos centrais das garantias previstas na ordem jurídica internacional


O mercado de trabalho do mundo globalizado exige competências que vão além da compreensão da realidade local (Imagem: Getty Images)
O mercado de trabalho do mundo globalizado exige competências que vão além da compreensão da realidade local (Imagem: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promoverá a aula aberta “Situação dos Direitos Humanos: do Estado do Ceará ao mundo”, ministrada por Brena Bomfim, advogada e coordenadora da especialização em Direito Internacional da Unifor, e pelos palestrantes Cássia Campos e Allan Damasceno, estudantes do programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD).

O evento acontecerá dia 27 de abril, quinta-feira, em dois momentos. Das 18h30 às 19h, a gestora do Espaço Cultural Unifor, Adriana Helena, conduzirá uma visita guiada pelo local, onde está em cartaz a exposição “Elas — De Musas a Autoras, Unifor 50 anos”. Na sequência, das 19h às 20h30, terá início uma Roda de Conversa com palestrantes e professores convidados. Para participar é necessário fazer inscrição.

Segundo a professora Brena, todos os aspectos da vida do povo do Ceará contemplam perspectivas de direitos humanos. “Temas como acesso à cultura, combate à fome, racismo, violência de gênero e em face de minorias, dentre outros, devem ser monitorados no estado para entender o contexto de garantias atuais e como podem ser melhorados”, ressalta Brena.

A docente enfatiza ainda que os direitos humanos são garantias fundamentais previstas na ordem jurídica internacional. “Assim, não há como dissociar os estudos de direitos humanos das premissas do direito internacional, nem é possível falar de direito internacional público e de proteção ao ser humano sem abordar a temática dos direitos humanos”, declara.

Sobre os palestrantes

Brena Bomfim

Doutora em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Constitucional e Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Professora do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza (Unifor) e coordenadora da Pós-Unifor. Advogada em Mesquita Bomfim Advocacia.

Cássia Campos

Diretora-presidente do Instituto Cultural Iracema. Atuou como coordenadora de Criação e Fomento na Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e ocupou diversas posições no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), sendo conselheira, secretária da Câmara de Fomento e Financiamento Cultural e coordenadora da Câmara de Economia da Cultura do CMPC. 

Allan Damasceno

Presidente estadual da Cruz Vermelha Brasileira no Ceará. Possui formação em Relações Internacionais e já exerceu o cargo de coordenador de Promoção de Cidadania e Direitos Humanos da prefeitura de Fortaleza.

Programação

  • 18h30 às 19h: Visita guiada com gestora do Espaço Cultural Unifor, Adriana Helena.
  • 19h às 20h30: Roda de conversa com palestrantes e professores convidados.

Especialização em Direito Internacional

Profissionais do Direito e de áreas afins às ciências sociais precisam se destacar em um mercado cada dia mais mundializado, conforme explica a coordenadora do curso. Para ela, passar por uma especialização com essa temática é se planejar para atender a uma demanda crescente em todas as áreas de atuação.

“Ao ser preparado para ultrapassar o localismo dogmático, superar o noticiário nacional, entender para além do contexto político brasileiro, e enfrentar as perspectivas econômicas supra regionais, o aluno da Pós-Unifor em Direito Internacional passa preencher inúmeras competências muito desejadas no mercado contemporâneo de trabalho”, afirma.

Brena destaca também que a especialização da Unifor em Direito Internacional é o único curso do Norte e Nordeste que contempla um currículo desenhado para atender perspectivas desde a internacionalização do constitucionalismo contemporâneo até a compreensão de relações constitucionais econômicas e privadas. A formação acontece em formato híbrido, com aulas presenciais (para professores locais/regionais) e aulas ao vivo, em ambiente virtual (para os professores nacionais e internacionais).

Serviço

Aula aberta “Situação dos Direitos Humanos: do Estado do Ceará ao mundo”
Local: Espaço Cultural da Unifor
Data: 27 de abril
Horário: 18h30 às 20h30
Inscreva-se clicando aqui
Mais informações: 3477.3174