Unifor realiza debate sobre Biossegurança e Gestão de Resíduos de Saúde
O tema é um dos principais problemas enfrentados pela sociedade e os sistemas de saúde, sendo um desafio para os geradores de resíduos e poder público.

O curso de Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva em parceria com o curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - vai realizar o debate “Biossegurança e Gestão de Resíduos de Saúde: Desafios e Soluções Sustentáveis”. O evento acontece no próximo dia 21 de fevereiro, das 14 às 18 horas, na Unifor e com acesso gratuito.
O projeto faz parte da disciplina de Seminário de Gestão em Saúde. Na ocasião, a professora, Dra. Luiza Jane Eyre de Souza Vieira, e a pesquisadora e aluna Lia Gomes da Frota Machado, do curso de Doutorado em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza, realizarão a devolutiva dos resultados da pesquisa “Gerenciamento dos Resíduos De Serviços de Saúde Hospitalares no Município de Sobral, Ceará”.
Segundo a professora Luiza Jane, a expectativa da equipe é que os integrantes participem e percebam a importância do gerenciamento de resíduos de saúde, para o bem estar das populações. “Destaca-se nesse contexto a saúde do trabalhador do setor saúde nos três níveis de atenção e dos trabalhadores que lidam com a coleta e transporte desses resíduos”, ressalta.
Para ela, o evento será uma oportunidade de refletir essa prática que tem recomendações e legislações específicas.“Esperamos que, mediante a apresentação dos resultados da pesquisa que traz evidências do gerenciamento de resíduos de saúde, o diálogo convide os participantes a compartilharem experiências e minimizarem dúvidas”, conclui a doutora.
A importância da temática "Biossegurança e Gestão de Resíduos de Saúde: Desafios e Soluções Sustentáveis” configura-se como um dos principais problemas enfrentados pela sociedade e os sistemas de saúde, sendo este um desafio para os geradores de resíduos e poder público, que devem considerar o aumento da geração de resíduos e destinação final adequada mitigando os efeitos danosos ao meio ambiente.
Destaca-se ainda que o assunto em pauta impacta na Saúde Única, que visa a integração da saúde humana, ambiental e animal.
Serviço
Biossegurança e Gestão de Resíduos de Saúde: Desafios e Soluções Sustentáveis
Data: 21 de fevereiro de 2025
Horário: 14h às 18h
Local: Universidade de Fortaleza - Bloco B - Sala B03
Inscrição: Gratuita
Público-alvo: Alunos do Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva e da graduação do Centro de Ciências da Saúde