Unifor sedia III Simpósio Internacional de Psicopatologia Fenomenológica

Unifor sedia III Simpósio Internacional de Psicopatologia Fenomenológica

Evento reunirá especialistas em psicologia e psiquiatria para discutir ética, clínica e crítica na saúde mental


A psicopatologia fenômeno-estrutural consiste na busca pela compreensão da estrutura das vivências psíquicas tais e quais realmente são experimentadas pelos pacientes
A psicopatologia fenômeno-estrutural consiste na busca pela compreensão da estrutura das vivências psíquicas tais e quais realmente são experimentadas pelos pacientes

De 21 a 23 de agosto, a Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - será palco do III Simpósio de Psicopatologia Fenomenológica, que neste ano traz o tema “Ética, Clínica e Crítica: Movimentos da Psicopatologia Fenomenológica no Brasil e no Mundo”. O encontro é promovido pela Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE) e pelo APHETO (Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Unifor.

Voltado a estudantes, professores, profissionais e pesquisadores que buscam aprofundar práticas e conhecimentos em psicologia e psiquiatria de orientação fenomenológica, o evento contará com palestras, mesas-redondas e atividades presenciais e on-line. As inscrições custam R$ 500,00, com 30% de desconto para estudantes de graduação, pós-graduação e residentes.

Um dos grandes destaques será a participação do professor Jérôme Englebert, da Université de Louvain e da Université Libre de Bruxelas (Bélgica), que estará na Unifor como professor visitante por meio do edital de internacionalização da Funcap. Ele participa da mesa de abertura, no dia 21 de agosto, no Teatro Celina Queiroz, a partir das 18h30, com a palestra “Por uma ética, uma crítica e uma clínica do inútil na Psicopatologia Fenomenológica”.

A mesa de abertura contará ainda com a palestra “Entre filosofia, psiquiatria e psicologia: o (não) lugar da Psicopatologia Fenomenológica”, ministrada pelo professor Lucas Bloc, coordenador do APHETO, e com a fala da professora Virgínia Moreira, fundadora do laboratório, intitulada “O lugar da Psicopatologia Fenomenológica na psicoterapia de João”.

Masterclass e programação diversificada

Como atividade prévia, na tarde do dia 21 de agosto, das 14h às 17h, será realizada a masterclass “Fenomenologia Clínica da Depressão”, conduzida por Anthony Fernandez (Denmark University – SDU) e Guilherme Messas (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – FCMSCSP), reconhecidos internacionalmente por suas pesquisas na área.

Nos dias 22 e 23 de agosto, a programação seguirá com conferências, mesas-redondas e apresentação de pôsteres que vão aprofundar os debates sobre os fundamentos e as práticas da psicopatologia fenomenológica, abordando tanto a realidade brasileira quanto os diálogos internacionais.

Perspectiva que resiste e se amplia

Segundo os organizadores, a escolha do tema reflete o compromisso com a atitude fenomenológica que sustenta esse campo de estudo, enfatizando três eixos fundamentais:

  • Ética – a consideração da experiência como via de referência;
  • Crítica – aos modelos reducionistas e hegemônicos que minimizam a subjetividade;
  • Clínica – como espaço de entrelaçamento entre teoria e prática.

A expectativa é que o simpósio seja um espaço de atualização e coconstrução, reafirmando a relevância da Psicopatologia Fenomenológica como perspectiva sólida e em expansão no Brasil e no mundo.

Serviço

III Simpósio de Psicopatologia Fenomenológica
Data: 21 a 23 de agosto de 2025
Horário: conferir programação
Local: campus da Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)
Inscrições aqui
Mais informações: https://www.fenomenoestrutural.com.br/iii-simposio