null Unifor sedia Seminário Internacional Deficiência, Autonomia e Capacidade Jurídica

Evento acontece dias 3 e 4 de setembro e comemora o convênio institucional firmado entre a Unifor e a Universidade de Sevilha.

Profª. Drª Inmaculada Vivas Tesón, profesora titular de Direito Civil da Universidade de Sevilha (Foto: Universidade de Sevilha)

A Universidade de Fortaleza, por meio de seu Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) recebe, nos próximos dias 3 e 4 de setembro, seminário sobre os estudos em deficiência e capacidade. Com o tema “Deficiência, Autonomia e Capacidade Jurídica”, o seminário é uma comemoração alusiva ao convênio firmado entre a Unifor e a Universidade de Sevilha, na Espanha. Também estão envolvidas na realização do evento a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). O seminário acontece no Auditório A2 e no Auditório da Biblioteca, no campus da Unifor.

A iniciativa internacional visa promover uma reflexão dialógica sobre a deficiência, sobretudo psíquica e intelectual e o exercício da autonomia com reflexo no instituto da capacidade jurídica. Os organizadores têm como objetivo também analisar as modificações que a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD) e o Estatuto da Pessoa com Deficiência (EPD) têm provocado na ordem civil-constitucional, especialmente nos domínios do Direito Civil. Foram remodelados os institutos da capacidade jurídica, impossibilitando a que a deficiência seja utilizada como critério modulador da capacidade.

Igualmente, se desprende da ideia de que a deficiência psíquica e intelectual traz implantado o comprometimento do discernimento da pessoa. Outra modificação subjacente à CDPD e EPD é a admissão da autonomia na interdependência, o que implica novos contornos à curatela e permite o advento do recém inaugurado instituto da tomada de decisão apoiada. Por meio deste evento, os palestrantes exporão os resultados mais recentes de suas respectivas pesquisas e se comemora o convênio de cotutela estabelecido, com a defesa da primeira tese de doutorado construída sob o sistema cotutelar.

3 de setembro (segunda-feira)

• 18h - Abertura: Apresentação Camerata Unifor

Coordenadora da Mesa: Gina Marcílio Vidal Pompeu (Unifor)
Palavras iniciais dos líderes dos Grupos de Pesquisa participantes do sistema de co-tutela entre Unifor e Universidade de Sevilha: Francisco Luciano Lima Rodrigues (Unifor), Joyceane Menezes (Unifor) e Inmaculada Vivas Tesón (Universidade de Sevilha)