qui, 16 julho 2026 15:51
Doe de Coração 2026: campanha será lançada no dia 1° de setembro
A solenidade de lançamento da campanha acontecerá no auditório da Biblioteca da Unifor, às 9h, e contará com a presença do artista cearense Hélio Rôla

No dia 1º de setembro, às 9h, a Fundação Edson Queiroz lançará a Campanha Doe de Coração 2026, iniciativa realizada anualmente para conscientizar a comunidade acadêmica e a sociedade sobre a importância da doação de órgãos. A solenidade acontecerá no Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor).
O momento, que contará com a presença da presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, contará com depoimentos de embaixadores da campanha, homenagens e a participação de representantes da Central de Transplantes do Ceará e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).
Nesta edição, a campanha será liderada pelo médico e professor de Atenção Primária à Saúde da Unifor, Lourrany Borges Costa. Doutorando em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Lourrany atuou, entre 2009 e 2011, como pesquisador bolsista no Centro de Saúde Global do Departamento de Doenças Infecciosas e Saúde Internacional da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos.
A união entre medicina, arte e solidariedade também se reflete na identidade visual da campanha. A criação é assinada pelo artista cearense Hélio Rôla, que construiu uma trajetória marcada tanto pelas artes visuais quanto pela medicina. Com exposições individuais realizadas em diversas cidades brasileiras e em Paris, na França, o artista também participou de mostras coletivas na Alemanha, Argentina, Bolívia, Equador, Estados Unidos e México.
campanha Doe de Coração 2026 - Foto: Marjorie Zaranza
Desde os primeiros esboços, a identidade revelou cores vivas que se ramificam como veias e galhos, lembrando artérias. As folhas também parecem anunciar renovação, envolvendo um coração onde natureza e vida falam a mesma linguagem.
Hélio Rôla passa a integrar a lista de artistas convidados a recriar a marca da Doe de Coração, contribuindo também para a valorização e a difusão das artes visuais no Ceará. Em 2025, a identidade visual foi desenvolvida pelo artista Wilson Neto.
Antes dele, participaram da iniciativa Ana Cristina Mendes (2024), Stênio Burgos (2023), Mário Sanders (2022), Sérgio Helle (2021), Francisco Delalmeida (2020), Totonho Laprovítera (2019), José Guedes (2018) e Narcélio Grud (2017).
Serviço
Abertura Campanha Doe de Coração 2026
Local: Auditório da Biblioteca da Unifor
Data: 1º de setembro de 2026
Horário: 9 horas
Programação da Campanha Doe de Coração 2026
1º de setembro - Abertura
Horário: 9h às 11h
Local: Auditório da Biblioteca Central
Programação
Lançamento do vídeo institucional Doe de Coração 2026;
Abertura institucional com a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha;
Apresentação da programação da campanha;
Depoimentos dos Embaixadores da Campanha Doe de Coração;
Participação da Central de Transplantes do Ceará e do Hemoce;
Homenagem aos artistas que participaram das edições anteriores da campanha.
2 a 30 de setembro - Exibição de Filmes
Horários: 10h e 16h.
Local: Videoteca
Sessões: Segundas, quartas e sextas-feiras;
8 a 25 de setembro - Ativações da Campanha no Campus e Hospitais
Atividades
Quiz sobre doação de órgãos;
Roleta de brindes (camisas e bottons);
Painel interativo Doe de Coração 2026.
Locais na Unifor
Centro de Convivência;
NAMI;
Complexo da Medicina Veterinária;
Bloco F;
Locais externos
Shopping Iguatemi Bosque;
Hospital Geral de Fortaleza (HGF);
Instituto Dr. José Frota (IJF);
Hospital Universitário Walter Cantídio.
18 de setembro - Ação na Praça do Ferreira
Em parceria com o Hemoce e as coordenações do Centro de Ciências da Saúde da Unifor.
Cursos participantes
Biomedicina;
Educação Física;
Enfermagem;
Estética e Cosmética;
Farmácia;
Fisioterapia;
Fonoaudiologia;
Medicina (Ligas Acadêmicas);
Nutrição;
Odontologia;
Psicologia;
Terapia Ocupacional.
21 a 30 de setembro - Cadastro de Medula Óssea e Doação de Sangue
Local: Estacionamento do Bloco D (Carreta do Hemoce)
Ação voltada ao cadastro de novos doadores voluntários de medula óssea e à doação de sangue.
29 e 30 de setembro - Semana da Responsabilidade Social
Local: Auditório da Biblioteca
Realização: Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária.
30 de setembro - Encerramento da Campanha
Local: Auditório da Biblioteca Central
Programação
Apresentação dos resultados da campanha de cadastro de medula óssea e doação de sangue;
Agradecimentos aos parceiros e participantes;
Entrega da Medalha Medulaion 2026, homenagem da Fundação Edson Queiroz aos apoiadores da campanha.
Homenageados
Universidade de Fortaleza;
Departamentos e setores parceiros;
Professores;
Embaixadores da Campanha Doe de Coração 2026.
Todo o mês de setembro
Clube de Leitura
Encontros semanais;
Local: Biblioteca Central.
Campanha Digital #DoeDeCoração
Vídeos de alunos e professores contando por que se cadastraram no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome);
Publicação de informações, curiosidades e depoimentos reais;
QR Codes espalhados pelo campus direcionando para os vídeos publicados no canal da Unifor no YouTube.