Fundação Edson Queiroz

Dona Yolanda Queiroz está no centro da foto, rodeada de colaboradoras da Fundação.

 

Instituição genuinamente cearense, a Fundação Edson Queiroz se orgulha por promover o desenvolvimento social, educacional e cultural do Estado e da região Nordeste.

Nascida na década de 1970, em contexto local marcado por profundo déficit de escolaridade e por um quadro constrangedor de atraso regional que motivou sua criação em 26 de março de 1971, a Fundação foi uma das formas encontradas pelo industrial Edson Queiroz de retribuir, em forma de responsabilidade social, tudo o que a sua terra já lhe concedera.

O maior entre os projetos sociais encampados pela Fundação se materializou na Universidade de Fortaleza, a Unifor.

 

fundação edson queiroz

 

Tendo em vista a baixa oferta de oportunidades no ensino superior, então resumida a poucas opções de cursos concentrados em apenas duas instituições públicas, o projeto da Universidade buscou refletir a visão de excelência de Edson Queiroz, desta vez no segmento da Educação.

Sempre atento aos números e com singular intuição, Edson Queiroz sabia o que as estatísticas revelavam, local e regionalmente: a constante evasão de milhares de jovens em busca de estudos mais avançados e a carência de pessoal capacitado para atender à demanda necessária ao progresso da nossa região. Foi quando o industrial apresentou, para familiares e amigos, a ideia da ampliação da disponibilidade educacional no Ceará.

Em pouco tempo, sob sua presidência, formavam-se os Conselhos Curador e Diretor da Fundação, mantenedora da Universidade de Fortaleza, da qual Edson Queiroz seria seu primeiro chanceler. Com a criação da nova Universidade, ampliava-se o acesso ao ensino superior, com garantia da formação de recursos humanos e capacitação de mão de obra qualificada para o desenvolvimento regional.

Inaugurada em 1973, a Universidade investe desde os seus primeiros dias, diariamente, em ensino, arte, cultura e desporto.

lenise queiroz presidente fundação

 

Em 1982, o chanceler Edson Queiroz falece vítima de acidente aéreo na Serra da Aratanha, em Pacatuba, município do Ceará. Seu filho primogênito, Airton Queiroz, assume a presidência da Fundação Edson Queiroz e a chancelaria da Universidade de Fortaleza. Inovação e modernidade marcam a nova administração, a partir de quando a Universidade ingressa numa fase de significativa expansão do ensino de graduação, da consolidação dos programas de pós-graduação, da ampliação dos projetos de extensão, além de se destacar como referência para as instituições de ensino superior no país.

Em 2017, com o falecimento de Airton Queiroz, seu filho Edson Queiroz Neto assume como chanceler, cargo que ocupou até 2021. A presidência da Fundação passa para a Sra. Lenise Queiroz Rocha, também filha do industrial Edson Queiroz, com a vice-presidência a cargo da Sra. Manoela Queiroz Bacelar.

Atualmente, a Universidade de Fortaleza possui cerca de 40 cursos de graduação. A Instituição tem aproximadamente 300 salas de aula e 400 laboratórios especializados, com mais de 1.100 professores, sendo 80% mestres e doutores. Já graduou aproximadamente 100 mil alunos e diplomou outros 7 mil pós-graduados. Desde 2012, a instituição está em primeiro lugar no ranking das melhores universidades privadas do Norte e Nordeste do Brasil.

Estrutura Organizacional

 

Presidente
Sra. Lenise Queiroz Rocha

Vice-presidente
Sra. Manoela Queiroz Bacelar

 

FATOS HISTÓRICOS

REFERÊNCIA PARA O MUNDO

CULTURA, PESQUISA E INOVAÇÃO

UNIVERSIDADE QUE AVANÇA

DESENVOLVIMENTO E PIONEIRISMO