Instituição genuinamente cearense, a Fundação Edson Queiroz se orgulha por promover o desenvolvimento social, educacional e cultural do Estado e da região Nordeste.
Nascida na década de 1970, em contexto local marcado por profundo déficit de escolaridade e por um quadro constrangedor de atraso regional que motivou sua criação em 26 de março de 1971, a Fundação foi uma das formas encontradas pelo industrial Edson Queiroz de retribuir, em forma de responsabilidade social, tudo o que a sua terra já lhe concedera.
Nasce uma universidade de excelência
Tendo em vista a baixa oferta de oportunidades no ensino superior, então resumida a poucas opções de cursos concentrados em apenas duas instituições públicas, o projeto da Universidade buscou refletir a visão de excelência de Edson Queiroz, desta vez no segmento da Educação.
Sempre atento aos números e com singular intuição, Edson Queiroz sabia o que as estatísticas revelavam, local e regionalmente: a constante evasão de milhares de jovens em busca de estudos mais avançados e a carência de pessoal capacitado para atender à demanda necessária ao progresso da nossa região. Foi quando o industrial apresentou, para familiares e amigos, a ideia da ampliação da disponibilidade educacional no Ceará.
Em pouco tempo, sob sua presidência, formavam-se os Conselhos Curador e Diretor da Fundação, mantenedora da Universidade de Fortaleza, da qual Edson Queiroz seria seu primeiro chanceler. Com a criação da nova Universidade, ampliava-se o acesso ao ensino superior, com garantia da formação de recursos humanos e capacitação de mão de obra qualificada para o desenvolvimento regional.
Inaugurada em 1973, a Universidade investe desde os seus primeiros dias, diariamente, em ensino, arte, cultura e desporto.
Nova presidência
Em 1982, o chanceler Edson Queiroz falece vítima de acidente aéreo na Serra da Aratanha, em Pacatuba, município do Ceará. Seu filho primogênito, Airton Queiroz, assume a presidência da Fundação Edson Queiroz e a chancelaria da Universidade de Fortaleza. Inovação e modernidade marcam a nova administração, a partir de quando a Universidade ingressa numa fase de significativa expansão do ensino de graduação, da consolidação dos programas de pós-graduação, da ampliação dos projetos de extensão, além de se destacar como referência para as instituições de ensino superior no país.
Em 2017, com o falecimento de Airton Queiroz, seu filho Edson Queiroz Neto assume como chanceler, cargo que ocupou até 2021. A presidência da Fundação passa para a Sra. Lenise Queiroz Rocha, também filha do industrial Edson Queiroz, com a vice-presidência a cargo da Sra. Manoela Queiroz Bacelar.
Atualmente, a Universidade de Fortaleza possui cerca de 40 cursos de graduação. A Instituição tem aproximadamente 300 salas de aula e 400 laboratórios especializados, com mais de 1.100 professores, sendo 80% mestres e doutores. Já graduou aproximadamente 100 mil alunos e diplomou outros 7 mil pós-graduados. Desde 2012, a instituição está em primeiro lugar no ranking das melhores universidades privadas do Norte e Nordeste do Brasil.
Estrutura Organizacional
Presidente
Sra. Lenise Queiroz Rocha
Vice-presidente
Sra. Manoela Queiroz Bacelar
FATOS HISTÓRICOS
Surge a Fundação Edson Queiroz
Em 26 de março de 1971, em cartório, o industrial Edson Queiroz (1925-1982) lavrou escritura pública que instituía a Fundação Edson Queiroz, embrião e primeiro passo em direção ao seu mais novo investimento: a Universidade de Fortaleza.
Criada a Universidade de Fortaleza
"Educação é gênero de primeira necessidade e investimento prioritário". Essa foi a frase proferida pelo criador da Universidade de Fortaleza, então chanceler Edson Queiroz, por ocasião do discurso de sua inauguração, em 1973.
Criação do NAMI
Em 1978, foi criado o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), com os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Educação Física da Unifor atuando juntos.
Escola de Aplicação Yolanda Queiroz
Em junho de 1982, é fundada a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz. Localizada dentro do campus, a escola proporciona, anualmente, educação gratuita a mais de 500 crianças do Infantil 4 até a 5ª série do ensino fundamental.
Sr. Airton Queiroz assume chancelaria
Em 1982, falece o industrial e chanceler Edson Queiroz. O filho primogênito, Sr. Airton Queiroz, assume a chancelaria da Universidade de Fortaleza e a presidência da Fundação, junto à Sra. Yolanda Queiroz, esposa do Sr. Edson Queiroz.
Reconhecimento pelo MEC
Em 1983, a Universidade de Fortaleza recebe reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação, do Ministério da Educação.
REFERÊNCIA PARA O MUNDO
Palestra de Bill Clinton
No dia 27 de agosto de 2012, o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, falou para um público de dois mil convidados no ginásio de esportes da Universidade de Fortaleza. Pela primeira vez no Ceará, Clinton ministrou uma palestra sobre sustentabilidade e desenvolvimento global para políticos, empresários, professores e estudantes.
Nubex
Em 2013, aconteceu a inauguração do Núcleo de Biologia Experimental (Nubex). O núcleo é responsável por projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas das Ciências da Saúde e Biológicas, numa perspectiva multidisciplinar.
Clone transgênico de cabra
No dia 27 de março de 2014, nasceu “Gluca”, primeiro clone transgênico de cabra da América Latina. Os pesquisadores da Universidade de Fortaleza retiraram células do tecido da orelha de uma cabra e acrescentaram a elas um gene humano.
Biblioteca Acervos Especiais
Fundada em 10 de abril de 2014, a Biblioteca Acervos Especiais conta com um acervo de cerca de 9 mil volumes nas áreas de Artes, Literatura, História, Direito, Pareceres Jurídicos e Manuscritos, além de obras raras datadas dos séculos XV ao XVIII.
Responsabilidade social
Em setembro de 2014, foi inaugurada a nova sede do Conselho Comunitário de Defesa Social Celina Queiroz, que passou a abrigar, além de outros projetos, o Polo de Produção de Vassouras Pet. O Conselho Comunitário realiza, ainda, atividades como aulas de violão e capoeira.
Copa do Mundo
Em 2014, o Estádio da Universidade de Fortaleza serviu como Campo Oficial de Treinamento (COT) para as seleções que passaram pela Capital cearense durante a Copa do Mundo. Um ano antes, a Espanha utilizou as instalações da Unifor durante a Copa das Confederações.
CULTURA, PESQUISA E INOVAÇÃO
Patrimônio turístico
Em outubro de 2016, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), reconheceu oficialmente o Espaço Cultural Unifor como Patrimônio Turístico da cidade. Esse foi o primeiro equipamento privado a receber o título.
Nova presidência da Fundação
Em 2017, falece o Sr. Airton Queiroz. Assume a presidência da Fundação a Sra. Lenise Queiroz Rocha. Como vice-presidente, a Sra. Manoela Queiroz Bacelar, e na chancelaria, o Sr. Edson Queiroz Neto.
Rico acervo
Em 2017, a biblioteca pessoal da escritora Rachel de Queiroz é doada à Fundação pelo Instituto Moreira Salles. O acervo encontra-se em exibição na Biblioteca Central, em espaço exclusivo.
Cordelteca
No dia 20 de agosto de 2019, é inaugurada a Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel, a primeira dentro de uma instituição de ensino superior, em Fortaleza, a catalogar, indexar, e organizar com cuidados especiais os folhetos de cordéis.
Capacete Elmo
Abril de 2020, durante a pandemia de Covid-19, a Unifor participa do projeto de criação do capacete de respiração assistida “Elmo”, em parceria com instituições públicas e privadas cearenses. O equipamento ajuda na recuperação de pacientes com insuficiência respiratória, consequência de complicações da doença.
Estacionamento solar
Em dezembro de 2020, a Unifor instala em seu campus o segundo maior estacionamento solar do Brasil. A operação de geração de energia limpa é capaz de absorver entre 25% e 30% do consumo de energia elétrica da Universidade.
UNIVERSIDADE QUE AVANÇA
Teatro Celina Queiroz
Em 06 de junho de 2003, ocorre a inauguração do Teatro Celina Queiroz.Pelo tablado do teatro já passaram diversos espetáculos locais, regionais e nacionais como como “A Senhora Macbeth”, de Marília Gabriela, “Callas”, dirigido por Marília Pêra e “Raimunda, Raimunda”, com Regina Duarte.
Doe de Coração
Em setembro de 2003, início da campanha anual Doe de Coração. Realizada pela Fundação Edson Queiroz, a campanha tem como objetivo incentivar a ampliação do número de doadores de órgãos entre a população.
Saliva artificial
Em 2002, professores e alunos da Unifor, em parceria com o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), iniciaram o projeto Saliva Artificial. A iniciativa, pioneira no Ceará, ameniza o sofrimento de pacientes que sofrem com as sequelas da falta de saliva.
Medicina Unifor
Em 2004, o Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação do curso de Medicina da Unifor, após vistoria e aprovação de laboratórios e infraestrutura presentes no NAMI.
Robô SACI
Em 2004, foi criado o Sistema de Apoio ao Combate de Incidentes (SACI). Com tecnologia genuinamente cearense, o robô tem capacidade para lançar jatos de 4.200 litros de água por minuto numa distância de até 60 metros.
Esporte Unifor
Em 2005, inauguração do Estádio de Atletismo. Em 2007, é inaugurado o Ginásio Poliesportivo, sediando diversos eventos nacionais e internacionais.
DESENVOLVIMENTO E PIONEIRISMO
Fonoaudiologia e Psicologia
Em 1985, o serviço de Fonoaudiologia é implementado, funcionando como centro de pesquisa e estágio para os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. Já em 1988, o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) é iniciado juntamente com o curso de Psicologia.
Espaço Cultural Unifor
Em 1988, inauguração do Espaço Cultural Unifor, um dos mais importantes instrumentos de disseminação da arte no Brasil. O Espaço Cultural Unifor promove a renovação e democratização do conhecimento das identidades artísticas, históricas e culturais do Brasil, antes acessível somente a parcelas eruditas da população.
Corrida de Rua Unifor
Em 1992, acontece a primeira edição da Corrida de Rua Unifor. Tradicional competição no calendário esportivo do estado, o evento reúne esportistas profissionais e amadores, além de revelar e aprimorar diversos atletas, promovendo a prática da corrida de rua como um estilo saudável de vida.
Mestrado na Unifor
Em 1997, acontece a defesa da primeira dissertação de mestrado acadêmico da Unifor, da Pós-graduação em Administração de Empresas. Desde então, a Universidade de Fortaleza já formou mais de 7 mil pós-graduados.
Festival Eleazar de Carvalho
Em 1999, início do Festival Eleazar de Carvalho. Realizado todos os anos, o Festival reúne, no campus da Universidade de Fortaleza, belas vozes, acordes afinados e muito aprendizado.
Centro de Formação Profissional
Em 2002, é criado o Centro de Formação Profissional (CFP). O CFP é uma iniciativa da Fundação Edson Queiroz com objetivo de promover a formação profissional de pessoas da comunidade e sua inserção no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos.