Como saber se minha ideia é uma oportunidade de negócio
Empreender pode gerar um fascínio para quem decide se lançar para ter seu próprio negócio. Alguns podem ser seduzidos pela prerrogativa de não terem chefe e poderem fazer seus horários de trabalho. É natural, nesse momento, os empreendedores terem ideias dos mais diversos tipos; mas nem sempre uma ideia se configura como oportunidade de negócio.
Diante disso, como posso saber se a minha ideia é ou não uma oportunidade de negócio?
Uma das formas que temos de avaliar o potencial de nossas ideias é quando verificamos se elas atendem alguns critérios:
1) A ideia do meu negócio já existe? Estou apenas
copiando uma solução que já existe no mercado?
2) Trata-se de uma solução para uma dor/problema de
um grupo de clientes que ainda não foi resolvida?
3) Tenho recursos necessários? Ou seja, essa ideia é
viável financeiramente?
4) Ela (a ideia) tem algum aspecto inovador ou
apresenta algum diferencial?
5) Tem benefícios claros para os meus clientes? Eles
reconhecem ou validaram esses benefícios?
Responder a essas perguntas pode revelar se sua ideia é ou não uma oportunidade de negócio.
Professor Rogério Nicolau - Coordenador do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES)