qui, 30 março 2023 11:48
Curso de Ciências Contábeis reúne docentes, estudantes e convidados para celebrar 50 anos
A graduação em Ciências Contábeis da Unifor é um dos nove cursos da instituição que completam 50 anos em 2023
O curso de Ciências Contábeis da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizou, na noite da quarta-feira (28), uma solenidade em comemoração aos 50 anos do curso e 20 anos da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará. O evento, intitulado “Programa de Integridade e a importância da contabilidade”, reuniu docentes, discentes e convidados, no Auditório H85 da instituição.
Estiveram presentes a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unifor, professora Alexandra Siebra; o secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral e egresso do curso de Direito da Unifor, Aloísio Carvalho; o secretário Executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, e coordenador de Controladoria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, e egresso do Doutorado em Administração de Empresas da Unifor, Marconi da Silva; o diretor-presidente e diretor de Gestão Corporativa da Companhia de Água e Esgoto do Ceará, e egresso do curso de Ciências Contábeis da Unifor, Neuri Freitas; e a coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unifor, Anna Beatriz Maia, que também apresentou a solenidade.
Após a abertura da mesa solene, foram realizadas palestras para debater o papel da contabilidade no Programa de Integridade do Governo do Estado, mediadas por Aloísio Carvalho e Neuri Freitas.
Depoimentos
(Foto: Ares Soares)
Alexandra Siebra, coordenadora do curso de Ciências Contábeis — “Estamos completando 50 anos, é uma trajetória longa e bem-sucedida com egressos que estão trabalhando nas esferas públicas e privadas. Hoje, a gente celebra na companhia de grandes profissionais e dos nossos estudantes. O objetivo é compartilhar aprendizados com os nossos alunos”.
Neuri Freitas, diretor-presidente e diretor de Gestão Corporativa da Companhia de Água e Esgoto do Ceará — “Para mim é uma honra e uma satisfação estar aqui, voltar à Unifor, ter esse contato que tive durante anos, inclusive, na pós-graduação, voltei muito à Universidade para realizar consultas na Biblioteca e conversar com professores. E, mais uma vez, estou aqui de volta para passar aprendizados e contribuir com a discussão”.
Marconi da Silva, secretário Executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, e coordenador de Controladoria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado — “É uma honra e uma alegria estar participando dos 50 anos do curso de Ciências Contábeis. Estou aqui para partilhar um pouco das atividades que trabalho no dia a dia. A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado está completando 20 anos, bem mais nova que o curso da Unifor, e, na verdade, no país ainda estamos aprendendo a fazer controle interno. O que posso dizer é que integrar o sistema de controle interno da administração pública é um desafio enorme e apaixonante”.
Aloísio Carvalho, secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral — “É sempre muito interessante compartilhar o que estamos realizando no âmbito da administração público, uma vez que, às vezes, as pessoas não têm a condição de acessar e entender melhor como funciona. É sempre importante essa oportunidade de partilhar e de conversar com as pessoas que estão no dia a dia da profissão, porque a prática permite entender melhor o que os estudantes aprendem na teoria em sala de aula”.
Unifor 50 anos
A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, chegou aos 50 anos em 21 de março deste ano. Nesse meio século de existência, a instituição formou mais de 100 mil profissionais de excelência em todas as áreas do conhecimento, contribuindo não só para a formação técnica, mas também humana desses indivíduos.
Ao longo desse período, a Universidade tem acumulado várias experiências exitosas no ensino, na pesquisa e na extensão, com credibilidade e reconhecimento nacional e internacional; a Unifor é atualmente a melhor instituição particular de ensino superior das regiões Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE).