null Esporte, arte e música: confira programação de agosto do Unifor 50 anos

Seg, 31 Julho 2023 15:06

Esporte, arte e música: confira programação de agosto do Unifor 50 anos

Unifor Plástica e campeonatos de tênis e beach tennis são algumas das ações realizadas durante o mês

Atividades relacionadas aos 50 anos da Unifor são voltadas para as comunidades interna e externa da instituição (Foto: Divulgação)

Em agosto, a programação dos 50 anos da Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, traz diversos eventos em celebração ao meio século de excelência em ensino e compromisso com a transformação social. As atividades englobam ações esportivas e culturais, festival de música e evento sobre tecnologia. Confira a seguir.

• Unifor Open de Tênis (etapa do Circuito Cearense de Tênis)

A Universidade de Fortaleza realiza, de 11 a 20 de agosto, o “Unifor Open de Tênis”, competição que visa estimular a prática esportiva imersa na vida acadêmica. O projeto, que representa uma etapa do Circuito Cearense de Tênis, vai reunir cerca de 200 atletas para a disputa de diversas categorias.

As partidas acontecerão no complexo de tênis da Universidade. A competição é fruto da parceria entre a Divisão de Atividades Desportivas (DAD) e a Federação Cearense de Tênis e Beach Tennis (FCTBT).

• Inauguração da ampliação do Parque Desportivo com inauguração da Arena Beach Tennis Unifor

Em comemoração aos seus 50 anos, a Unifor dará um novo passo para a ampliação do Parque Desportivo da instituição. No dia 16 de agosto, às 16h, vai ser inaugurada a Arena Beach Tennis Unifor, um complexo composto por seis quadras de areia. O equipamento, localizado ao lado da Academia, é voltado para a prática de beach tennis e terá diversas finalidades, como prática recreativa, laboratório do curso de Educação Física, entre outras.

• Inter Arenas Unifor de Beach Tennis

O Inter Arenas de Beach Tennis - Unifor 50 anos acontece de 16 a 20 de agosto. Essa é uma competição inédita, que vai reunir aproximadamente 400 atletas em diversas categorias, envolvendo mais de 30 diferentes arenas de beach tennis de Fortaleza. A iniciativa é fruto da parceria entre a Unifor e a Federação Cearense de Tênis e Beach Tennis (FCTBT).

• Abertura da 22ª Unifor Plástica

A Unifor Plástica, uma das maiores vitrines da arte feita no Ceará e no Brasil, retorna para sua 22ª edição a partir de 17 de agosto. O evento terá como temática “Afinidades Eletivas: estratégias para um mundo mutante” e reunirá mais de 60 obras de 31 artistas plásticos. A exposição acontecerá no Espaço Cultural Unifor e estará disponível para visitação até 10 de dezembro.

• Unifor Fest - Festival de Música em Comemoração ao Dia do Estudante

No dia 25 de agosto acontecerá o Unifor Fest 2023, o primeiro festival de música da Universidade de Fortaleza. O evento será realizado de forma aberta ao público na Área Verde (atrás do Ginásio Poliesportivo), com apresentações de 17h às 21h30. O festival tem como objetivo divulgar os talentos artísticos existentes na comunidade acadêmica e incentivar a produção artística dentro da Universidade.

Poderão concorrer egressos e estudantes da graduação e pós-graduação regularmente matriculados, nas modalidades: solo, dupla e banda (três a seis integrantes). Os interessados em participar poderão se inscrever até o dia 18 de agosto.

• Realização do TEC Unifor Innovation Summit

A Unifor promove, por meio da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) e do Parque Tecnológico (TEC Unifor), o II TEC Unifor Innovation Summit, iniciativa que visa o crescimento da pesquisa e inovação tecnológica da academia. O evento está marcado para o dia 31 de agosto e ocorrerá no Auditório da Biblioteca, e também nos blocos B e C da Universidade.

Na oportunidade, haverá minicursos (programação a confirmar), mesas redondas, painéis de temas que envolvem inovação e os quatro centros de ensino da Unifor. Essas atividades terão como tema central a divulgação do parque tecnológico da instituição e todo o seu ecossistema científico. Toda a programação é gratuita.

Unifor 50 anos

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, chegou aos 50 anos em 21 de março deste ano. Nesse meio século de existência, a instituição formou mais de 110 mil profissionais de excelência em todas as áreas do conhecimento, contribuindo não só para a formação técnica, mas também humana.

Ao longo desse período, a Universidade tem acumulado várias experiências exitosas no ensino, na pesquisa e na extensão, com credibilidade e reconhecimento nacional e internacional. Atualmente, a Unifor é a melhor instituição particular de ensino superior das regiões Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE).