null Festival Eleazar de Carvalho retorna em formato presencial em edição comemorativa pelos 50 anos da Unifor

Qui, 1 Junho 2023 11:29

As inscrições para as formações oferecidas pelo festival já estão abertas; prazo encerra dia 28 de junho

Além de formação musical, o Festival promove a difusão cultural através de concertos e apresentações musicais (Foto: Ares Soares)

De 9 a 23 de julho de 2023, o Teatro Celina Queiroz recebe mais uma edição do Festival Eleazar de Carvalho, que se encaminha para sua 25ª edição difundindo a música erudita na terra alencarina, como sempre sonhou o Maestro Eleazar de Carvalho. Após três edições consecutivas em formato virtual, devido à pandemia de Covid-19, o Festival retorna em formato presencial. Organizado pela Associação e Fundação Educacional, Cultural e Artística Eleazar de Carvalho, o Festival conta com o apoio da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, do Centro de Treinamento Prof. Antonio Albuquerque Sousa Filho, do Grupo Marimbas de Maracanaú – Funcult e da Revista Concerto. Mais informações e regulamento podem ser conferidos no site www.eleazarfundec.org.br

O Festival Eleazar de Carvalho oferece intercâmbio cultural e formação musical direcionados a pessoas com idade a partir de 16 anos e prévio conhecimento musical. Os alunos serão orientados por renomados artistas nacionais e internacionais, com atividades diárias como ensaios, aulas e práticas em conjunto. Apesar de destinar 50% das vagas para alunos cearenses, o Festival acolhe também jovens de todo o Brasil e do exterior, que se inscrevem pelo site do evento e são selecionados em audições por uma comissão de músicos. Os interessados em participar dos cursos que serão ofertados nesta edição devem realizar inscrição até 28 de junho.

Outro aspecto importante do evento é que ele promove a difusão cultural através de concertos e apresentações musicais. Assim como nas edições anteriores, os concertos sinfônicos, corais e recitais de grupo de câmara finalizam um dia de estudos intensivos. Os espetáculos são variados, abertos ao público e com entrada gratuita. Para encerrar o Festival em clima de celebração, a direção organiza um grande espetáculo com a participação da Orquestra, Coral e solistas, em palco aberto, no campus da Unifor.

Nesta edição, serão celebrados os 25 anos do Festival Eleazar de Carvalho, os 50 anos da Universidade de Fortaleza, principal parceira do evento, bem como os 80 anos de nascimento do compositor Almeida Prado e os 150 anos de nascimento de Sergei Rachmaninoff. A direção artística do Festival é de Sonia Muniz de Carvalho, pianista e viúva de Eleazar de Carvalho, que tem como missão manter vivo o legado do maestro brasileiro que tanto contribuiu para o cenário musical no Brasil e no mundo.

Cursos oferecidos:

• Instrumentos: Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta, Clarineta, Trompa, Trompete, Trombone, Percussão, Piano, Violão
  • Clássico;
  • Canto e Técnica vocal
  • Regência Orquestral
  • Prática em conjunto: Prática de Orquestra, Banda, Prática Coral.

Sobre o Festival

O Festival Eleazar de Carvalho foi idealizado pelo maestro Eleazar de Carvalho (1912-1996), com intuito de dar formação musical a jovens estudantes em uma completa imersão por meio de um festival que reúne formação, concursos e apresentações musicais.

O modelo do Festival se inspira na dicotomia “Festa e Aprendizado”: “Festa” é o próprio Festival, é a festa musical constituída por eventos que são realizados em teatros, ao ar livre, em igrejas, centros culturais. “Aprendizado” é o curso de extensão ministrado a cerca de 200 bolsistas durante o Festival por 40 professores brasileiros e estrangeiros de diversos países perfazendo uma carga horária de 90 horas.

Realizado por 24 anos consecutivos, o Festival já faz parte do calendário artístico internacional, nacional e do Estado do Ceará. O modelo foi trazido para o Brasil pelo Maestro Eleazar de Carvalho de Tanglewood, Massachussets, nos Estados Unidos, onde ele estudou na década de 40 e foi sucessor de seu mestre Sergei Koussewitzk. Inicialmente lançado em Campos do Jordão, foi levado também para Itú/SP, Gramado/RS, João Pessoa/PB e finalmente em Fortaleza/CE.

XXV Edição do Festival Eleazar de Carvalho
Realização: 9 a 23 de julho de 2023