qua, 22 março 2023 17:17
Homenagens marcam solenidade em comemoração aos 50 anos do curso de Fisioterapia
Entre reencontros, abraços fraternos e muita emoção, o evento evidenciou aqueles que fizeram parte da história do curso de Fisioterapia ao longo destas cinco décadas de existência
Pioneira no Ceará, o curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, comemorou 50 anos de existência no dia 21 de março, terça-feira. Na ocasião, foram homenageados os ex-coordenadores da graduação, egressos e colaboradores que fizeram parte da história do curso.
Com apresentação das professoras Cristina Santiago e Luciana Sampaio, a solenidade contou com a presença da vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Maria Clara Cavalcante Bugarim; da diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Lia Brasil; do coordenador do curso de Fisioterapia, Rômulo Porto; da fisioterapeuta e vereadora, Claudia Gomes; e do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região (Crefito 6), Jacques Esmeraldo, que compuseram a mesa solene.
A cerimônia também contou apresentações do Coral Unifor e a entrega de placas aos convidados homenageados da noite — personalidades que fizeram parte da história do curso de Fisioterapia ao longo destes 50 anos, e contribuíram significativamente para a graduação expandir suas fronteiras e firmar seu legado na área da saúde. Como a egressa da 1ª turma do curso, a doutora Lila Pimentel, 87 anos. Para homenagear a data, ela entregou para a coordenação a foto da sua formatura onde pousa com os colegas de turma.
Lila Pimentel, egressa da Fisioterapia da Unifor, entregou à Universidade a foto da sua turma (Foto: Ares Soares)
Ao fim da solenidade, o professor doutor Leonardo Costa, da Universidade Cidade de São Paulo, proferiu a palestra “Prática clínica baseada em evidências”.
Depoimentos
Maria Clara Cavalcante Bugarim, vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação — "Vale a pena trabalhar diuturnamente porque a qualidade é o nosso compromisso há mais de 50 anos, para isso contamos com o comprometimento de professores qualificados para fazer com que os estudantes continuem confiando sua formação na Unifor por muitos e muitos anos. Continuamos honrando e amando a nossa instituição e disponibilizando para o nosso mercado os melhores fisioterapeutas formados no nosso projeto: sempre Unifor”.
(Foto: Ares Soares)
Lia Brasil, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) — “Hoje é um dia de celebração. Estamos aqui comemorando a construção de cada tijolo e de cada bloco que compõem a Unifor, que inova a cada ano no ensino, na pesquisa e na extensão. E a Fisioterapia sempre à frente, um curso que sempre se destacou e continuará se destacando pelos próximos anos”.
(Foto: Ares Soares)
Rôlumo Porto, coordenador do curso de Fisioterapia — “Como egresso da Unifor, sei que a maioria dos estudantes têm o sonho de retornar para a Universidade, após a formação, porque a gente sabe que tem esse acolhimento e carinho. Além desse peso profissional que a Unifor forma, existe muito mais. O profissional não é formado só de conteúdo ou de técnicas, ele é formado fora das salas de aula também, a Unifor nos permite isso”.
(Foto: Ares Soares)
Homenageados
- Pindaro Custódio Cardoso “in memorian” (1973 a 1983)
- Teresa Freitas (1984 a 1990)
- Isidro Marques Ribeiro Júnior (1991 a 1994)
- Regina Coeli Vieira Gomes (1994 a 2001)
- Denise Silva de Moura (2001 a 2002)
- Leila Maria Machado Bezerra (2003)
- Eluciene Maria Santos Carvalho (2003 a 2007)
- Carlos Henrique Oliveira de Freitas (2008 a 2012)
- Ediara Rios de Holanda (2012 a 2015)
- Katia Castelo Branco Machado Diógenes (2015 a 2016)
- Profa. Ivana Marinho Paiva Freitas (2017 a 2018)
- Mayron Faria Oliveira (2018 a 2019)
- Paulo Henrique Palácio Duarte Fernandes (2019 a 2022)
Egressos da 1ª turma do curso de Fisioterapia da Unifor (1973 – 1975)
- Regina Coeli Vieira Gomes — Ex-coordenadora do curso de Fisioterapia da Unifor, professora da instituição e fisioterapeuta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
- Teresinha Valdice de Araújo Castro Monteiro — Professora da Unifor e Fisioterapeuta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
- Francisco de Assis Rebouças — Fisioterapeuta do Instituto Dr. José Frota (IJF)
- Maria Cira Abreu Melo — Fisioterapeuta do Instituto Dr. José Frota (IJF)
Técnicas de laboratório do curso de Fisioterapia da Unifor
- Maria Marilena Alves Tavares — Ingressou na Unifor em 1996, ainda está em atividade
- Ana Paula Sousa — Ingressou na Unifor em 2008, ainda está em atividade
Sobre o curso de Fisioterapia da Unifor
O bacharelado em Fisioterapia da Universidade de Fortaleza surgiu em 21 de março de 1973, quando o ministro Jarbas Passarinho veio à capital cearense para proferir a aula inaugural que deu origem à instituição.
Hoje, o curso possui nota 4 em Conceito de Curso (CC), atribuída pela avaliação do Ministério da Educação (MEC). Por meio de uma matriz curricular atualizada, integrada e dentro dos padrões internacionais, os estudantes têm contato, desde o primeiro semestre, as vivências e práticas nos ambientes de trabalho.
Além disso, ao concluir a graduação, o profissional estará qualificado para trabalhar em diversos setores da saúde e da educação, na rede pública e privada, de forma apta a lidar com os desafios presentes em um mercado que se encontra em expansão contínua para diversas especialidades de atuação.