null Mês do Livro: Biblioteca Acervos Especiais realiza apresentação de obras raras

Mês do Livro: Biblioteca Acervos Especiais realiza apresentação de obras raras

Ação será realizada de 17 a 19 de abril no hall da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza

Biblioteca Acervos Especiais da Unifor possui vasto acervo de obras raras (Foto: Ares Soares)

Os livros são uma importante ferramenta para o desenvolvimento e fortalecimento das sociedades, sendo bastante representativos no processo de crescimento intelectual dos indivíduos.

Em reconhecimento a essa relevância, diversas datas comemorativas surgiram ao decorrer do tempo para contemplar as temáticas do universo literário. Abril, por exemplo, foi classificado como o Mês do Livro, pois engloba três datas:

• 02 de abril (Dia Internacional do Livro Infantil)
  • 18 de abril (Dia Nacional do Livro Infantil)
  • 23 de abril (Dia Mundial do Livro)

Compreendendo a importância desse mês para a consolidação da cultura de valorização dos livros, a Biblioteca Acervos Especiais da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, vai realizar uma apresentação de obras raras.

A ação será realizada no hall da Biblioteca Central da Unifor, nos dias 17, 18 e 19 de abril — às 13h, 8h e 17h, respectivamente. Ao todo, serão disponibilizadas três obras, uma para cada dia, com duração de uma hora de apresentação cada. Os livros ficarão expostos para que o público os visualize durante a exposição de suas histórias, pertencimento e raridade.

De acordo com Ana Wanessa, bibliotecária da Acervos Especiais, a iniciativa é de grande importância para “propagar conhecimentos sobre as artes e os livros raros, acessibilizando esse patrimônio precioso para a comunidade acadêmica e o público em geral”.

Vale ressaltar que a apresentação de livros raros também é uma ação comemorativa aos 50 anos da Universidade de Fortaleza. Confira a programação completa para acompanhar mais eventos e atividades ao longo do ano.

Confira as obras que serão apresentadas

• Don Quichotte de la Manche, lithographies originales par Salvador Dalí (1957)

Livro conta a história de Dom Quixote, uma das narrativas mais famosas do universo literário, com ilustrações originais do pintor espanhol Salvador Dalí.

Título: Don Quichotte de la Manche, lithographies originales par Salvador Dalí
Autor: Miguel de Cervantes; Salvador Dalí
Ano: 1957

• Quadragesimale Gristsch Una (1489)

Incunábulo que representa registros dos primeiros tempos da imprensa com tipos móveis. É o livro mais antigo da Biblioteca Acervos Especiais.

Título: Quadragesimale Gritsch Una
Autor: Johanne Gritsch
Ano: 1489

• La Mode Illustrée: Journal de la famille (1878)

Revista rara de vestimentas femininas, juntamente com um álbum exclusivo de colagens datadas do século XIX.

Título: La Mode Illustrée: Journal de la Famille
Editor: Librairie De Firmin Didot Frères, Fils et Cie Editeurs
Ano: 1878

Biblioteca Acervos Especiais

Fundada em 2004, a Biblioteca Acervos Especiais é um equipamento que nasceu com o objetivo de reunir acervos com maiores cargas histórico-sociais.

São cerca de 12 mil volumes reunidos nas áreas de Artes, Literatura, História, Direito, Pareceres Jurídicos e Manuscritos, ilustrações originais de artistas nacionais e estrangeiros, obras raras datadas dos séculos XV ao XVIII, além de primeiras edições de clássicos da Literatura Brasileira com assinatura e dedicatórias de autores.

Ao todo, a Acervos Especiais já recebeu um público aproximado de 8,5 mil visitantes. Localizado no 1º andar do prédio da Reitoria, o equipamento é aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Aos sábados, sob agendamento.

Mais informações: acervosespeciais@unifor.br | (85) 3477-3823

Apresentação de obras raras no Mês do Livro