null Sobrinha-neta de Tarsila do Amaral vem à Fortaleza para prestigiar a exposição “Elas – De Musas a Autoras, Unifor 50 anos”

Ter, 14 Março 2023 11:34

Além de estar presente na abertura da exposição, Tarsilinha do Amaral participará de palestra com a curadora da mostra, Denise Mattar

Tarsilinha do Amaral prestigiará a exposição que tem como obra-símbolo a pintura “Figura (O Passaporte)”, 1922, da sua tia-avó Tarsila do Amaral (Foto: Bob Wolfenson)

Curadora da obra da pintora referência do Modernismo Brasileiro, a sobrinha-neta e homônima da artista, Tarsila do Amaral, carinhosamente conhecida por Tarsilinha, é a convidada especial da abertura da exposição “Elas – De Musas a Autoras, Unifor 50 anos”, que acontece no próximo dia 16 de março, às 19h, no Espaço Cultural Unifor. A mostra, que celebra os 50 anos de fundação da Universidade de Fortaleza, reunirá cerca de 150 obras da Coleção Fundação Edson Queiroz, entre elas a obra-símbolo da exposição, a pintura “Figura (O Passaporte)”, de autoria de Tarsila do Amaral, que foi adquirida recentemente pela Fundação.

Tarsilinha fará ainda uma participação na palestra da curadora da exposição, Denise Mattar, que será realizada no dia 17 de março, às 9h30, no Auditório da Biblioteca da Unifor. Na ocasião, a convidada compartilhará curiosidades sobre os oito anos de convivência com a tia-avó, bem como o trabalho que ela realiza há mais de 20 anos, cujo objetivo é levar o legado de Tarsila do Amaral para o mundo e difundir a história da pintora para as próximas gerações.

Missão de vida

Filha do casal Guilherme Augusto e Maria Vilma do Amaral, Tarsilinha do Amaral carrega não só o nome da pintora modernista brasileira, mas também a missão de preservar a obra da sua tia-avó, seguindo os passos de seu pai, sobrinho de Tarsila do Amaral, que antes zelava pelo legado da artista. Formada em museologia, há 25 anos, Tarsilinha é atualmente a responsável por cuidar das exposições, publicações, livros, projetos especiais, e também os licenciamentos que envolvem as produções artísticas da pintora.

À frente da administração do patrimônio de Tarsila do Amaral, Tarsilinha organizou algumas importantes exposições no Brasil e fora do país, como a mostra realizada, em 2017, no Instituto de Arte de Chicago, replicada no ano seguinte no MoMA – Museu de Arte Moderna de Nova York, ambas nos Estados Unidos. Em 2019, promoveu a exposição "Tarsila Popular", que ocupou lugar central no Museu de Arte de São Paulo (MASP), que se tornou a mais visitada da história do equipamento, com cerca de 400 mil visitantes.

Tarsilinha fará uma participação especial na palestra de Denise Mattar, curadora da exposição “ELAS - De Musas a Autoras, Unifor 50 anos” (Foto: Acervo Pessoal)

Sobre a história por trás da tela brasileira mais valorizada da história,Tarsilinha escreveu o livro “Abaporu: Uma Obra de Amor”. No livro, ela defende a ideia de que o quadro mais famoso de Tarsila do Amaral é um auto retrato da artista, provavelmente nua, em frente a um espelho, pintado para impressionar o escritor Oswald de Andrade, sua grande paixão na época.

A museóloga tem investido também no público infantil, com o objetivo de tornar a artista conhecida pelas próximas gerações. Em 2020, Tarsilinha organizou a exposição “Tarsila para Crianças”, inaugurada no Shopping Villa Lobos, em São Paulo, e que viajou pelo Brasil. A mostra transportou crianças e adultos para uma viagem lúdica pela arte modernista.

Em 2022, em meio às celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, foi lançada a animação “Tarsilinha”, com o objetivo de retratar a brasilidade expressa na obra de Tarsila do Amaral. O longa-metragem narra a história de uma menina forte e à frente do seu tempo, Tarsilinha, de 8 anos, que corre pelos campos para recuperar as memórias roubadas de sua mãe.

Uma celebração à figura feminina

A exposição “Elas – De Musas a Autoras, Unifor 50 anos”, que tem a curadoria de Denise Mattar, uma das mais respeitadas e premiadas curadoras brasileiras, se propõe a gerar, a partir das obras, uma ampla discussão sobre diversos aspectos da questão de gênero. Com visitação gratuita e aberta ao público, a mostra será aberta no dia 16 de março e ficará em cartaz até o dia 10 de dezembro de 2023.

A mostra ocupará as três alas do pavimento superior do Espaço Cultural Unifor. A primeira será destinada às Musas e abrigará obras de artistas homens que elegeram a mulher como tema; na segunda, intitulada Autoras, serão exibidas obras de artistas mulheres, já reconhecidas como autoras; além do espaço Diálogo, para debates, intervenções e ativações, no qual acontecerão atividades de interação entre cursos da Unifor e a exposição apresentada, bem como bate-papos da comunidade acadêmica e público externo com convidados.

+ Saiba mais sobre a exposição “Elas – De Musas a Autoras, Unifor 50 anos”

Unifor 50 anos

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, chega aos 50 anos em 21 de março deste ano. Nesse meio século de existência, a instituição formou mais de 110 mil profissionais de excelência em todas as áreas do conhecimento, contribuindo não só para a formação técnica, mas também humana desses indivíduos.

+ Mostra fotográfica homenageia os 50 anos da Universidade de Fortaleza

Ao longo desse período, a Universidade tem acumulado várias experiências exitosas no ensino, na pesquisa e na extensão, com credibilidade e reconhecimento nacional e internacional; a Unifor é atualmente a melhor instituição particular de ensino superior das regiões Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE).

Abertura da Exposição Elas – De Musas a Autoras, Unifor 50 anos
Data: 16 de março de 2023