ter, 5 dezembro 2023 14:06
Últimos dias para conferir as exposições da Universidade de Fortaleza. Não perca!
A 22ª Unifor Plástica encerra no dia 10 de dezembro e “Memórias de Permanência” no dia 15; as mostras “Elas - De Musas a Autoras, Unifor 50 anos” e “Leonilson: Territórios em Travessia – Recorte Virtual” ficam em cartaz até o dia 22 de dezembro
As exposições em cartaz na Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - estão chegando aos últimos dias. “Elas - De Musas a Autoras, Unifor 50 anos”, “Leonilson: Territórios em Travessia – Recorte Virtual” e 22ª Unifor Plástica podem ser conferidas no Espaço Cultural Unifor. Já a mostra fotográfica “Memórias de Permanência” está disponível para visitação no hall da Biblioteca Central da Unifor. Fique atento às datas de encerramento e venha conferir! O acesso às exposições é gratuito.
22ª Unifor Plástica
A 22ª Unifor Plástica, que tem como tema “Afinidades Eletivas: estratégias para um mundo mutante” e curadoria de Denise Mattar, fica em cartaz até 10 de dezembro (domingo), no Espaço Cultural Unifor (piso térreo). A exposição apresenta um conjunto de mais de 60 obras, que têm em comum a interconexão de temas, técnicas e referência; e o olhar para as questões estéticas e sociais do presente.
O salão bienal celebra os 50 anos da Universidade de Fortaleza, bem como o cinquentenário da Unifor Plástica e o meio século de carreira de José Guedes, artista homenageado na mostra com uma instalação imersiva. Estão expostas na 22ª Unifor Plástica diferentes mídias como pintura, vídeo, instalações, site specific, paisagens sonoras, QrCodes e criações digitais, enaltecendo a pluralidade dos perfis dos 31 artistas selecionados, cujas gerações, influências artísticas e formações são diversas, porém conectadas por afinidades eletivas.
Memórias de Permanência
A mostra fotográfica “Memórias de Permanência”, organizada pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, pelo curso de Direito e pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCIDADANIA), com apoio da Associação Cearense Pró-Idosos (ACEPI), apresenta, em 50 fotografias impressas, o cotidiano das pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs.
A exposição foi idealizada para celebrar os 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, com o objetivo de promover o diálogo e a troca de saberes entre pessoas idosas, estudantes, professores, profissionais, movimentos sociais e comunidade. A mostra pode ser conferida até o dia 15 de dezembro, no hall da Biblioteca Central da Unifor.
Elas - De Musas a Autoras
A mostra “Elas — De Musas a Autoras, Unifor 50 anos”, em cartaz até o dia 22 de dezembro, apresenta cerca de 150 obras da Coleção Fundação Edson Queiroz, selecionadas pela curadora Denise Mattar. A exposição, comemorativa dos 50 anos de criação da Universidade de Fortaleza, se propõe a gerar, a partir das obras, uma ampla discussão sobre os múltiplos aspectos da questão de gênero.
A exposição ocupa as três alas do pavimento superior do Espaço Cultural Unifor: a primeira é destinada às Musas e abriga obras de artistas homens que elegeram a mulher como tema; na segunda, intitulada Autoras, são exibidas obras de artistas mulheres, já reconhecidas como autoras; além do Núcleo Diálogo, ambiente pedagógico e criativo, onde ocorrem aulas abertas, projeções audiovisuais, encontros interativos, palestras, bate-papos e debates.
Leonilson: Territórios em Travessia
A exposição “Leonilson: Territórios em Travessia – Recorte Virtual”, a primeira individual do artista realizada em ambiente virtual, pode ser conferida no Núcleo Diálogo, do Espaço Cultural Unifor, até o dia 22 de dezembro. Parceria com o Projeto Leonilson, responsável pela curadoria, a mostra é um convite a uma imersão na obra de um dos maiores nomes das artes contemporâneas no Brasil, que faleceu precocemente, aos 36 anos, em 1993.
Composta de quatro núcleos, “Leonilson: Territórios em Travessia” contempla os muitos movimentos de uma obra marcadamente autobiográfica e plural. Ao longo de sua curta trajetória, o artista experimentou diversas linguagens e fez uso de uma gama vasta de materiais. Pinturas, desenhos, bordados e instalações são alguns dos meios de expressão de Leonilson que podem ser vistos na mostra. As obras podem ser apreciadas por meio de óculos de realidade aumentada, desenvolvidos pelo laboratório Vortex, da Diretoria de Tecnologia (DTec) da Unifor.
Serviço
22ª Unifor Plástica - 50 Anos
Visitação gratuita até 10 de dezembro de 2023
Local: Espaço Cultural Unifor - térreo (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz, Fortaleza)
Horário: Terça a sexta-feira, das 9h às 19h | Sábados e domingos, das 12h às 18h
Memórias de Permanência
Visitação gratuita até 15 de dezembro de 2023
Local: Hall da Biblioteca da Unifor (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz — Fortaleza/CE)
Horário: Terça a sexta-feira, das 7h às 21h55 | Sábados e domingos, das 8h às 16h25
Elas — De Musas a Autoras, Unifor 50 anos
Visitação gratuita até 22 de dezembro de 2023
Local: Espaço Cultural Unifor | 1º andar (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)
Horário: Terça a sexta-feira, das 9h às 19h | Sábados e domingos, das 12h às 18h
Leonilson: Territórios em Travessia – Recorte Virtual
Visitação gratuita até 22 de dezembro de 2023
Local: Espaço Cultural Unifor | Núcleo Diálogo (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)
Horário: Terça a sexta-feira, das 9h às 19h | Sábados e domingos, das 12h às 18h