sex, 17 março 2023 17:59
Unifor ressignifica marca e lança nova identidade visual
A Universidade de Fortaleza passou por um redesign em sua identidade visual em comemoração aos 50 anos da instituição
A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, anunciou na quinta-feira (16) uma nova identidade visual, que simboliza mais do que uma simples mudança: indica a chegada de um novo posicionamento da marca que, pela primeira vez em 50 anos, altera seu logotipo. Com o slogan “Do Ceará para o Mundo”, a já tradicional instituição cearense comemora meio século de existência e se lança de vez na internacionalização.
A representação simbólica dos arcos que, antes, indicavam uma linha reta em direção ao futuro, agora se transformam em três arcos em direções distintas, propositalmente, representando ensino, pesquisa e extensão; ciência, arte e educação; Fortaleza, Ceará e Brasil; e passado, presente e futuro.
O processo de redesign foi conduzido e finalizado pela agência Ana Couto, que reavaliou o posicionamento da Unifor buscando desenvolver uma estratégia sólida. O grande desafio foi preservar, ressignificar e evoluir o know-how da melhor instituição de ensino superior particular do Brasil, segundo o ranking Times Higher Education (THE). Com suporte da Diretoria de Comunicação, Marketing e Comercial da Unifor, o parceiro estratégico construiu o guia de branding e a arquitetura da marca. Já o logotipo foi proposto pelo time de Criação da Unifor, coordenado por Felipe Ferreira, e idealizado pelo design Luiz Gonzaga. O projeto levou 18 meses para ser concluído.
Ao lidar com a marca diariamente, nos últimos nove anos, Felipe revela que havia pontos a melhorar na aplicação da identidade visual. “Foi quando iniciamos esse trabalho capitaneado pela professora Ana Quezado, diretora de Comunicação, Marketing e Comercial da Unifor, em busca de um parceiro com credibilidade e relevância no Brasil para redesenhar essa identidade visual”, explica ele.
“A marca da Unifor tem 50 anos inalterada, nasce no mundo analógico, em 1973, aplicada como carimbo em documentos oficiais e faz essa transição no mundo da computação até migrar para o mundo virtual, chegando ao tempo das mídias sociais. Durante esse tempo, passou por alguns ajustes técnicos para se adequar às diferentes tecnologias, mas o desenho nunca mudou. Percebendo a importância de compreender esse legado e a relevância da instituição, decidiu-se encarar o presente e olhar para o futuro, uma vez que, hoje, a Unifor é cotada como uma das melhores universidades do mundo” — Felipe Ferreira, coordenador de Criação da Universidade de Fortaleza
Nova marca
Na prática, a marca está mais leve, com formas arredondadas, mais equilibrada e convidativa. A partir do círculo em movimento, redesenhou-se o símbolo. Dessa forma, os arcos que viajam através do tempo, movem-se em todas as direções do conhecimento e simbolizam ensino, pesquisa e extensão; ciência, arte e inovação; tripés que alicerçam a história da instituição. Na premissa de reforçar o compromisso com a educação inovadora, o novo logotipo ganha setas que representam o futuro e o presente, a razão que move a Unifor a continuar a ensinar e aprender.
(Imagem: Divulgação)
“Ao abandonar o conceito de túnel e trazer os arcos, a Universidade de Fortaleza reconhece que existem diversos caminhos para construir uma carreira acadêmica e profissional de sucesso. A nova marca agrupa todos esses valores e traz para nós essa definição. A gente redesenha conceitos, aprimora parcerias, pensa na expansão e apresenta soluções visuais com muitas possibilidades”, pontua Felipe.
Dessa forma, reforça, a marca não se sustentará apenas no símbolo, mas em toda a parte, porque tudo agora é a marca Unifor, com seu padrão, cores, tipografia, desenhos, ícones e ilustrações. “A cor azul, inspira e reforça a personalidade acolhedora e visionária. Já a nova tipografia é moderna, estruturada, flexível e adaptável, visando as muitas possibilidades”, explica ele.
Para o site, foi modificada a arquitetura de marca que transmite esse novo momento. Por fim, uma campanha de divulgação massiva foi criada e está em andamento nas mídias sociais, mídias offline e meios de comunicação para ampliar o alcance e desdobrar o universo visual e verbal da nova marca.
Destaca-se que a marca da Unifor não representa apenas a Universidade, mas também a Fundação Edson Queiroz, os programas de extensão como o Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami), a Escola Yolanda Queiroz e o Espaço Cultural Unifor. Além dos diversos projetos e ações que envolvem toda a comunidade acadêmica e o público geral. “Foi desafiador reapresentar uma instituição que está no imaginário da população há 50 anos, para isso contamos com um longo processo de pesquisa”, conta Felipe.
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Pesquisa
A pesquisa contou com a ajuda de Nair Silva de Castro, de 80 anos, responsável por datilografar o projeto que deu origem à Unifor. Segundo conta, não se sabe ao certo quem criou o desenho, no entanto, ao apresentar o símbolo para o industrial Edson Queiroz, o design apresentou junto um conceito em que os arcos do centro seriam um caminho para o futuro. A ideia fez total sentido na época, uma vez que o sonho do fundador era mudar a realidade cearense por meio da educação de qualidade ao reter talentos da região.
Para chegar à identidade visual que o público está conhecendo, foi necessário um processo de cocriação ao ouvir dois grupos distintos. O primeiro composto por estudantes, docentes, colaboradores e parceiros, que precisaram desenhar o símbolo da Unifor a partir das próprias lembranças, do imaginário que haviam da marca. “Percebemos que eles ressaltaram os detalhes, que não havíamos percebido. Foi quando vimos, por exemplo, a importância do núcleo, da silhueta, ficou muito claro nos depoimentos”, revela o coordenador.
Na pesquisa para nova identidade visual, a comunidade acadêmica desenhou o símbolo da Unifor (Foto: Ares Soares)
Ao segundo grupo, o público externo, foi apresentado o símbolo da Unifor e questionado o quê representava para cada um. As respostas foram unânimes, todos sabiam que se tratava da Unifor e relacionavam a Universidade a três palavras distintas: educação, referência e futuro. “Ficou claro que estamos trabalhando com uma marca que, na verdade, é da cidade, é, de fato, a Universidade de Fortaleza”.
Orgulho em fazer parte
Egresso do curso da primeira turma de Marketing da Unifor, Felipe Ferreira ingressou na graduação em 2011. Ele voltou à Universidade em 2014, quando começou a atuar na Diretora de Comunicação, Marketing e Comercial, como designer. Em março de 2020, assumiu o desafio de coordenar a equipe de Criação da Unifor. Por toda essa trajetória, ele é categórico ao dizer que a Unifor é sua casa.
“Foi uma experiência incrível participar de todo esse processo, acompanhar cada reunião do Conselho Curador da Fundação com suas angústias e dores, de questionar para onde iríamos. E, finalmente, poder colaborar com toda nossa expertise e propor um logotipo aceito por todos os envolvidos nesse projeto. Fico muito emocionado, porque, como estudante de Marketing, a Unifor para nós era um case discutido diariamente em sala de aula”, afirma ele.
Designer responsável pela criação da nova marca, Luiz Gonzaga diz que foi um grande desafio renovar a marca da instituição, ao mesmo tempo em que fortalece a presença da Unifor no mercado educacional. “Como designer é uma satisfação ter proposto uma solução gráfica que consegue renovar a marca aliando um design simplificado e contemporâneo aos elementos icônicos da marca original, respeitando seus 50 anos de história. Acredito que a nova marca representará um marco importante para a Unifor e é uma honra ter participado desse momento”, declara.
Também fazem parte do time de Criação da Unifor, os designers Camila Campos Pinheiro, Getúlio Abreu e Renato Radeke, e o fotógrafo Ares Soares.
Time de Criação da Unifor: Felipe Ferreira, Renato Radeke, Ares Soares, Luiz Gonzaga e Getúlio Abreu, da esquerda para direita (Foto: TV Unifor)