As possibilidades de mediação da leitura e as novas tendências: conhecendo os booktubers

As transformações tecnológicas provocaram uma mudança de padrão nas relações, na produção e no acesso à cultura, e estão impactando diretamente nos hábitos de leitura.

A relação entre livros, leitura e internet ainda é permeada de desconfiança, apesar da praticidade do acesso ao livro digital. Essa desconfiança está geralmente relacionada às possibilidades de interação e entretenimento que as  tecnologias de informação e comunicação oferecerem, que podem parecer “ameças” ao hábito da leitura, dispersando o usuário a ponto de deixá-lo cada vez mais distante de desinteressado pela leitura e pela literatura.

E na contramão desse clima de “ameaça” aos hábitos de leitura, surgiram alguns personagens interessantes: os “booktubers”. Usando as ferramentas e possibilidades tecnológicas à favor da disseminação do livro, da leitura e da literatura, os booktubers se tornaram tendência na internet. São pessoas que produzem conteúdos relacionados a resenha de livros, experiências de leitura e temas afins, inicialmente através da plataforma Youtube.

Navegando nos canais dos booktubers, é possível ver comentários de pessoas que se sentiram incentivadas a ler determinadas obras, autores e assuntos abordados nos vídeos, se descobrindo grandes leitores, graças ao trabalho de mediação de leitura desses produtores de conteúdos.

Para conhecer mais sobre o assunto e quem sabe, até pegar dicas para ser um booktuber, ouça o episódio #12 LibriCast – As possibilidades de mediação da leitura e as novas tendências literárias: conhecendo os booktubers, disponível no Spotify e no Google Podcast.


Valeska Sousa — Bibliotecária do Setor de Empréstimos