Benefícios da leitura e escrita para a saúde mental

A saúde mental é um tema que vem ganhando espaço nas discussões sobre saúde e bem-estar. Entre várias formas de sensibilizar a sociedade para essa questão que ainda é um tabu para muitos, a campanha “Janeiro Branco” veio para promover o diálogo e a conscientização voltados para a atenção e cuidado psicológico e emocional dos indivíduos.

Os caminhos que levam a um estilo de vida saudável em relação ao bem-estar mental e emocional são subjetivos, pois estão diretamente relacionados às vivências e experiências pessoais e coletivas. O apoio de profissionais em saúde mental (psicólogos e psiquiatras, por exemplo) se torna fundamental para identificar os anseios dos indivíduos e prospectar alternativas para seu enfrentamento, a fim de promover uma vivência mais harmônica consigo mesmo e com os outros.

A respeito dessas alternativas, algumas atividades são apontadas como terapêuticas, nesse sentido, como a leitura e a escrita.

A leitura e a escrita são atividades estimulantes para o cérebro: exercita o raciocínio, a memória, a concentração e a reflexão. Para a professora Dra. Juçara Mapurunga, docente do curso de psicologia da Universidade de Fortaleza e autora dos livros “TPM- Tensão, Paixão e Mal-estar” e "Ecos da contemporaneidade: a invenção do politicamente correto”, essa relação da leitura, escrita e saúde mental vai muito além do que se pode imaginar. Elas conectam-se diretamente, pois o conhecimento adquirido na leitura — não remetendo apenas a leitura de livros, mas a de mundo — faz com que amplie o campo de visão do indivíduo e o proporcione ao aprendizado de outras culturas e realidades, despertando o desejo de socializar o conhecimento com outros indivíduos e, assim, criar conexões e afetos.

Além disso, leitura e a escrita são agregadoras na desmistificação de preconceitos contra doenças mentais. Através do hábito da escrita, os indivíduos podem compartilhar suas experiências com outras pessoas que, por sua vez, através da leitura, podem despertar para o acolhimento de pessoas com transtornos mentais.

Essas e outras discussões a respeito do tema estão disponíveis no #9 LibriCast – Benefícios da leitura e escrita para a saúde mental, do UniforCastdisponível no Spotify e no Google Podcast. Acesse na íntegra aqui.

O LibriCast é um quadro da Biblioteca da Unifor no UniforCast, e tem como objetivo de discutir temas relevantes e de interesse da comunidade acadêmica, além de promover os serviços da Biblioteca. Os episódios possuem periodicidade mensal e são lançados em toda última segunda-feira do mês.

Valeska Sousa — Bibliotecária do Setor de Empréstimos
Thailana Tavares — Bibliotecária do Setor de Processamento Técnico e Videoteca