Trabalho de Conclusão de Curso: dicas para a elaboração e templates editáveis
O Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório para a finalização dos cursos de graduação. Sabemos que não é fácil desenvolvê-lo, e que muitos elementos dificultam esse processo. Cansaço físico, mental, e a exigência das normas são exemplos de fatores que contribuem diretamente para a qualidade do trabalho acadêmico, que é essencial para a pesquisa científica.
Elencamos alguns passos que podem facilitar sua vida na hora de desenvolver seu trabalho.
- Escolha do tema
O ideal é você escolher um tema interessante para você, pois as chances de desenvolver um trabalho com uma qualidade melhor é alto. Busque um tema que você goste! Outro ponto importante é pensar em algo útil para o mercado de trabalho.
- Orientador
Procure um orientador que seja especialista na área de escolha e que, além disso, possa existir uma boa comunicação entre vocês.
- Planejamento
Elabore um cronograma com todas as etapas do seu trabalho. Isso vai facilitar sua vida e terá mais tempo de qualidade para todas as tarefas. Planejamento de leitura e comprometimento é fundamental!
- Dedique tempo para as pesquisas
Resguardar um tempo generoso para a fundamentação teórica, e para a coleta e análise dos dados é essencial para um trabalho objetivo e coeso. Selecione bem as fontes de informação, leia e releia quantas vezes for necessário para a construção e elaboração de argumentos claros para a sustentação da sua pesquisa.
- Respeitar os prazos
Seguir o cronograma de desenvolvimento do trabalho é importante para otimização do tempo de produção. Não deixe para realizar as atividades somente ao final do prazo.
- Plágio
Ter conhecimento sobre integridade acadêmica é imprescindível. O conhecimento prévio sobre Direitos autorais pode te ajudar a identificar se está ou não cometendo plágio. Veja mais aqui.
- Normas ABNT, APA e Vancouver
Dependendo do padrão de apresentação exigido pelo Centro do seu curso, você irá utilizar determinada norma bibliográfica para normalizar seu trabalho. A Biblioteca Central possui capacitações e orientações individuais e coletivas para tirar dúvidas sobre citações e referências. Entre em contato pelo e-mail: spt@unifor.br.
- Faça backup
Faça cópias de segurança para não perder as versões do seu trabalho. Você pode salvar em mídias removíveis (CD-ROM, pen drives, HD externo) ou armazenamento em nuvem, como Google Drive, Dropbox ou Onedrive. O sucesso profissional já se inicia na graduação, por isso se dedique na realização do seu TCC e busque produzir um trabalho de qualidade.
Matérias relacionadas:
Como elaborar suas referências de forma fácil
Elementos pré-textuais do trabalho acadêmico: o que diz a NBR 14724:2011
Direitos autorais e Creative Commons
Como escrever corretamente abreviações, abreviaturas e siglas
Lívia Costa - Bibliotecária do Setor de Pesquisa e Treinamento