Artistas cearenses celebram participação em identidade visual da campanha Doe de Coração

qui, 23 setembro 2021 17:58

Artistas cearenses celebram participação em identidade visual da campanha Doe de Coração

Responsáveis por “estilizar” a marca do projeto ao longo dos últimos anos, artistas locais falam sobre a importância artística e social que envolve a iniciativa


Os artistas visitaram o campus da Universidade de Fortaleza para celebrar a campanha e relembrar os trabalhos realizados em edições anteriores. (Foto: Ares Soares)
Os artistas visitaram o campus da Universidade de Fortaleza para celebrar a campanha e relembrar os trabalhos realizados em edições anteriores. (Foto: Ares Soares)

A identidade visual das últimas edições do Movimento Doe de Coração, da Fundação Edson Queiroz, está diretamente ligada a cinco pessoas: Narcélio Grud, José Guedes, Totonho Laprovitera, Francisco Delalmeida e Sérgio Helle. Eles são os responsáveis pelas recriações de design da marca da campanha. A cada edição do projeto, uma nova proposta é implementada pelas mãos de um artista local. Assim, além de reforçar a necessidade da conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, a iniciativa valoriza os talentos cearenses. 

O artista visual Narcélio Grud foi o pioneiro neste processo de mudanças em 2016. Engajado em causas sociais, ele salienta a necessidade do encontro da arte com o dever comunitário: “É um prazer trabalhar em projetos de natureza pública, que trazem um bem comum. Ter sido o primeiro a estilizar a marca da Doe de Coração é uma honra, pois sei que, além de abrir a porta para outros artistas, pude contribuir com uma campanha de muita importância”.  

José Guedes foi o responsável pela recriação do modelo em 2018. O artista plástico, que já teve obras expostas no Museu de Arte Moderna de São Paulo e no Museu IVAM, na Espanha, usou como referência a temática “esperança de uma vida nova”, dando destaque para um verde vibrante na marca. Guedes também utilizou figuras geométricas para simbolizar redes de conexão.

O artista plástico Totonho Laprovitera trabalhou no redesign da campanha em 2019. “Tive uma grande identificação com a campanha e fiquei muito grato por poder promover o bem por meio da minha arte. Essa promoção com alcance social é de suma importância. A arte só vale a pena se for compartilhada”, afirma. Ele conta que se inspirou no tema “ninguém é feliz sozinho” para sua reestilização: “Idealizei dois pássaros livres, que voam e se encontram. O encontro destes dois signos representam a solidariedade, e o abraço deles forma um só coração”.

Francisco Delalmeida foi quem estilizou a marca em 2020. Na arte, o xilogravurista  utilizou símbolos marcantes, um anjo dourado em seu centro e duas pombas brancas em cada lateral, reforçando a ideia central de incentivar mais pessoas a doarem de coração. Ele não esconde a satisfação de ter participado do movimento: “Foi uma sensação que vai para além da alma, de dever cumprido para o próximo. Acima de tudo, é um ato poético, pois você está se doando, é um ato divino que emociona. E ser convidado para participar desta campanha deixa um bem-estar formidável”, pontua. 

Já o artista visual Sérgio Helle é o responsável pela elaboração da logo na edição deste ano da Doe de Coração. “É, sem dúvidas, uma honra participar. A minha arte tem o dever de fazer com que as pessoas mudem a forma de ver o mundo. Nessa campanha, poder desenvolver o senso de solidariedade é fundamental”, comenta Ele revela que inspirou-se na série Resurgentis, uma coleção de obras de sua autoria: “A série fala muito sobre a vida que ressurge, e eu acredito que isso tem tudo a ver com a doação de órgãos. Quando recebi o convite, a imagem do projeto ficou muito clara, com a folha do torém seca e a vida voltando dela, com as flores renascendo. É sobre ressurgir, renascer”. 

Música da campanha 


O compositor Xico Torres e o cantor Edinho Vilas Boas criaram a música oficial do movimento Doe de Coração. (Foto: Ares Soares)

Além das reestilizações da marca, a Doe de Coração ganhou outro elemento fundamental, uma música, com letra de Xico Torres e melodia e voz de Edinho Vilas Boas. A canção, lançada em 2019, fala sobre doar órgãos como um ato de amor e sobrevivência, com o refrão “Eu sou doador, doa a quem doer / Faço por amor, para sobreviver”. 

“Para mim foi um presente servir desta forma. Poder usar minha voz, minha música como instrumento de solidariedade é incrível. Sinto que cumpri minha função como artista, dando voz e falando para as pessoas sobre a importância das doações de órgãos e tecidos”, ressalta o cantor Edinho Vilas Boas sobre a felicidade de poder participar do projeto. 

Já o compositor Xico Torres relata que a ideia do texto surgiu após sua esposa participar de uma palestra e tomar consciência sobre a doação de órgãos, o que o fez ter convicção de que ele também se tornaria doador. Para a composição, Xico utilizou a figura da semente como destaque principal na letra, “pois ela morre para dar vida ao fruto, e a doação não é sobre morte, é sobre vida”, comenta. 

Para Torres, a canção tem um sentido ainda mais especial, pois ele a escreveu no dia em que perdeu um amigo de 25 anos de idade, doador de córneas, fígado, coração e rins. “Por esse fator, essa música me marcou profundamente, por isso eu louvo a iniciativa da Fundação Edson Queiroz”, revela.

Confira a música:


Doe de Coração

A 19ª edição do Movimento Doe de Coração teve início no dia 2 de setembro, realizando diversas atividades e ações informativas e de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. O projeto é realizado anualmente pela Fundação Edson Queiroz desde 2003 e atua em diversos locais da cidade durante o “Setembro Verde”, mês em que é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos.