sex, 17 setembro 2021 15:37
Doação de órgãos: Fundação Edson Queiroz receberá prêmio nacional
A entrega do prêmio ‘Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil’, do Ministério da Saúde, será no dia 27 de setembro, em Brasília
A Fundação Edson Queiroz realiza o Movimento Doe de Coração há 18 anos. Desde 2003, a campanha tem colaborado para sensibilizar a sociedade à doação de órgãos e tecidos. Hoje, o Ceará é o estado com o maior número de transplantes do Norte e Nordeste e o sexto do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). E em reconhecimento a essa iniciativa, a Fundação Edson Queiroz receberá o prêmio ‘Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil’, do Ministério da Saúde.
A solenidade de entrega do prêmio será em Brasília, no próximo dia 27, quando é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos.“É com muito orgulho, alegria e gratidão que recebemos essa premiação. Esse reconhecimento não é só da Fundação Edson Queiroz, mas de todos os profissionais de saúde que diariamente participam de transplantes em todo o Ceará. É uma campanha de iniciativa da Fundação, mas que hoje pertence a todos os cearenses e às entidades que aderiram ao projeto”, declara a presidente da Fundação, Lenise Queiroz Rocha.
A premiação homenageia uma instituição (pessoa jurídica) e uma pessoa física que se destacaram promovendo a doação e a captação de órgãos e tecidos para transplantes no último ano. Os candidatos à premiação são selecionados pelas Centrais Estaduais de Transplantes e pela Coordenação Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde. A premiação é concedida ao primeiro lugar (pessoa física e jurídica) entre os selecionados pela Comissão Avaliadora.
Neste ano, a Fundação Edson Queiroz é a premiada na categoria pessoa jurídica. Foi indicada pela Central Estadual de Transplantes do Ceará (CET/CE) e selecionada pelo Ministério da Saúde para receber o prêmio. “Com muita honra fizemos a indicação da Fundação Edson Queiroz pela realização anual da Campanha Doe de Coração. Fomos informados que a nossa indicação foi selecionada, o que nos deixou bastante felizes pela importância que esse movimento tem para as doações de órgãos e tecidos no Estado”, ressalta a coordenadora da CET/CE, Eliana Barbosa.
A médica destaca ainda a representatividade da campanha para o povo cearense. “Com o objetivo de encorajar a doação de órgãos por meio da sensibilização social, o Movimento Doe de Coração transformou-se durante esse tempo não só em um projeto de cidadania, mas em um ato de responsabilidade solidário, um compromisso da Fundação Edson Queiroz com a sociedade cearense”, diz Eliana Barbosa.
Doe de Coração
O Movimento Doe de Coração já está em sua 19ª edição. A iniciativa tem o compromisso de esclarecer sobre a importância de ser um doador de órgãos e tecidos e promover a conscientização sobre os desafios e conquistas na realização de transplantes no Ceará. E neste ano, a campanha homenageia profissionais de saúde que se destacaram na realização de transplantes de órgãos e tecidos em 2020.
Apesar do agravamento da pandemia da Covid-19, que provocou a queda nas taxas de doação e transplantes, o serviço não foi suspenso no Ceará. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado, já foram realizados mais de 900 transplantes de órgãos e tecidos neste ano. Em 2020, foram registrados 1.122.
Premiações
O Movimento Doe de Coração é reconhecido nacionalmente pela ABTO, com o prêmio Amigo do Doador concedido à Fundação Edson Queiroz em 2008. Hoje, a campanha traz mais um reconhecimento à Fundação, escolhida como instituição ganhadora do prêmio nacional 'Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil'. Esse prêmio foi instituído pela portaria nº 1.751, de 23 de setembro de 2005, do Ministério da Saúde.