null Movimento Doe de Coração 2021 disponibiliza tira-dúvidas sobre transplantes

Qui, 26 Agosto 2021 14:48

Movimento Doe de Coração 2021 disponibiliza tira-dúvidas sobre transplantes

O guia está disponível para download e responde às principais questões sobre doação e transplante de órgãos e tecidos.

(Foto: Getty Images)

Setembro é o mês de sensibilização à doação de órgãos e tecidos. E como parte das ações desenvolvidas pelo Movimento Doe de Coração, em sua 19ª edição, a Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição da Fundação Edson Queiroz, disponibiliza para a população um passo-a-passo para tirar as dúvidas sobre o tema. Para conferir, clique aqui

O tira-dúvidas traz informações sobre como ser um receptor de órgãos ou tecidos, qual a chance de sucesso de um transplante, quem pode e como ser um doador, entre outras respostas às principais questões sobre as etapas do processo de doação e transplante de órgãos e tecidos.

Para ser um potencial doador de órgãos e tecidos, basta comunicar à família o desejo de doação. É importante falar sobre a vontade de doar, conversar com familiares e amigos a respeito do assunto, pois ajuda na compreensão do tema. Um dos principais motivos para  a não doação de um órgão é a negativa familiar.

O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de órgãos ou tecidos de uma pessoa doente. Ou seja, essa pessoa receberá o órgão e/ou tecido de um doador vivo ou morto. É um tratamento que pode salvar e melhorar a qualidade de vida de quem está à espera de uma nova chance.

Podem ser doados órgãos como coração, pulmão, rim, pâncreas e fígado ou tecidos, como medula óssea, ossos e córneas, por exemplo. Todas as pessoas são potenciais doadoras, desde que a família autorize. Não existe restrição absoluta à doação de órgãos a não ser soropositivos e pessoas com doenças infecciosas ativas. Em geral, fumantes não são doadores de pulmão.

Movimento Doe de Coração

Realizada anualmente pela Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Unifor, a campanha tem o compromisso de esclarecer sobre a importância de ser um doador de órgãos e tecidos e promover a conscientização sobre os desafios e conquistas na realização de transplantes no Ceará.

O lançamento da 19ª edição será uma live na próxima quarta-feira (1º), às 10h. Participarão a professora de Medicina da Unifor e coordenadora do Doe de Coração 2021, a nefrologista Janaína Ramalho; o professor de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o hepatologista Huygens Garcia, e o presidente da Associação Brasileira de Transplantados (ABTx), o gastroenterologista Edson Arakaki.

Com o tema Doe de Coração e os desafios do transplante de órgãos e tecidos em tempos de pandemia de Covid-19, a live terá mediação da jornalista Taís Lopes, e será transmitida nas redes sociais da Unifor e TV Unifor (181 NET).

Tire suas dúvidas sobre a doação de órgãos e tecidos
Faça download do folder: aqui.