null Sérgio Helle apresenta o renascimento em redesenho da marca Doe de Coração 2021

Sex, 20 Agosto 2021 17:33

Sérgio Helle apresenta o renascimento em redesenho da marca Doe de Coração 2021

Inspirada na natureza, a infogravura retrata o tempo, a esperança e a oportunidade de renascer

A cada edição do Movimento Doe de Coração, a Fundação Edson Queiroz traz uma nova proposta para a marca da campanha. A ação, além fortalecer a importância da doação de órgãos e tecidos, é uma oportunidade de valorização dos artistas cearenses. E neste ano, a infogravura do artista visual Sérgio Helle é o que redesenha o tradicional formato em coração da palavra “Doe”.

Helle inspirou-se na série Resurgentis, coleção de artes de sua autoria, que atualmente está em exposição na Universidade de Fortaleza (Unifor). “É uma série que fala muito de esperança, de renascimento”, diz. Ao usar a folha de torém, uma planta medicinal comum no Ceará, ele faz referência à natureza e sua resistência. “Os insetos e flores coloridos que se sobressaem ao tom marrom da folhagem seca remetem à esperança, sentimento que se faz cada vez mais presente nesse momento de pandemia”, salienta.

“Toda essa série mostra uma natureza devastada, queimada, seca, e dela vêm brotando flores, nascendo insetos. Então é a vida que insiste em renascer, em brotar novamente. Tudo a ver com a campanha, que é a doação, o renascimento; da vida nascer em outra pessoa, da vida continuar de outra forma”, explica o artista visual.

Com 33 anos de carreira, Sérgio Helle é um dos primeiros artistas cearenses a utilizar o computador como ferramenta artística. Nasceu no Crato e mudou-se para Fortaleza aos 10 anos, quando começou a pintar. Atualmente, desenvolve um trabalho em que mescla as mais novas ferramentas digitais com tradicionais técnicas de desenho e pintura. Com quatro livros publicados sobre o seu trabalho, expôs em várias cidades do Brasil e em outros países, como Portugal e Itália.

Doe de Coração 2021

O lançamento da campanha será no dia 1º de setembro, às 10h. A live terá participação da professora de Medicina da Unifor e coordenadora do Doe de Coração 2021, a nefrologista Janaína Ramalho; do professor de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o hepatologista Huygens Garcia, e do presidente da Associação Brasileira de Transplantados (ABTx), o gastroenterologista Edson Arakaki.

Com o tema Doe de Coração e os desafios do transplante de órgãos e tecidos em tempos de pandemia de Covid-19, a live terá mediação da jornalista Taís Lopes, e será transmitida nas redes sociais da Unifor e TV Unifor (181 NET).

Lançamento do Movimento Doe de Coração 2021
Data: 1º de setembro de 2021