Objetivos gerais
Promover aos participantes uma capacitação básica em metodologias e estratégias de amostragem dos riscos agentes físicos (calor e frio), abordando também a parte prática com instrumentos de medição, culminando com as medidas de controle para eliminar, neutralizar, atenuar ou mitigar os riscos ambientais nos ambientes ocupacionais.
Objetivos específicos
Esclarecer os requisitos na seleção e uso de equipamentos adequados; aplicação de método e procedimento de medição e interpretação de resultados.
Público-alvo
Atuantes na área de segurança e saúde do trabalhador; Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho, Higienistas Ocupacionais, Médicos do Trabalho, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem do Trabalho, Fonoaudiólogos, estudantes de cursos de segurança do trabalho e demais interessados em buscar uma atualização no conhecimento da prevenção dos riscos ambientais.
Carga Horária
16h
Vagas
25 vagas
- CALOR E FRIO: Conceitos técnicos básicos - condução, radiação, convecção e evaporação;
- Efeitos a saúde; Estratégia de amostragem;
- Parâmetros utilizados na avaliação do calor / Frio;
- Avaliação segundo NHO -06 FUNDACENTRO X Anexo 03 da NR 15;
- Limites de tolerância para frio e calor: Anexos 3 e 9 da NR-15, ACGIH;
- Aplicação da Norma ISO 11079 para avaliação de Frio;
- Diferenças entre critérios do Ministério do Trabalho e da Previdência Social para avaliação da exposição ao calor. O Nível de Ação e o Valor Teto para exposição ao calor. Identificação de características dos equipamentos e medição e validação em normas técnicas;
- Como registrar dados e validar medições de calor;
- A estabilização do termômetro e o número mínimo de leituras;
- Método de estimativa de proteção ao frio com cálculo do Isolamento Térmico – Norma internacional. Uso da Termografia (como, quando e onde) nas avaliações de Calor e Frio;
- Atividade prática com equipamentos de calor e frio.
Ricardo Silva
Vivência na área de segurança e saúde do trabalhador em empresas nacionais e multinacionais de grande, médio e pequeno portes desde 1991, membro certificado desde 2004 pela Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO) e membro da Sociedade Brasileira de Química SBQ, atuação como Inspetor, Técnico, Instrutor, Docente, Engenheiro, Perito, Assistente Técnico, Consultor e Coordenador de estágios e projetos. Ampla experiência na avaliação das condições ambientais (Vibração: Corpo inteiro e membros superiores) ruído: dosimetria, análise de freqüência, ruído ambiental (conforto da comunidade-NBR10151/10152), calor/frio: stress e conforto térmico, iluminação (avaliações para conforto e projetos, com atendimento a NOVA NBR ISO 8995-1), avaliações da exposição a agentes químicos: gases, vapores, aerodispersóides e ergonomia segundo os critérios nacionais (Ministério do Trabalho e Fundacentro), bem como, os critérios internacionais (ACGIH, AIHA, NIOSH, OSHA). Estudos de Impacto Ambiental, Análise de Riscos – Critério CETESB. Habilidade e prática na identificação e análises de substâncias químicas e no manuseio de instrumentos de medição e análise. Desenvolvimento de métodos analíticos e estratégias de amostragem de agentes químicos e físicos. Prática em Análises de Riscos. Elaboração de mapeamento de riscos em processos. Desenvolvimento e coordenação de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA. Familiaridade com a legislação vigente. Conhecimento e aplicação de normas da série ISO 9000, 14000 e OHSAS 18001 Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho; execução de auditoria em SST.
Matrícula de R$ 484,00 (quatrocentos e oitenta e quatro reais).