CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA MÓDULO DE ENDOSUTURA PARA RESIDENTES: FUNDAMENTOS

Equipe médica durante um processo cirúrgico

Objetivos gerais

Introduzir ao aluno aos fundamentos dos procedimentos e da técnica de Sutura e Endosutura.

Objetivos Específicos

  1. Reconhecer os fundamentos de sutura interrompida e de sutura contínua
  2. Praticar sutura interrompida
  3. Praticar sutura contínua
  4. Reconhecer Técnicas de Sutura e Endosutura
  5. Empregar técnicas adequadas ao perfil dos tecidos suturados
  6. Treinar em simulador  Endosutura Videoassistida
  7. Treinar em simulador Endosutura Videodirecionada.

Público-alvo

Cirurgiões e Residentes de Cirurgia.

Conhecimentos necessários para participação no curso

Exposição à Sutura e Endosutura.

Carga Horária
08h

Vagas
10 vagas

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

  • E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477-3174

Mais Informações

Até 20 de maio de 2019, ou enquanto houver vagas.

De 31 de maio a 14 de junho de 2019

Sexta-feira, das 14h às 18h 

Aulas Teórico-práticas;

Estações Praticas.

Josué Viana de Castro Neto

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1996), doutorado em Cirurgia Torácica e Cardiovascular pela Universidade de São Paulo (2005). Foi cirurgião do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia em São Paulo, onde fez residência médica, cirurgião estagiário do Texas Heart Institute em Houston, Texas e do NRW Herzzentrum, em Bad Oyenhausen, Alemanha. Atualmente é professor-assistente da Universidade de Fortaleza, cirurgião cardiovascular do Hospital Universitário Walter Cantídio. Tem experiência na área de cirurgia cardiovascular, com ênfase em videocirurgia cardíaca e cirurgia minimamente invasiva. Foi responsável pela realização pioneira de procedimentos minimamente invasivos em cardiologia cirúrgica nas cidades de Fortaleza, Natal, Recife e Belo Horizonte. Compõe a atual diretoria da Sociedade Brasileira de Videocirurgia – regional Ce que tem como premissa a transferência do conhecimento em videocirurgia.

Leonardo César Silva Oliveira

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (2000). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Torácica. Residencia médica em Cirurgia Torácica no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana do coração) concluída no ano de 2005. Atividades atuais em Cirurgia torácica, endoscopia respiratória flexível e rígida avançada e auditoria médica hospitalar em rede privada (Gerencia de auditoria hospitalar interdisciplinar) com ênfase em Cirurgia Torácica, Cirurgia Torácica Vídeo-Assistida (CTVA), atuando ativamente e principalmente nos seguintes temas: tórax (cirurgia convencional e lobectomias por vídeo), câncer de pulmão, bronquiectasias, resíduos sintomáticos da tuberculose e cirurgia dos tumores de mediastino e parede torácica, tratamento clínico e cirúrgico da hiperidrose. Atualmente chefe preceptor do serviço de Residência Médica de cirurgia torácica do Hospital Dr Carlos Alberto Studart Gomes (hospital de Messejana do coração). Atualmente é Médico, Coordenador do Programa Residencia Médica de Cirurgia Torácica do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará..Conhecimentos avançados em informática (Windows, Office, SPSS 10, MySQL, PHP). Mestrado em Ciências Médicas pela UNIFOR em 2018. Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT) em 2017

Alexandre Marcelo Rodrigues Lima

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (2001). Atualmente é cirurgião torácico do Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira e cirurgião torácico do Hospital Municipal João Elísio de Holanda. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Toráxica.

Francisco Martins Neto

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1999). Atualmente é médico cirurgião do Hospital de Messejana, professor da Universidade de Fortaleza, médico cirurgião torácico do Hospital Monte Klinikum.

Matrícula de R$ 338,00 (trezentos e trinta e oito reais).