Gestão de Coprodutos e do Meio Ambiente na Indústria Siderúrgica Curso de curta duração

Gestão de Coprodutos e do Meio Ambiente na Indústria Siderúrgica

Objetivos gerais

Treinar os profissionais e estudantes, que atuam ou desejam atuar na área de gestão e processamento de coprodutos e resíduos sólidos na indústria siderúrgica, servindo como ferramenta básica para desenvolvimento de seus conhecimentos nesta área.

Objetivos específicos

Qualificar os participantes acerca da gestão ambiental na indústria siderúrgica, com ênfase na gestão e processamento dos coprodutos e resíduos sólidos, desde a geração até a destinação final. Noções dos processos siderúrgicos, desde as matérias-primas até o produto final e acerca da legislação ambiental aplicada à siderurgia serão também abordados.

Público-alvo

Destina-se aos profissionais com atuação nos setores siderúrgico ou metalúrgico, de forma direta ou indireta, e a estudantes de engenharia e afins, que desejam aprimorar seus conhecimentos nas práticas da gestão do meio ambiente, com ênfase em gestão e processamento de coprodutos e resíduos sólidos na indústria siderúrgica.

Carga horária

30 vagas

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

• E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174
  • Endereço de contato: Bloco B - Sala 8

Mais Informações

Até 20 de julho de 2019.

De 06 a 27 de julho de 2019.

Sábado, das 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30

• Visão geral dos processos siderúrgicos;

• Redução de minério de ferro em altos-fornos;

• Outros processos de redução do minério de ferro (redução direta e processos emergentes);

• Fabricação de aço em conversor à oxigênio ;

• Fabricação de aço em fornos elétricos;

• Refino secundário dos aços;

• Lingotamento contínuo de placas e tarugos;

• Laminação de produtos planos e não-planos.

• Meio Ambiente: Conceitos Básicos;

• Questões Ambientais Globais e a Siderurgia;

• Gestão Ambiental na Siderurgia;

• O impacto das emissões gasosas, dos efluentes líquidos, do consumo de água e energia e da geração de resíduos sólidos;

• Mecanismos e procedimentos de controle ambiental;

• Indicadores ambientais;

• Legislação ambiental aplicada à indústria siderúrgica.

• Definição, classificação e gestão dos resíduos sólidos;

• Geração de resíduos sólidos na indústria siderúrgica (aspectos qualitativos e quantitativos) o Escórias siderúrgicas o Pós e Lamas Portadores de Ferro e Carbono o Carepas o Refratários;

• Caracterização e armazenamento dos resíduos sólidos;

• Equipamentos para manuseio e processamento de coprodutos e resíduos sólidos, incluindo noções de dimensionamento:

- Manuseio, britagem, moagem e classificação granulométrica

- Separação magnética e concentração gravítica

- Mistura, blendagem e aglomeração;

• Processamento e aplicações de escórias siderúrgicas, dos resíduos sólidos portadores de ferro e carbono e dos resíduos refratários;

• Características dos coprodutos e resíduos sólidos;

• Plantas de processamento;

• Reciclagem interna;

• Aplicações externas;

• Limitações para a utilização de coprodutos;

• Balanço de massa e controle;

• Aplicações mundialmente consagradas para os coprodutos

• Mecanismos e processos de aglomeração de finos;

• Processos de tratamento de escórias siderúrgicas;

• Tecnologias emergentes de produção mais limpa;

• Processos de redução e fusão de coprodutos e resíduos sólidos;

• Princípios e processos de autorredução.

Luiz Cláudio Pinto Oliveira

Engenheiro Metalurgista pela Universidade Federal Fluminense; Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Metalúrgicos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Pós-graduado em Gestão Ambiental e em Auditoria Ambiental. Coordenador e Professor do Curso de Gestão de Coprodutos e do Meio Ambiente na Indústria Siderúrgica na Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM). Experiência de mais de 30 anos com gestão e processamento de resíduos sólidos, tendo atuado na HARSCO, multinacional de processamento de coprodutos na indústria siderúrgica, na implantação da CSA, atualmente Ternium, no Rio de Janeiro e na implantação da CSP (Companhia Siderúrgica do Pecém).

Matricula de R$ 548,00 (quinhentos e quarenta e oito reais).

Forma de Pagamento

Matrícula R$ 475,00

OBS1.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato de sua Inscrição.

OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Termos de Cancelamento e Reembolso

O aluno poderá solicitar cancelamento da matrícula através do e-mail educacaocontinuada@unifor.br. Sendo o cancelamento solicitado até 1 dia antes da data de início do curso, haverá a devolução de 95% do valor pago. Após a data de início do curso, não haverá devolução do valor investido. O aluno poderá requerer transferência do valor do crédito para outro curso, sem a cobrança de multa. Caso a instituição cancele a oferta do curso, os valores serão restituídos integralmente. O reembolso será efetuado na conta bancária indicada pelo aluno ou estornado no cartão de crédito.

Certificado

Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária.