qua, 24 março 2021 17:51
Curso de Cinema da Unifor prorroga inscrições para a segunda edição da Mostra Cenas de Quarentena
As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de abril de 2021, os três curtas-metragens mais votados pelo público serão agraciados com o prêmio de um tablet para cada obra.

A TV Unifor e o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza prorrogaram as inscrições para a segunda edição da Mostra Unifor Cenas de Quarentena. Até 22 de abril, estudantes de qualquer curso de graduação e pós-graduação da instituição devem enviar curtas-metragens caseiros de até três minutos. As obras selecionadas serão exibidas pela TV Unifor e pelas mídias sociais da universidade, junto a entrevistas com os realizadores.
A Mostra Unifor Cenas de Quarentena tem o objetivo de incentivar a produção e a expressão artística dos estudantes da Universidade de Fortaleza durante a pandemia. Para participar, os realizadores devem elaborar um curta-metragem de até três minutos, captado por uma câmera de celular, com tema e tipologia (documentário, ficção ou animação) livres. Os diretores devem filmar com o celular posicionado na horizontal e seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde.
“Eu acho que a Mostra Unifor Cenas de Quarentena é um grande motivador para a produção artística dos alunos, porque todos os trabalhos que eles fazem são sempre acompanhados pelos professores, e o que a Mostra propõe é um mergulho individual. É muito bacana e acho que muito estimulante para o fazer artístico, e sem contar que é uma possibilidade de resposta nesse momento, um momento de tanta contenção, onde a gente tem que segurar tanta coisa, então acho que a provocação para eles fazerem esses filmes também é um convite para se expressarem e trazerem respostas artísticas nesse momento tão difícil que a gente está vivendo.” destaca o professor Max Eluard, um dos curadores da Mostra.
A coordenadora do Curso de Cinema da Unifor, professora Bete Jaguaribe, fala da importância da Mostra Cenas de Quarentena. “Estamos vivendo um momento de grande tensão mundial, que interpela diretamente o fazer artístico. O exercício de fazer cinema num ambiente de restrições impostas pela pandemia é um ato político de resistência, na medida em que reafirmamos a importância da arte no atual estado em que vivemos.” diz a professora, acentuando a potência estética dos trabalhos realizados na primeira edição da Mostra. “É um conjunto de obras que expressam a capacidade de invenção de nossos alunos”.
Inscrições
Para se inscrever, os interessados devem conferir o regulamento e preencher a ficha de inscrição até o dia 22 de abril de 2021. Para acessar a ficha, o realizador responsável pela inscrição deve estar conectado ao e-mail institucional da universidade (@edu.unifor.br). Os filmes selecionados deverão ser enviados por Google Drive, Dropbox, Wetransfer, MyAirBridge (ou outro porta-arquivos virtual), com as seguintes especificações: MP4; MKV; mínimo 720p máximo 1080x1920.
Premiação
Os curtas-metragens selecionados serão exibidos pela TV Unifor (canal 181 da NET; e 14 da Multiplay) e publicados pelo canal da Unifor no YouTube, em uma programação especial de entrevistas com os realizadores. Os três filmes que obtiverem o maior número de likes nas duas primeiras semanas de exibição, a contar da data de postagem dos vídeos, serão agraciados com um tablet cada.
Comissão de seleção
A comissão de seleção está formada e espera os curtas-metragens dos alunos. Após assistir aos filmes, serão selecionados ao menos 10% dos inscritos. Os critérios vão desde a originalidade da obra, o bom uso dos recursos disponíveis até a qualidade técnica da realização. A divulgação dos selecionados para concorrerem à premiação será realizada por meio das mídias sociais da universidade.
Conheça os profissionais do cinema que fazem parte da comissão:

Bárbara Cariry
Diretora, roteirista, produtora, assistente de direção e de montagem em projetos de cinema e de televisão. Graduada em Audiovisual pela Universidade de Fortaleza, tem mestrado em Curadoria pela Universidade de Coimbra (Portugal).

Emilly Guilherme
Produtora cultural, realizadora audiovisual e estudiosa na área das artes. Graduada em Cinema pela Universidade de Fortaleza, teve como TCC a Mostra Alencarinas - primeira mostra de cinema cearense feito por mulheres. A experiência gerou a criação do coletivo CINEMUL - Cinema feito por Mulheres.

Lis Paim
Cineasta, montadora, cineclubista e jornalista. Mestra e pesquisadora em Artes, é professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza e coordenadora de Cinema da Escola Porto Iracema das Artes.

Marcelo Müller
Diretor, roteirista e professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza. Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo, tem a direção como objeto de estudo.

Max Eluard
Produtor de cinema, professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, diretor da TV Unifor e da Avoa Filmes. Produziu sete longas e mais de 20 curtas na carreira, que já viajaram os principais festivais do Brasil e do mundo.
FAQ
Para simplificar o processo e sanar as dúvidas e perguntas sobre o regulamento e as inscrições, a organização da Mostra Unifor Cenas de Quarentena elaborou uma FAQ, com respostas às perguntas mais frequentes feitas pelos alunos interessados em submeter suas produções.
Outras dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail: mostracenas@gmail.com
Posso fazer o vídeo em parceria com outro/as amigo/as? Nesse caso, como fica o prêmio?
Sim, não existe limite para pessoas envolvidas no filme. Mas os curta-metragens premiados receberão um tablet cada, que será entregue ao responsável pela inscrição.
Posso usar qualquer música no meu curta?
Sim, desde que você tenha uma autorização expressa dos detentores dos direitos autorais da obra. Seja essa música pré-existente ou composta para o filme.
Lembramos que existem trilhas musicais livres de direitos que podem ser encontradas em diversas plataformas para download. É muito importante não esquecer de creditar o autor da obra musical no filme.
Posso usar qualquer imagem no meu curta?
As imagens, fotografias, quadros, que sejam possíveis de serem identificadas, visualmente legíveis no filme, também devem respeitar as leis de direitos autorais. Caso você tenha interesse de usar esse tipo de material, fique atento em identificar os autores das obras e se necessário uma autorização expressa para utilizá-las.
Posso inscrever mais de um curta?
Seja livre para criar e experimentar! Contanto que os filmes obedeçam ao regulamento, pode enviar quantos filmes quiser.
O filme deve ser sobre a pandemia?
Pode ser também sobre a pandemia ou suas consequências. Mas a temática é livre, assim como a tipologia (ficção, documentário, animação, foto montagem, experimental, etc).
Posso fazer um filme com montagem e efeitos visuais elaborados?
Pode sim. A pós-produção está liberada para ser explorada. Divirta-se! Caso você não tenha domínio com programas de edição, procure aplicativos para celulares ou qualquer outro dispositivo móvel. Eles são fáceis de manusear e proporcionam resultados incríveis. E também lembre-se que tem sempre aquele/a colega que pode dar uma força.
O filme tem tempo mínimo de duração?
Não. O filme pode ter qualquer duração mínima. Porém, deve obedecer o limite de 3 minutos. Lembre-se de que os créditos iniciais e finais contam na duração do curta.
É obrigatório ter créditos finais e título no filme?
Precisamos identificar o filme e quem trabalhou nessa obra de arte. Sim, é obrigatório.
Cumprindo o distanciamento social e os decretos do Poder Público, posso gravar meu filme fora da minha casa?
Sim. Você pode filmar onde quiser, desde que respeite os decretos do Poder Público que visam conter a pandemia. Caso seja identificado no vídeo qualquer procedimento que contrarie essas normas, o vídeo será desclassificado.
Posso utilizar qualquer fonte de luz que tenha na minha casa?
Sim. Você pode esbanjar na criação da atmosfera do seu filme. Use-a como elemento significativo.
Posso utilizar imagens de arquivo ou pré-gravadas no meu curta? E eles também devem ser de celular?
Sim! Você pode usar qualquer imagem, captada em qualquer suporte. O filme pode inclusive ser apenas de imagens de arquivo. Mas caso for captar novas imagens, elas devem ter como suporte o aparelho celular.