Um mercado de Estética e Cosmética a todo vapor!

seg, 12 agosto 2024 11:19

Um mercado de Estética e Cosmética a todo vapor!

Conectada a um mercado de estética em expansão, a Unifor une infraestrutura e tecnologia de ponta a uma ampla variedade de recursos acadêmicos para formar profissionais e empreendedores de excelência


A graduação tecnológica em Estética e Cosmética da Unifor possui nota máxima na avaliação do MEC (Foto: Ares Soares)
A graduação tecnológica em Estética e Cosmética da Unifor possui nota máxima na avaliação do MEC (Foto: Ares Soares)

Cuidado e harmonia estética são dois pontos-chave de um campo que cresce com velocidade atualmente: estética e cosmética. Pessoas de todos os gêneros mergulham numa busca cada vez mais intensa por beleza e bem-estar, e a indústria no setor movimenta bilhões de reais no mundo, enquanto demanda por profissionais qualificados.

Eles estão nas clínicas de estética, nos salões de beleza, nos hotéis e resorts, nas farmácias de manipulação, nos hospitais, nos postos de saúde. Atuam também com consultorias de imagem, docência e indústria cosmética.

Estão preparados para promover a saúde e a beleza da pele, do corpo e do cabelo por meio de tratamentos e procedimentos terapêuticos. E os mais adeptos às competências de gestão também têm lançado seus próprios empreendimentos diante de um mercado promissor que, só no Ceará, movimenta em média 15 milhões de reais mensais. O campo é fértil.

Conectada a este mercado em franca expansão, a Universidade de Fortaleza (Unifor), vinculada à Fundação Edson Queiroz, une a possibilidade de uma vivência prática em laboratórios equipados e infraestrutura moderna a uma ampla variedade de recursos acadêmicos para formar profissionais de excelência.

Nota máxima no Ministério da Educação, o curso é o primeiro do Estado a possuir um spa integrado, um exemplo de como estrutura e tecnologias de ponta proporcionam aos estudantes um espaço exclusivo para aprimorar habilidades, explorar diferentes técnicas e aplicar conceitos adquiridos durante as aulas.

Ao longo dos três anos da graduação tecnológica em Estética e Cosmética, os alunos também têm a oportunidade de conquistar certificações específicas, além de ter contato com renomadas marcas e contar com todo um apoio da melhor universidade do Norte e Nordeste para se inserir com agilidade no mercado de trabalho.

“O perfil do egresso é voltado para uma atuação crítica e reflexiva, com habilidades para realizar avaliações faciais, corporais e capilares, aplicar procedimentos estéticos e propor tratamentos adequados”, afirma o coordenador do curso da Unifor, Rômulo Porto.

O docente lembra que a Universidade enfatiza a importância de uma atuação ética e inclusiva – considerando aspectos sociais, culturais, econômicos, raciais e de gênero –, enquanto prepara seus alunos também para gerir negócios na área, aplicando conhecimentos de empreendedorismo, marketing e gestão de serviços.

Quer se destacar na área? Aqui te damos as ferramentas.

Muitas portas abertas entre o empreendedorismo e a docência

A esteticista e cosmetóloga Raquel Lima abriu muitas portas entre o empreendedorismo e a docência desde que se matriculou para a primeira turma de Estética e Cosmética da Unifor, em 2015. Durante a graduação tecnológica, ela estagiou em clínicas de estética conceituadas e, logo que se formou, tornou-se responsável técnica em uma loja de venda de equipamentos para a área, o que lhe levou a dar treinamentos, workshops e formação em terapia capilar.

Enquanto se apaixonava pela condução das aulas nestas formações, decidiu abrir com a mãe o próprio negócio: uma clínica onde ainda hoje realiza procedimentos. No Beleza da Mulher Spa, ela oferece ao público serviços de estética facial, corporal e capilar. Mesmo assim, Raquel não renunciou à paixão de ensinar e passou a integrar, desde 2023, o corpo docente da Unifor.

É na Universidade que Raquel ajuda seus alunos a construírem a expertise necessária para atuar em clínicas de estética, desempenhando papéis essenciais na promoção da saúde e bem-estar estético dos clientes. 

“Esse conhecimento se dá pela excelente matriz curricular e conteúdos que são abordados durante toda a formação. O aluno tem aulas práticas desde o primeiro semestre em laboratórios especializados e completos com ampla estrutura e equipados com os melhores equipamentos disponíveis no mercado para os tratamentos estéticos”, afirma.

Convênios com clínicas de estética e cirurgia plástica, farmácias de manipulação e hospitais dão aos estudantes da Unifor a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em ambientes reais. “Essa experiência proporciona visão abrangente do universo estético, desde procedimentos não invasivos até intervenções mais complexas, contribuindo para uma formação ampla e completa”, explica a docente.

Além disso, certificações intermediárias ao longo do curso dão uma ajuda extra para que os alunos possam competir no mercado de trabalho de maneira mais ágil e com experiência já validada.

+ SAIBA MAIS | Certificação intermediária: Passaporte expresso para o mercado de trabalho

O fato é que os egressos deixam a Unifor aptos a integrar equipes multidisciplinares em clínicas de cirurgias plásticas e salões de tratamento especiais, bem como podem atuar em ambientes de reabilitação, como clínicas de fisioterapia, aplicando técnicas e procedimentos estéticos no suporte a processos de recuperação e melhoria da qualidade de vida dos clientes. 

E o caminho até lá é de muito aprendizado prático. Desde o início da graduação, os alunos são inseridos em situações reais, nas quais têm a oportunidade de aplicar e aprimorar seus conhecimentos por meio de um currículo integrado. “Esse enfoque se destaca pela utilização de metodologias ativas centradas no indivíduo, focando na formação completa e especializada do profissional de estética e cosmética”, aponta Raquel.

Segundo ela, a abordagem prática do curso proporciona aos estudantes experiências significativas em ambientes de trabalho simulados e reais. Há uma imersão desde os estágios iniciais que não apenas enriquece a formação acadêmica, mas também prepara discentes para os desafios dinâmicos do mercado de estética e cosmética.


“O mercado está promissor, porém competitivo. Os alunos que se formam na Unifor têm a expertise técnica, operacional e clínica para se manter nesse mercado e se destacar com seus resultados e procedimentos realizados” Raquel Lima, docente do curso de Estética e Cosmética

Da curiosidade pela cosmetologia à criação de uma linha própria

A primeira fonte de renda de Amanda Romanholi foi como consultora de produtos cosméticos. O feedback das clientes sobre os resultados foram criando nela uma curiosidade que, mais tarde, nortearia sua formação acadêmica: entender como esses produtos se comportam na pele e o que havia neles para dar resultados tão positivos.

Foi essa curiosidade que a levou a se matricular no curso de Estética e Cosmética na Unifor. “A metodologia de ensino da Unifor foi uma grata surpresa na minha trajetória como estudante. O aluno é co-participante do seu processo de aprendizado, o que tornou para mim o processo mais divertido, leve e proveitoso”, conta.

Depois de formada, Amanda se especializou em cosmetologia, área em que atua. “Hoje consigo desenvolver fórmulas juntamente com a farmácia de manipulação e entregar resultados aos meus pacientes apenas com simples passos na rotina de cuidados com a pele deles”, diz, orgulhosa.

A egressa desenvolveu sua própria linha e marca de cosméticos waterless: a Tecali, com produtos cosméticos sólidos de uso na terapia capilar. Além disso, ela atende na área da estética facial, corporal e capilar e na docência.

Amanda diz que o curso de Estética e Cosmética da Unifor lhe proporcionou confiança para atuar no mercado de trabalho por meio de muita carga horária prática e das oportunidades de atender pacientes modelos dentro de uma estrutura que propicia um atendimento de excelência.

“Os programas que a instituição oferece também são pontos diferenciais. Pude participar de ligas acadêmicas, tendo contato com outros cursos e expandindo assim meu conhecimento. Pude participar do Programa de Monitoria, onde desenvolvi um trabalho acadêmico na área da docência orientado pela minha professora na época e ajudei outros alunos no processo de aprendizado, fomentando ainda mais meu gosto pela docência”, afirma.

Os eventos promovidos pelo curso, trazendo profissionais de ponta para a instituição com palestras e workshops, também foram importantes para que ela construísse um networking relevante.


“Os professores [da Unifor] são atuantes na área da estética, e isso dá respaldo aos ensinamentos passados na sala de aula. A metodologia de ensino, aliada à infraestrutura, faz o aluno sair com uma bagagem gigante, pronto para atuar no mercado de trabalho em seu próprio espaço ou em parceria com outros”Amanda Romanholi, egressa do curso de Estética e Cosmética

Um amplo espaço para as práticas

A chance de ter contato com a prática e os atendimentos desde o início do curso é um dos pontos mais valorizados pela aluna Patrícia Bastos, que está no 3º semestre de Estética e Cosmética.

“Não trabalho na área no momento e ainda não estagiei, mas durante o curso, já atendemos o público externo desde o segundo semestre, com atendimentos corporais personalizados, continuando nos semestres seguintes com atendimentos faciais, capilares, estágios, entre outros”, conta.

Patrícia decidiu se matricular na graduação tecnológica sob influência da mãe e de tias que atuam na área da estética. “Escolhi a Unifor por ouvir dizer que ela é a melhor no Norte e Nordeste, mas depois que entrei em agosto de 2023, comecei a vivenciar o que é realmente o mundo Unifor e o quanto ela é diferenciada”, afirma.

A aluna diz ter se surpreendido com a infraestrutura oferecida, a qualificação do corpo docente e a metodologia de ensino, especialmente no que se refere às experiências supervisionadas com o público. “Com tantas vivências assim, seremos profissionais mais confiantes, qualificados e capacitados”, acredita.

Durante a jornada acadêmica, a estudante espera poder aproveitar todas as oportunidades de aprendizado e conhecimento.


“Espero trabalhar com excelência e levar experiências inigualáveis aos meus clientes. A Unifor possui um acervo literário riquíssimo e laboratórios com equipamentos atualizados, trazendo sempre as novidades do mercado [por meio de] workshops, minicursos, palestras e eventos”Patrícia Bastos, aluna do curso de Estética e Cosmética da Unifor

Aproveitar todas as ferramentas para se destacar

É sobre aproveitar todas as ferramentas para ser uma profissional de referência na área. A aluna Lala Pimentel, do 6º semestre de Estética e Cosmética, lista com orgulho as várias atividades com as quais tem se envolvido na sua jornada acadêmica.

Foi monitora institucional de Drenagem Linfática, auxiliando alunas nas aulas práticas dessa disciplina. Assumiu a presidência do Centro Acadêmico, o que lhe deu oportunidade de conhecer muita gente, fazer networking, planejar eventos e palestras. Também foi instrutora de maquiagem pela Divisão de Responsabilidade Social da Unifor, ministrando aulas teóricas e práticas.

No momento, é vice-secretária geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unifor e estagia em uma clínica de estética. “Tenho contato direto com os pacientes e posso colocar em prática tudo o que aprendo na Universidade, além de adquirir novas experiências. Tem sido uma oportunidade incrível e enriquecedora”, celebra.

Lala diz que escolheu este curso  pelo seu desejo em trabalhar a autoestima e o autocuidado das pessoas, promovendo saúde aos pacientes. “A estética é um ramo que está em evidência no mercado e sempre traz novidades, seja em protocolos ou em cosméticos, estimulando os profissionais a estarem sempre atualizados”, salienta.

Incentivada por essa necessidade de atualização constante, ela se sente segura em ter escolhido uma universidade que possui um corpo docente competente, laboratórios e estrutura “excepcionais”, além de muitas possibilidades de se engajar academicamente e profissionalmente, como monitorias, cursos de intercâmbio, cursos de extensão, jornadas acadêmicas e congressos. “Ser aluno Unifor sempre foi um diferencial para o mercado”, afirma.


“Busco aprendizado, crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Quero ser uma profissional de referência, me especializar, fazer mestrado e futuramente ministrar cursos, dar aulas e ter minha própria clínica”Lala Pimentel, aluna do curso de Estética e Cosmética

Vivência prática intensa para um mercado forte e competitivo

Quem se interessa pela área tem um campo fértil a ser explorado. “O mercado de estética e cosmética no Ceará está em ampla expansão, com a indústria cosmética local faturando cerca de 15 milhões de reais mensais”, explica o coordenador Rômulo Porto.

A tendência global também é promissora. No ano passado, o mercado de procedimentos estéticos atingiu a marca de 127,1 bilhões de dólares, segundo a empresa especializada em pesquisas e negócios Grand View Research. A empresa também projeta um crescimento anual composto (CAGR) de 14,9% até 2030, o que mostra o potencial da área.

Rômulo detalha que o setor tem visto um crescimento significativo, especialmente em serviços de beleza voltados para o público masculino. “Com a regulamentação da profissão de esteticista e cosmetólogo, há uma crescente demanda por profissionais qualificados, o que destaca a importância de uma formação superior na área”, salienta.

Alinhada a este contexto, a graduação tecnológica da Unifor oferece todas as ferramentas necessárias para se destacar na área, com uma ajuda extra para ingressar no mercado de trabalho. Mas como isso acontece na prática? 

A vivência prática é estimulada ao longo da jornada, seja nas disciplinas práticas ou nos estágios supervisionados integrados ao currículo, que ocorrem principalmente no último semestre. “Os alunos participam de rodízios em diversos campos de estágio, como clínicas de estética e outros campos”, explica Rômulo.

Durante esses estágios, os alunos têm contato direto com pacientes e clientes, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos, como técnicas de massoterapia, drenagem linfática e tratamentos faciais, capilares e corporais. Sem falar nos projetos de extensão, que proporcionam experiência prática aos alunos e atendimento à população.

Ao longo do curso, os estudantes também recebem uma certificação intermediária em módulos específicos. Esse certificado reconhece o progresso dos discentes e facilita sua inserção no mercado de trabalho. Além disso, a Central de Carreiras e Egressos oferece orientação profissional e mantém um portal de vagas para estágios e empregos, conectando alunos e empresas.


“A Unifor facilita a inserção dos alunos no mercado de trabalho por meio de certificações específicas ao longo do curso, parcerias com marcas renomadas para treinamentos e estágios, e projetos de extensão que oferecem experiências práticas e envolvimento com a comunidade”Rômulo Porto, coordenador do curso de Estética e Cosmética

Formação de excelência para alunos e público externo 

A Universidade também realiza cursos de capacitação e eventos para alunos e para o público externo, como o Meeting de Estética e Cosmética e a Jornada Científica de Estética e Cosmética. “Estes eventos incluem palestras de especialistas, apresentação de trabalhos científicos e workshops práticos, abordando as últimas novidades tecnológicas e cosmetológicas”, afirma o coordenador Rômulo.

Um exemplo de formação nesta perspectiva foi o minicurso realizado no último mês de junho com a participação da esteticista e cosmetóloga Thamyris de Souza sobre hipercromia, uma desordem de pigmentação que tem origem numa produção exagerada de melanina na pele.

Para o coordenador, o curso da Unifor se destaca pela infraestrutura moderna, com laboratórios equipados para práticas estéticas e uma ampla variedade de recursos acadêmicos, como biblioteca e ambientes virtuais de aprendizagem.


O curso tecnológico de Estética e Cosmética da Unifor proporciona ainda uma formação rápida, com três anos de duração (Foto: Ares Soares)

“Acabamos de receber novos equipamentos, dentre eles um aparelho de criolipólise, sendo a única instituição que possui tal aparelho. A vivência prática é intensiva, com estágios e atividades práticas desde os primeiros semestres, proporcionando uma formação completa e integrada”, destaca Rômulo.

A professora Raquel Lima complementa que a estrutura do curso é projetada para integrar teoria e prática, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com competência e excelência.

“Um dos pontos fortes do curso é a presença de diversos laboratórios de estética, que proporcionam ambiente propício para o aprendizado hands-on. Esses laboratórios são equipados com tecnologia de ponta e materiais modernos, permitindo que os estudantes desde o primeiro semestre já desenvolvam habilidades práticas”, finaliza.