qua, 12 janeiro 2022 08:19
Você sabe onde um farmacêutico pode atuar? Conheça mais sobre a profissão
Na série de matérias que começa hoje, vamos mostrar as múltiplas possibilidades de atuação de um farmacêutico e a história de três profissionais formados na Universidade de Fortaleza. Acompanhe

Quando se fala na atuação de um farmacêutico, quem não conhece de perto a profissão imagina logo a figura do profissional que orienta os pacientes no uso correto de medicamentos dentro das drogarias e farmácias. A atuação de um farmacêutico, no entanto, vai muito além disso.
De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), as especialidades farmacêuticas estão divididas em 10 linhas de atuação: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia.
"Os farmacêuticos estão presentes em todo o ciclo da saúde, da prevenção das doenças até o fim do tratamento. São 138 áreas de atuação conforme o Conselho Federal de Farmácia. Todas com um único objetivo: a qualidade de vida, e o bem-estar da população", explica a professora Arlândia Nobre, coordenadora do curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz.
A professora destaca que além de atuar na dispensação de medicamentos em farmácias e drogarias, os farmacêuticos também podem trabalhar com manipulação de medicamentos; rastreamento de doenças; em laboratórios clínicos, realizando exames de análises clínicas e toxicológicas essenciais ao diagnóstico, entre outras atividades. "Farmacêuticos estão na linha de frente das pesquisas das vacinas e também de outros medicamentos e produtos para o suporte no atendimento aos pacientes. Ele é o único que participa de todas as etapas da cadeia dos medicamentos", exemplifica a coordenadora.
Graduação em Farmácia
Na Universidade de Fortaleza, o curso de graduação em Farmácia forma profissionais preparados para atuar de forma ampla, alinhados ao que o mercado de trabalho exige. Com duração de cinco anos, o curso desenvolve no aluno competências e habilidades para atuar na área do cuidado em saúde, tecnologia e inovação em saúde e gestão de serviços farmacêuticos, capaz de integrar equipes multiprofissionais em todos os níveis de atenção à saúde individual e coletiva.
Com nota 5 no Exame Nacional de Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC), o curso de Farmácia da Unifor conta com mais de 35 laboratórios de última geração onde são desenvolvidas atividades práticas, de pesquisa e estágio curricular. O corpo docente é 100% composto por mestres e doutores e parte do que o aluno aprende em sala de aula pode ser aplicado na Polifarma, empresa júnior formada exclusivamente por estudantes de Farmácia da Unifor.
Veja tudo o que o curso de Farmácia da Unifor tem a oferecer para você clicando aqui.
Para saber mais
Na série de matérias que se inicia hoje, você vai saber mais sobre os campos de atuação dos profissionais formados em Farmácia. Vamos contar também a trajetória profissional de Marília Guerra, Alexandre Tavares e Alan Rodrigues, três egressos do curso de graduação em Farmácia da Universidade de Fortaleza que atuam em diferentes áreas da profissão. Acompanhe.
Farmacêuticos atuam em diferentes áreas
Marília Guerra - empreendedorismo em marca própria de cosméticos
Egressa do curso de Farmácia da Unifor, Marília Guerra aliou o empreendedorismo e os conhecimentos técnicos para lançar marca própria de cosméticos. O resultado foi a criação de uma linha de produtos contra queda de cabelo. Saiba mais aqui.
Alexandre Tavares - práticas integrativas à farmácia clínica
Bacharel em Farmácia pela Unifor, Alexandre Tavares trabalha com práticas integrativas e complementares à saúde para oferecer aos pacientes opções de tratamentos que vão além dos medicamentos. Saiba mais aqui.
Alan Rodrigues - farmácia clínica e hospitalar na recuperação de pacientes
Egresso do curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza, Alan Rodrigues da Silva atua como farmacêutico clínico e hospitalar, lidando diretamente com pacientes que passaram por transplante de rins e fígado e com pacientes de alta complexidade internados em unidade de terapia intensiva do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Saiba mais aqui.