ter, 26 março 2024 15:47
Aprimore sua carreira com a Especialização em Direito e Processo Eleitoral
Destinada a profissionais do Direito e áreas correlatas, formação acontece de forma remota, com encontros presenciais
Diante de um cenário político e social em constante evolução, além das rápidas e crescentes transformações culturais e econômicas, a importância do Direito e processo eleitoral se torna cada vez mais evidente. Assim, na sociedade contemporânea, a compreensão aprofundada de leis e sistemas eleitorais é fundamental para preservar os princípios democráticos.
Ademais, o conhecimento acerca de fundamentos legais e dos mecanismos processuais envolvidos nas eleições é essencial para garantir a igualdade de oportunidades para todos os candidatos, proteger os direitos dos eleitores e até mesmo prevenir práticas fraudulentas.
Pensando nesse panorama, a Universidade de Fortaleza – instituição de ensino mantida pela Fundação Edson Queiroz – destaca-se por oferecer a Especialização em Direito e Processo Eleitoral. A formação visa capacitar profissionais do Direito e interessados na área, fornecendo conhecimentos teóricos e práticos sobre questões jurídicas relacionadas ao processo eleitoral.
No conteúdo programático, o curso aborda o Sistema Eleitoral, relacionando-o com os princípios da Ciência Política e Teoria Geral do Estado, além de analisar a cultura política brasileira e sua relação com os meios de comunicação de massa. Com duração de 21 meses e carga horária de 366 horas/aula, a especialização é ministrada remotamente de forma quinzenal, com encontros presenciais.
As aulas terão início ainda no mês de março, e o término está previsto para novembro de 2025. São, ao todo, 15 vagas disponíveis e, para se matricular, é necessário apresentar cópia do diploma de ensino superior, histórico e documento de identificação.
O impacto da formação na potencialização de carreiras
Lúcio Freitas, egresso da especialização e advogado eleitoralista, pontua que o curso representou uma chance de se reintegrar ao ambiente acadêmico no segmento de sua escolha. Isso abriu novas perspectivas de atuação, como produções científicas e interações com o corpo docente e discente.
"O curso superou as minhas expectativas, pois contou com professores de renome nacional, além de especialistas em direito eleitoral atuantes no Ceará. A combinação de docentes locais e de outros estados enriqueceu o aprendizado, proporcionando intercâmbio de ideias e uma abordagem enriquecedora para a pós-graduação na Unifor” – Lúcio Freitas, egresso da especialização e advogado eleitoralista
O egresso conta que, após completar a especialização, se percebe mais confiante para falar de um tema que possui bastante interesse: o abuso de poder em eleições. Lúcio concluiu que quando um advogado especializado em direito político elabora ações eleitorais bem fundamentadas contra o abuso de poder, ele oferece serviço diferenciado aos seus clientes e contribui para a preservação da democracia.
“O fato de o professor Frederico Alvim ter ministrado disciplinas no curso acerca da temática e também ter sido meu orientador no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) me aproximou ainda mais do assunto, pois ele é autor de obras renomadas e uma das principais autoridades no que diz respeito ao abuso de poder nas eleições. Nesse sentido, o programa nos proporcionou acesso direto ao conhecimento especializado", afirma o profissional.
Para Francisco Medina, coordenador da Especialização em Direito e Processo Eleitoral, um dos diferenciais da formação reside na qualidade da equipe de professores, que conta com ampla experiência e reconhecimento em todo o país. Ele também ressalta que as aulas são flexíveis, o que permite a participação de profissionais de diversas regiões do Brasil.
“O programa se destaca por sua abordagem atualizada, que prioriza discussões sobre temas contemporâneos, como questões de diversidade e representatividade na política. Esses elementos, aliados a uma forte ênfase em aplicação prática, incluindo a realização de seminários e oficinas sobre assuntos relevantes, solidificam a reputação do curso como referência no ensino especializado em direito eleitoral” – Francisco Medina, coordenador da Especialização em Direito e Processo Eleitoral
O coordenador destaca também que a formação abre portas para oportunidades em diferentes lugares, como escritórios de advocacia, órgãos públicos e campanhas eleitorais. “O curso prepara os profissionais para assumir papéis de liderança e consultoria, fornecendo análises críticas e soluções estratégicas para questões eleitorais complexas”, explica o docente.
Por meio da oferta desta formação, a Unifor reafirma seu compromisso com a formação de profissionais éticos e capacitados, contribuindo para o fortalecimento do estado democrático de direito. A Especialização em Direito e Processo Eleitoral proporciona oportunidade única para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos e se destacar neste campo tão relevante para a sociedade.