null Ciência de Dados e Inteligência Artificial: conheça a nova linha de pesquisa oferecida pela Unifor

Qui, 4 Fevereiro 2021 11:08

Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada esclarece as principais dúvidas

Linha de pesquisa em Ciência de Dados e Inteligência Artificial capacita profissionais de Tecnologia com foco na inovação (Foto: Getty Images)

Você sabe qual a importância da Ciência de Dados para a vida contemporânea? E da Inteligência Artificial? Ambas estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia por meio da tecnologia e têm papel fundamental no acompanhamento das rápidas mudanças, para poupar tempo, reduzir custos e alcançar o êxito na automação de processos.

Na Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, o Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada oferece a linha de pesquisa em Ciência de Dados e Inteligência Artificial aos estudantes de mestrado e doutorado. A professora Vládia Pinheiro, coordenadora do programa, responde às principais perguntas sobre a linha de pesquisa. Confira a seguir:

Professora, como surgiu a ideia de implementar essa linha de pesquisa, identificando quais necessidades?

Vládia Pinheiro - Grandes bases de dados contém informações valiosas que podem ser extraídas, organizadas e analisadas por meio de modelos analíticos e preditivos, gerando resultados que podem ser aplicados em diversos setores estratégicos da atualidade. Neste contexto, surge a figura de um novo profissional: o cientista de dados.

Antenada às novas demandas, a Universidade de Fortaleza integra ao seu Mestrado e Doutorado em Informática Aplicada uma nova e estratégica linha de pesquisa sobre Ciência de Dados e Inteligência Artificial. A expertise dos pesquisadores da Unifor e a integração com projetos desenvolvidos no Parque Tecnológico Unifor (TEC Unifor) são o diferencial da nova linha de pesquisa.

Como a linha é desenvolvida? Existe alguma parceria?

Vládia Pinheiro - Todos os alunos do PPGIA têm a oportunidade de participar de projetos de Análise de Dados e Inteligência Artificial desenvolvidos por empresas parceiras do TEC-Unifor e projetos dos professores do PPGIA. Um exemplo, são os projetos na área jurídica e de saúde pública, financiados e apoiados pelo programa Cientista-Chefe do Governo do Estado do Ceará.

Qual o principal objetivo e o que possibilita?

Vládia Pinheiro - A nova linha de pesquisa visa investigar técnicas, modelos, métodos e ferramentas para coleta, exploração, modelagem, integração e análise de dados para aplicações em negócios, além dos desafios relacionados a aplicações em Inteligência Artificial, como inferência e previsão. A natureza do curso é essencialmente prática, de forma a capacitar os profissionais para carreiras em Fintech, Inteligência de Negócios e Analítica, bem como para posições governamentais que exigem habilidades em análise de dados e modelagem de aplicações inteligentes.

Como os alunos do PPGIA utilizam essa linha de pesquisa na resolução de problemas reais?

Vládia Pinheiro - Todas as aulas ministradas no PPGIA atendem à metodologia de problematização e são usados conjuntos de dados reais, para uso e desenvolvimento de aplicações. Os alunos são avaliados em trabalhos práticos e os professores incentivam fortemente a publicação de artigos científicos com os resultados dos trabalhos e projetos.

Quais são os principais diferenciais do Mestrado e Doutorado em Informática Aplicada da Unifor?

Vládia Pinheiro - Bolsas em projetos de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, desenvolvidos no TEC-Unifor e na DPDI-Unifor; aulas e seminários com práticas que visam a solução de problemas reais; aproveitamento de créditos de disciplinas pela publicação de artigos científicos em Jornais e Conferências qualificadas; e corpo docente formado de doutores com premiações e reconhecimento nacional e internacional.