Destaque-se no mercado com o MBA em Gestão Pública e Controles Internos

qui, 10 agosto 2023 17:59

Destaque-se no mercado com o MBA em Gestão Pública e Controles Internos

A especialização síncrona tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem na área de gestão pública


A formação oferta 15 vagas e tem duração de 21 meses (Foto: Getty Images)
A formação oferta 15 vagas e tem duração de 21 meses (Foto: Getty Images)

O MBA (Master of Business Administration), termo usado para os cursos de pós-graduação lato sensu voltados especificamente para a área de gestão e administração, pode ser uma opção interessante para profissionais que buscam desenvolver habilidades e competências em gestão, liderança e estratégia. Além disso, por meio da formação, os estudantes podem desenvolver uma compreensão mais aprofundada sobre o ambiente empresarial e estabelecer uma rede de contatos profissionais. 

Nessa perspectiva, a Universidade de Fortaleza – instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz – oferta o MBA em Gestão Pública e Controles Internos. O curso é voltado para profissionais que atuam, de forma direta ou indireta, na administração pública da União, dos estados e dos municípios, bem como para quem busca capacitação técnica em gestão pública e controles internos. As aulas são ministradas online, de forma síncrona. 

Para a próxima turma, que terá acontecerá de outubro de 2023 a julho de 2025, estão sendo ofertadas 15 vagas. Para se matricular, é necessário apresentar cópia do diploma de ensino superior, histórico e documento de identificação. 

Ex-alunos que concluíram seus cursos de graduação e pós-graduação na Unifor têm 20% de desconto nas mensalidades. Funcionários de empresas parceiras têm até 20% de desconto (necessário consultar condições). Alunos que optarem por realizar o pagamento à vista terão direito a 10% de desconto no valor total do curso. Além disso, são oferecidas condições especiais para grupos de cinco alunos de uma mesma empresa.

Diferenciais da especialização 

O MBA em Gestão Pública e Controles Internos tem como proposta analisar e debater desafios para assegurar o fortalecimento dos controles internos da gestão nas esferas municipais, estaduais e federais. Ademais, forma profissionais de excelência com senso crítico para o dinamismo exigido pelo mercado de trabalho 

A especialização ocorre de forma síncrona, modalidade em que os estudantes estão envolvidos de forma simultânea, geralmente em salas de aula virtuais que permitem feedbacks instantâneos e aprendizado em tempo real. 

O corpo acadêmico terá a oportunidade de compreender os principais conceitos e modelos voltados para o Sistema de Controles Internos em organizações públicas, explorando a evolução histórica das experiências realizadas em salas de aula e laboratórios. 

O curso dispõe de professores com ampla experiência como gestores públicos, o que garante conhecimento sólido das práticas e desafios enfrentados no setor público. Por conseguinte, o MBA oferece uma abordagem única, combinando a docência dos conceitos teóricos com a aplicação prática dos projetos e processos do Sistema de Controles Internos em cenários reais. 

Como resultado, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades e competências essenciais e aprender com exemplos reais, preparando-se de maneira abrangente para enfrentar os desafios do campo profissional. 

Combinando teoria e prática 

De acordo com Leonel Oliveira, secretário de Auditoria e Controle do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e um dos curadores da formação, o MBA contém também disciplinas que tratam dos principais temas pertinentes ao Sistema de Controles Internos de organizações públicas. As matérias são: 

  • Auditoria Governamental;
  • Planejamento de Licitações;
  • Gestão de Contratos Administrativos e Prestação de Contas;
  • Ouvidoria;
  • Transparência. 


“Desta forma, os profissionais terão uma base para atuar em qualquer uma dessas áreas. Os alunos vão compreender esse sistema como um todo, mas também vão estar atentos para as partes que se complementam em uma dinâmica de serviço público cada vez mais voltado ao cidadão” - Leonel Oliveira, secretário de Auditoria e Controle do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE)