seg, 24 novembro 2025 18:00
Entrevista Nota 10 | Marcos James Bessa e a pós-graduação como diferencial competitivo
Novo diretor da Pós-Unifor fala sobre formação avançada, mercado em transformação e os próximos passos da Universidade, além de compartilhar sua trajetória

A pós-graduação vem se consolidando como um diferencial estratégico no mercado, como revela o levantamento feito pelo economista e pesquisador do Insper, Naercio Menezes Filho, publicado no jornal O Globo em junho deste ano. De acordo com a pesquisa, o rendimento médio de quem vai além da graduação no Brasil soma R$11.539. É quase o dobro de quem concluiu apenas o primeiro degrau do ensino superior (R$6.160).
É nesse contexto que Marcos James Bessa, novo diretor da Pós-Unifor, destaca a importância da formação avançada para ampliar competências, assumir posições de liderança e lidar com um mercado em rápida transformação. Para o gestor, a pós não apenas aprofunda conhecimentos, mas aumenta a produtividade, amplia a capacidade de resolver problemas complexos e fortalece redes profissionais — fatores decisivos para quem busca destaque e oportunidades mais robustas na carreira.
O novo gestor sucede a professora Christina Praça Brasil e traz uma trajetória marcada pela atuação acadêmica e executiva. É graduado em Administração e Direito, mestre em Administração pela Unifor e doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).
À frente da Pós-Unifor, ele assume o compromisso de fortalecer programas lato e stricto sensu, incorporar metodologias inovadoras, estreitar vínculos com o setor produtivo e ampliar a internacionalização — sempre com foco em oferecer formação de alto impacto.
Na Entrevista Nota 10 desta semana, Marcos James Bessa destaca a pós-graduação como diferencial competitivo em um mercado em rápida transformação, aborda os impactos da formação avançada na produtividade e na capacidade de resolver problemas complexos, e comenta sua trajetória acadêmica e profissional, além de apresentar sua visão para o futuro da Pós-Unifor.
Confira na íntegra a seguir.
Entrevista Nota 10 — Professor, poderia compartilhar conosco em detalhes a sua trajetória profissional?
Marcos James Bessa — Minha trajetória profissional começou em 2001, quando ingressei em Administração na Unifor para atuar nos negócios da família. No segundo semestre, fui selecionado como bolsista de iniciação à pesquisa, desenvolvendo um estudo sobre inovação premiado em 1º lugar no IX Encontro de Iniciação à Pesquisa. Essa conquista despertou meu interesse pela carreira acadêmica. Em seguida, participei do Programa de Monitoria e fui premiado em 3º lugar no IV Encontro de Iniciação à Docência.
Concluí Administração em 2004 e, no ano seguinte, ingressei no Mestrado em Administração da Unifor, como bolsista CAPES, finalizando em 2007. Paralelamente, cursei Direito na mesma instituição, concluindo em 2009. Minha atuação profissional iniciou no ensino, lecionando disciplinas como Teoria da Administração, Gerenciamento de Vendas e Gestão de Pessoas. Pouco depois, assumi meu primeiro cargo de gestão como coordenador do curso de Administração.
Após seis meses na coordenação, fui convidado para a gerência de Recursos Humanos da então Faculdade Católica Rainha do Sertão, onde permaneci quatro anos implantando processos de gestão de pessoas. Em seguida, reestruturei setores administrativos da instituição e assumi a gerência de Marketing, conduzindo o plano estratégico, o reposicionamento de marca, a renovação visual, a presença digital, o diálogo com alunos e o fortalecimento institucional.
Posteriormente, retornei à coordenação do curso de Administração, implantando um plano pedagógico disseminado para toda a instituição, o que me motivou a ingressar no Doutorado em Educação pela UECE, concluído em 2021. Durante o doutorado, assumi a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e, depois, a Reitoria da Unicatólica, função que exerci até 2025. Renunciei ao cargo para assumir, com orgulho, a Diretoria de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza.
Entrevista Nota 10 — Com mais de 10 anos de atuação nas áreas administrativa e financeira, quais fatores influenciaram sua escolha por esses campos? E o que o levou a construir uma carreira no ensino superior?
Marcos James Bessa — Na verdade, foram as oportunidades que me levaram para essas áreas e a seguir carreira no ensino superior.
As áreas administrativa e financeira sempre estiveram presentes na minha trajetória, desde a adolescência, quando já trabalhava na empresa da família, até meu ingresso no Ensino Superior. Sou apaixonado por gestão e sempre gostei de liderar casos complexos em diferentes realidades. Acredito que, por esse motivo, meus gestores confiaram a mim setores distintos para reestruturar, e abracei todos eles porque meu intuito era aprender e entregar o melhor resultado possível.
No entanto, foi como reitor que mais atuei no administrativo-financeiro, pois minha missão era reduzir custos, captar receitas, aprimorar os processos e inovar a instituição.
Seguir carreira no ensino superior, além de ter sido uma oportunidade, é também uma paixão e vocação. Optei por essa carreira porque me sinto bem e feliz em saber que o fruto do meu trabalho contribui para a formação de muitas pessoas e, consequentemente, alcança outras realidades. Quando o nosso trabalho impacta positivamente a sociedade, isso é algo indescritível. É nossa missão, como educadores, servir a população com zelo, dedicação e respeito.
Entrevista Nota 10 — O senhor é graduado em Administração e Direito, e mestre em Administração pela Unifor. Poderia compartilhar o sentimento de retornar à Universidade ocupando um posto tão importante?
Marcos James Bessa — Estou tomado pelo sentimento de retribuir à Universidade, por meio de resultados concretos, todo o conhecimento, a formação, os saberes e as práticas que ela me proporcionou. Sinto como um dever de missão, atenção e gratidão devolver a confiança e as expectativas que foram depositadas em mim.
É igualmente gratificante testemunhar o reconhecimento, o respeito e o crédito que a instituição dedica aos seus egressos, oferecendo oportunidades reais de construir uma carreira dentro dela. Isso desperta em mim um profundo sentimento de orgulho.
Entrevista Nota 10 — Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do Inep/MEC e membro titular do Grupo Interinstitucional do Ministério da Educação, como é possível organizar o tempo para conciliar tantas responsabilidades? E de que forma essas experiências contribuem para a atuação à frente da Pós-Unifor?
Marcos James Bessa — Faço o planejamento mensal e semanal de todas as minhas atribuições; dessa forma, vou me organizando diariamente sobre o que devo cumprir e controlo o planejado em relação ao executado, considerando as contingências que surgem ao longo do dia. Tudo isso só é possível graças ao diálogo aberto e transparente com minha família, que me apoia e oferece o suporte necessário para que eu trabalhe com leveza e tranquilidade.
Essas outras atividades contribuem muito para minhas atribuições na função que exerço atualmente, pois participar de grupos de trabalho do MEC me coloca no centro das grandes discussões, oferecendo subsídios e um olhar de vanguarda para a tomada de decisões gerenciais.
Entrevista Nota 10 — De acordo com o levantamento do economista Naercio Menezes Filho publicado no jornal O Globo, o salário de quem tem pós é quase o dobro do ganho de quem só tem graduação. Por que há uma diferença tão marcante?
Marcos James Bessa — A pós agrega maior especialização, eleva a capacidade de resolver problemas complexos e habilita o profissional a ocupar cargos estratégicos e de liderança. Além disso, quem faz pós tende a ser mais produtivo, mais atualizado e mais preparado para lidar com as demandas de um mercado em rápida transformação. A menor oferta de profissionais altamente qualificados e o fortalecimento da rede de relacionamentos também contribuem para que o mercado valorize e remunere melhor quem busca formação avançada.
Entrevista Nota 10 — A Pós-Unifor tem diversos diferenciais. Como, por exemplo, as missões nacionais e internacionais e, mais recentemente, os cursos in company. Mas o que pretende implementar para tornar a Pós-Unifor ainda mais forte?
Marcos James Bessa — A Pós-Unifor oferece cursos lato Sensu, stricto sensu e de educação continuada. Na lato sensu, que abrange especializações e MBAs, estamos estruturando uma nova proposta curricular com mais flexibilidade e diferencial competitivo. Entre as inovações estão certificados intermediários, metodologias ativas orientadas a competências, possibilidade de pagamento por cartão de crédito e ampliação das missões acadêmicas, alinhadas ao Parecer nº 637/2025 do CNE.
Na stricto sensu, nossos programas já possuem excelência reconhecida, com notas 5 e 6 na CAPES. Mesmo assim, buscamos alinhá-los ao novo Plano Nacional de Pós-Graduação, aprovado em maio e divulgado em julho. A orientação é fortalecer a qualidade dos cursos, ampliar pesquisas de impacto, incentivar inovação, diversidade e inclusão, ampliar a internacionalização por meio de missões acadêmicas e avançar em processos de acreditação internacional.
Na educação continuada, nosso objetivo é garantir que pessoas e profissionais mantenham seus conhecimentos atualizados ao longo da vida, acompanhando mudanças e desenvolvendo novas competências. Para isso, vamos aprimorar a curadoria de conteúdos alinhados às tendências de mercado, estruturar trilhas de aprendizagem por área de atuação e intensificar a relação da Universidade com o setor produtivo, favorecendo conexões estratégicas.
Ao final, nossa intenção é tornar única a experiência do aluno da Pós-Unifor, valorizando uma formação que contribua para uma vida significativa em suas dimensões profissional, social e pessoal. Trabalhamos para oferecer qualidade acadêmica, práticas inovadoras e um ambiente que incentive o crescimento contínuo, preparando profissionais capazes de atuar com excelência em diferentes contextos e desafios.
Entrevista Nota 10 — Professor, de quais maneiras a Pós-Unifor pode contribuir ainda mais para o aprimoramento do ensino superior no Brasil?
Marcos James Bessa — A Pós-Unifor pode contribuir ao fortalecer a produção de pesquisas aplicadas de impacto, formar profissionais capazes de liderar transformações em diferentes setores e ampliar parcerias estratégicas com empresas, órgãos públicos e instituições internacionais.
Além disso, ao investir em internacionalização, inovação, tecnologias educacionais e trilhas de educação continuada alinhadas às demandas do mercado, a Pós-Unifor promove uma formação mais atual, conectada à sociedade e orientada para resultados. Dessa forma, contribui para elevar o padrão de qualidade do ensino superior brasileiro e para o desenvolvimento social, econômico e cultural do país.
Entrevista Nota 10 — A Universidade de Fortaleza é uma instituição reconhecida pelas iniciativas de impacto social, e essas ações se espalham por todos os setores da Universidade. Como se dá a participação da Pós-Unifor nesse sentido?
Marcos James Bessa — A Pós-Unifor está presente em diversas ações de impacto social na Universidade, entre elas: pesquisa aplicada, projetos e parcerias com a sociedade, atendimento à comunidade por meio das atividades práticas dos cursos da área da saúde realizadas nos laboratórios, missões nacionais e internacionais e programas de educação continuada voltados às transformações sociais.
Os programas de mestrado e doutorado desenvolvem pesquisas alinhadas às necessidades sociais, econômicas e culturais do Ceará e do Brasil. Essas pesquisas geram evidências para políticas públicas, fortalecem organizações da sociedade civil e estimulam inovações que beneficiam comunidades e setores produtivos. As missões nacionais e internacionais conectam alunos e docentes a boas práticas globais, permitindo a incorporação de soluções inovadoras aplicáveis ao contexto local e capazes de gerar impacto real.
Dessa forma, a Pós-Unifor amplia o impacto social da Universidade ao formar profissionais mais preparados, produzindo conhecimento relevante, desenvolvendo soluções voltadas às demandas da sociedade e fortalecendo a interação entre academia, mercado e comunidade.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade.
Assim, a Universidade de Fortaleza reafirma seu compromisso de assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.