Especialização em Saúde Mental, Psicopatologia e Políticas Públicas: confira os diferenciais da formação da Unifor
sex, 1 setembro 2023 17:45
Especialização em Saúde Mental, Psicopatologia e Políticas Públicas: confira os diferenciais da formação da Unifor
Capacitação tem como objetivo formar profissionais aptos para compreender os processos de transformação da assistência psiquiátrica brasileira por meio de políticas públicas

O conceito de saúde mental está relacionado à forma que os indivíduos reagem às exigências da vida e ao modo de harmonizar desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Dessa forma, compreender de forma aprofundada os desafios relacionados ao bem-estar psicológico da sociedade e as políticas públicas voltadas para esse segmento faz a diferença na formação de profissionais que atuam na área da saúde.
Por isso, a Universidade de Fortaleza – instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz – oferta a Especialização em Saúde Mental, Psicopatologias e Políticas Públicas destinada para profissionais com graduação nas áreas da saúde e correlatas.
A especialização tem como objetivo geral formar profissionais capazes de realizar atendimento, planejamento e gerenciamento em relação a saúde mental e psicopatologias relacionadas a esse segmento, capacitando-os nos processos de transformação da assistência psiquiátrica brasileira por meio de políticas públicas.
A grade curricular do curso possibilita conhecimento teórico-prático aos profissionais para atuarem em equipamentos de atenção à saúde mental. Além disso, a capacitação estimula o compromisso ético da ciência em relação às questões emergentes na realidade contemporânea da saúde mental nas políticas públicas.
Para além da saúde
O conteúdo programático da formação possibilita o desenvolvimento da reflexão crítica sobre o fenômeno do sofrimento psíquico em aspectos disruptivos, de forma a permitir a construção de novos modelos de intervenção, contrários às práticas manicomiais.
De acordo com Raimunda Félix, professora da especialização, uma das características notáveis da formação é a intersetorialidade. “Quando a gente pensa hoje na especialização em saúde mental, temos que pensar de forma ampla, e acho que essa especialização oferece isso. A formação estuda a fundo as bases conceituais da saúde mental e da clínica psicossocial, perpassando por questões da legislação em saúde mental que os alunos precisam saber”, explica a profissional.
Raimunda Félix é graduada em Psicologia pela Unifor e, além de docente da instituição, é membro do Instituto Teias de Políticas Públicas - ITEPP (Foto: Arquivo pessoal)
Raimunda ressalta ainda que a especialização explora campos para além da saúde e compreende os indivíduos como um todo. “Ao final do curso, o aluno vai ter adquirido competências e compreensão mais aprofundada sobre a área da saúde mental de forma ampliada e vai conseguir lidar melhor com os usuários”, finaliza a profissional.
A próxima turma da especialização vai acontecer de forma presencial, de setembro de 2023 a maio de 2025, e conta com 15 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas por meio deste link. No momento da matrícula, é necessário apresentar cópia do diploma de ensino superior, histórico acadêmico e documento de identificação.