Evento celebra os 45 anos da especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da Unifor

Evento celebra os 45 anos da especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da Unifor

Veja a programação completa da celebração do curso de pós-graduação 


Evento tem como principal objetivo valorizar a trajetória do curso de pós-graduação (Foto: Getty Images)
Evento tem como principal objetivo valorizar a trajetória do curso de pós-graduação (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, celebra os 45 anos da sua especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho com programação que abrange mesa-redonda e série de palestras. O evento tem abertura nesta terça-feira (6), no auditório da Biblioteca Unifor, e encerramento quarta-feira (7), no auditório A1.

Os interessados em participar como espectadores devem garantir sua vaga exclusivamente por meio do link abaixo. As vagas estarão disponíveis até o seu preenchimento.

Com entrada gratuita, a celebração tem como principal objetivo valorizar a trajetória do curso de pós-graduação. O evento propõe também promover um espaço de atualização técnica e reflexão sobre os desafios atuais da área, além de fortalecer o vínculo entre alunos, egressos, docentes e profissionais do mercado. 

"É um momento para honrar o passado, compartilhar experiências do presente e inspirar o futuro da segurança do trabalho", afirma o coordenador da especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Roberto César Moura.

A programação é voltada para alunos, egressos e professores da Engenharia de Segurança do Trabalho da Unifor, e também para profissionais formados por outras instituições de ensino — como engenheiros, técnicos, higienistas ocupacionais, ergonomistas e demais atuantes no campo da saúde e segurança do trabalho.

Os principais temas que serão abordados neste evento são:

  • Mudanças na Norma Regulamentadora nº 1* e fatores psicossociais;

  • O papel do engenheiro de segurança do trabalho;

  • Avaliação química ocupacional;

  • Segurança em máquinas e higiene ocupacional;

  • Segurança em altura;

  • O corpo de bombeiros na área de engenharia de segurança do trabalho;

  • Ações de impacto e soluções inovadoras criadas por alunos e egressos da Unifor;

  • Integração de conhecimentos de higiene ocupacional e segurança do trabalho.

Confira a programação completa

Auditório da Biblioteca Unifor | 6 de maio
19h 
Mesa-redonda: "NR-1 em revisão e os fatores Psicossociais no centro do debate"

Palestrantes:
Maria Zilah Sales de Albuquerque
Luis Alves de Freitas Lima
Rafael Sales

20h
Palestra: "O engenheiro de segurança do trabalho no cenário atual: desafios, protagonismo e propósito
Palestrante: Ricardo Silva

Auditório A1 | 7 de maio 

9h | Palestra 1
"Avaliação química ocupacional: do propósito à prática com precisão"
Rodrigo Vieira Nogueira

10h | Palestra 2
"Segurança em máquinas e higiene ccupacional: um caso real de transformação e resultados na indústria"
Bianca Francine Lenzi

11h | Palestra 3
"NR 35 e seus anexos: vivências e desafios na segurança em altura"
Ernesto Lottici Filho

14h | Palestra 4
"O corpo de bombeiros como pilar da engenharia de segurança: caminhos, conquistas e desafios"
Marcos Aurelio da Silva Lima & Roberto Hugo Martins

15h | Palestra 5
"Da formação à transformação: ações de impacto e soluções inovadoras Criadas por alunos e egressos em Segurança do Trabalho"

16h | Palestra 6
"Da formação à transformação: ações de impacto e soluções inovadoras Criadas por alunos e egressos em Segurança do Trabalho"

17h | Palestra 7
"Higiene ocupacional e segurança do trabalho: integração de saberes para ambientes laborais mais saudáveis e seguros"
Ricardo Silva

Serviço

Evento do aniversário de 45 anos da especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da Unifor

Dia 1
Data: 6 de maio
Local: auditório da Biblioteca Unifor
Dia 2
Data: 7 de maio
Local: auditório A1
Inscreva-se aqui!