null Mike Peng, um dos mais influentes estudiosos em gestão de empresas, faz palestra na Unifor

PhD e professor da Universidade do Texas (EUA) vai abordar a economia de países emergentes.

O professor Mike W. Peng, diretor do Center for Global Business da University of Texas at Dallas (Foto: Divulgação)

Vários nomes importantes do ensino sobre a economia nacional e global passaram pelas salas de aula da Universidade de Fortaleza  com o intuito de transmitir mais conhecimento aos alunos e professores da instituição. Dessa vez, o Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA) traz Mike W. Peng, da Naveen Jindal School of Management, Universidade do Texas/Dallas (EUA).

Referência mundial em estudos sobre estratégias em países emergentes, especialmente no que diz respeito à chamada "Institution Based View", Mike W. Peng participará de alguns momentos com alunos, ex-alunos e professores. O primeiro momento será a palestra "Publishing in Top Journals", que acontece no dia 6 de agosto de 2019, às 14h, nas salas B01 e B03.

"O PPGA tem uma grande demanda voltada à produção de pesquisas científicas e atualmente o foco é justamente produzir pesquisas que sejam não só relevantes para a prática da administração de empresas, mas também que tenham alcance e impacto internacional. Isso significa termos pesquisas que contribuam para o estado da arte produzido nos principais países, por isso o professor Mike Peng traz esse conhecimento para os participantes do evento", disse o professor do PPGA, Afonso Lima.

Outro evento que contará com a presença do professor Mike W. Peng é a palestra "Strategy in Emerging Economies" (Estratégias em Economias Emergentes). Será no dia 8 de agosto de 2019, às 16h, no Auditório A-3, no Campus Unifor. As economias emergentes são países de baixa renda e crescimento rápido, usando a liberalização econômica como principal motor de crescimento. Eles se dividem em dois grupos: países em desenvolvimento na Ásia, América Latina, África e Oriente Médio e economias em transição na antiga União Soviética e na China. As empresas privadas e públicas tiveram que desenvolver estratégias exclusivas para lidar com o amplo escopo e a rapidez das mudanças econômicas e políticas nas economias emergentes.

De acordo com o professor Afonso Lima, no Brasil circula em nosso sangue aprender a trabalhar neste novo ambiente. "Vivemos isso com muita intensidade, a descontinuidade de políticas públicas e suas mudanças abruptas. Sei que podemos produzir pesquisas relevantes levando em consideração o atual cenário estudado. Grande parte das pesquisas realizadas pelo professor Mike Peng tem a ver com os temas países emergentes e economias globais, já que algumas regiões passam por mudanças tanto na parte política quanto no cenário de negócios e isso resulta num novo desafio para as empresas em planejarem suas atividades. Tais pesquisas se concentram no contexto atual da China, onde existe um misto na economia de mercado e esse estudo nos ajuda a aprender como competir e atuar nessa política", completou.

Quem desejar participar desses eventos, a inscrição deverá ser por meio de mensagem direcionada ao e-mail (ppga@unifor.br), com o assunto "Inscrição na Palestra Publishing in Top Journals ou Strategy in Emerging Economies". As inscrições devem ser feitas até o dia 2 de agosto de 2019 e poderão ser encerradas antecipadamente, caso o limite de vagas seja atingido. Haverá tradução simultânea e entrega de certificados aos participantes.

Mike W. Peng

Mike W. Peng é o presidente da Jindal de Estratégia Global na Jindal School of Management da Universidade do Texas, em Dallas. Ele também é um ganhador do National Science Foundation (NSF) CAREER Award e membro da Academy of International Business (AIB). Na UT Dallas, ele foi o principal contribuinte da lista dos 50 principais periódicos acompanhados pelo Financial Times, que classificou a UT Dallas como uma das 20 melhores escolas de pesquisa do mundo.

Mais de 60 de seus artigos aparecem no Financial Timeslista (28 deles na lista UTD). Professor Peng recebeu seu PhD pela Universidade de Washington. Antes de ingressar na UT Dallas, ele atuou nas faculdades da Universidade do Estado de Ohio, na Universidade Chinesa de Hong Kong e na Universidade do Havaí. Ele lecionou em cinco estados nos Estados Unidos (Havaí, Ohio, Tennessee, Texas e Washington), bem como na China, Hong Kong e Vietnã.

De âmbito verdadeiramente global, a pesquisa do professor Peng investigou estratégias firmes na África, Ásia-Pacífico, Europa e América do Norte. Ele é mais conhecido por seu desenvolvimento da visão de estratégia baseada na instituição e seus insights sobre a ascensão de economias emergentes como a China nos negócios globais. Publicou mais de 140 artigos nos principais periódicos, mais de 40 peças em lojas não-arbitradas e cinco livros.

O Professor Peng atuou nos conselhos editoriais da Academy of Management Journal, da Academy of Management Perspectives, da Academy of Management Review, do Journal of International Business Studies, do Journal of Management Studies, do Journal of World Business e do Strategic Management Journal.

Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA) da Unifor

Palestra "Publishing in Top Journals"
Data: 6 de agosto de 2019
Local: salas B-01 e B-03