Pós em Saúde Coletiva da Unifor promove seminário internacional sobre eHealth
Evento acontece dias 22 e 23 de fevereiro, no Auditório do Bloco A da Universidade
A Universidade de Fortaleza é uma das instituições de ensino do Brasil que mais promove eventos científicos internacionais semanalmente. No Ceará, por exemplo, é uma das poucas a investir nesse método de educação. Aqui, o estudante pode trocar conhecimento com cientistas nacionais e internacionais!
Pensando nisso, a Unifor, por meio do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, com apoio da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI), promove nos dias 22 e 23 de fevereiro a primeira edição do “Seminário eHealth e Saúde Pública: contribuições do Brasil e da Holanda”.
“O seminário será de grande relevância para os participantes, que terão a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos na Unifor e por pesquisadores da Holanda, país que tem grande destaque mundial na área de Informática Médica”, destacou a coordenadora do curso, professora Mirna Frota.
O evento tem como público-alvo os alunos do programa e a comunidade acadêmica interessada na área de eHealth, conceito que trata das ferramentas e soluções digitais que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas com enfoque nas inovações para a área da saúde.
“Esperamos que durante todo seminário aconteçam discussões abrangentes e positivas voltadas para a área de tecnologia e inovação em Saúde Pública. A Unifor tem docentes que já utilizam dessa ferramenta de estudo em busca de desenvolver dissertações e teses sobre o assunto”, revelou Mirna.
O coordenador científico do seminário, professor Geraldo Bezerra, acrescenta que “a Unifor tem desenvolvido inúmeros projetos de pesquisa na área de eHealth, com grande potencial de aplicabilidade na prática, que poderão contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para a solução de problemas de Saúde Pública, incluindo, por exemplo, aplicativos para o auto monitoramento de pacientes com doenças crônicas, entre outras ferramentas, que serão apresentados no seminário”.
Saiba mais sobre o curso
Para quem deseja fazer o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, saiba que ele é voltado para profissionais com graduação na área de saúde ou áreas afins e tem como objetivo formar especialistas em Saúde Coletiva, capacitados a desenvolver a prestação de serviços no campo de referência.
A formação tem competência técnica e consciência crítica, derivadas de uma compreensão do processo saúde/doença, a fim de melhorar a qualidade de vida da população e a reordenação das ações e serviços de saúde que atuam na saúde coletiva.
O curso propiciará ao aluno uma visão multidisciplinar das questões relacionadas aos processos de saúde-doença, sob as perspectivas ecológicas, biológicas e culturais e tem como objetivo aprofundar conhecimentos específicos para a formação de profissionais qualificados para gerir sistemas de saúde.
Sobre os palestrantes
Mathijs Louws é mestre em Informática Médica, atualmente consultor e gestor de projetos da ChipSoft, a empresa de software líder de mercado da Holanda na área especializada em hospitais e outras organizações da área da saúde. Foi o responsável pela implementação de mais de 60 projetos de sistemas de informática em serviços de saúde na Holanda e na Bélgica.
Marjan Askari é doutora em Informática Médica, professora assistente na área de Tecnologia da Saúde na Universidade Erasmus, de Rotterdam, Holanda, no Departamento de Políticas e Gestão da Saúde. Desenvolve pesquisas na área de eHealth, Tecnologia da Informação como ferramenta de autocuidado e outras áreas da informática da saúde.
Programação do evento
22/02 (sexta-feira)
- 9h às 9h30 – Abertura
- 9h30 às 10h15 – e-Health como ferramenta de auto monitoramento – palestrante Marjan Askari (Erasmus University, Holanda)
- 10h15 às 11h – Como a T.I. apoia a assistência em saúde na Holanda – palestrante Mathijs Louws (ChipSoft, Holanda).
- 11h às 11h30 – Aplicativo móvel como auxílio no cuidado da criança com autismo - Ricardo de Souza Lucas (NATI – Unifor).
- 11h30 às 12h – ReaV - ferramenta de apoio a Reabilitação Vestibular - Renata Parente de Almeida (Fonoaudiologia – Unifor)
- 12h às 14h – Intervalo almoço
- 14h às 14h30 – Modelo de tecnologias inteligentes aplicados à área da saúde - Luciano Comin Nunes (PPGIA – Unifor).
- 14h30 às 15h – Aplicação das tecnologias eHealth no contexto da saúde vocal - Christina Cesar Praça Brasil (PPGSC – Unifor).
- 15h às 15h30 – Abordagem baseada em tecnologia de apoio ao acompanhamento da assistência de enfermagem na UTI neonatal - Maria Solange Nogueira dos Santos (PPG-Enf-Unifor).
- 15h30 às 16h - Aplicativo móvel para prevenção e controle da obesidade em adultos à luz do letramento em saúde - Filipe Oliveira de Brito (Nutrição - Unifor).
- 16h às 16h30 – Coffee break.
- 16h30 às 17h – ExPhobia: uma tecnologia mHealth utilizando realidade aumentada para tratamento de aracnofobia - Felicia Gabler (Psicologia – Unifor).
- 17h às 17h30 – Discussão.
23/02 (sábado)
- 9h às 9h30 – Contribuições da tecnologia da informação para o enfrentamento da doença renal crônica - Juliana Gomes Ramalho de Oliveira (PPGSC-Unifor).
- 9h30 às 10h – PrevSu: concepção e desenvolvimento de uma tecnologia mHealth para prevenção de suicídio em idosos - Flaviano da Silva Santos (Psicologia-Unifor).
- 10h às 10h30 – Tecnologia m-health de apoio à assistência de enfermagem ao recém-nascido no cuidado domiciliar - Suzane Passos de Vasconcelos (PPGEnf-Unifor).
- 10h30 às 11h – Partograma mobile: uma tecnologia para o acompanhamento da assistência ao trabalho de parto e parto - Izabela de Sousa Martins (PPGEnf-Unifor).
- 11h às 11h30 – Desenvolvimento e validação de aplicativo mHealth no manejo de sondas geométricas pelo cuidador no domicílio - Verônica Maria Barbosa Tavares (PPGEnf-Unifor).
- 11h30 às 12h – Discussão.
Mais informações
Inscrições pelo link (evento gratuito)
Local: Auditório A1, Bloco A, Universidade de Fortaleza – Unifor
Contato: (85) 3477-3280