null Pequenos cursos, grandes negócios

Sex, 29 Abril 2022 17:20

Pequenos cursos, grandes negócios

Quer turbinar seu currículo? Conheça histórias de quem optou pelos cursos rápidos oferecidos pela Universidade de Fortaleza e conquistou destaque no mercado de trabalho


Universidade de Fortaleza oferece cursos rápidos nas mais diversas áreas do conhecimento (Ilustração: Getty Images)
Universidade de Fortaleza oferece cursos rápidos nas mais diversas áreas do conhecimento (Ilustração: Getty Images)

Que tal tirar o atraso da pandemia e dar um upgrade no currículo em 3,2,1? Sonha em retomar os estudos com foco em determinado objetivo ou simplesmente reviver o prazer de estar em sala de aula? A Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, pode e sabe como turbinar carreiras profissionais em andamento ou ainda por se construir, mas também está aberta a toda e qualquer pessoa ou empresa que já entendeu o valor incontornável da educação continuada. E nada melhor do que abrir janelas de conhecimento otimizando o tempo, através de cursos de curta duração indispensáveis para a resolução de problemas e desafios constantemente apresentados pelo mercado de trabalho, seja em que área for. 

Opção é o que não falta: de forma desburocratizada, uma miríade de cursos de curta duração ofertados pela Unifor promete responder a necessidades, afinidades e demandas pessoais ou empresariais: precisa mexer com Excel ou Power BI? Quer mergulhar nos meandros do empreendedorismo ou gestão de projetos? Seu foco recai sobre Eletronic Health (saúde eletrônica) ou atuação jurídica nos Tribunais Superiores? Interessa conhecer o básico da contabilidade mesmo sendo contabilista? A ordem é tomar pé do Jornalismo de Dados? Os mapas mentais parecem ser a ferramenta ideal para potencializar suas ideias? Tudo isso e muito mais pode ser colado à sua formação sem a necessidade de uma especialização formal ou longos anos de dedicação.

“Os cursos da Educação Continuada são de curta duração justamente para contribuir de forma rápida para o aluno/profissional desenvolver novas competências, mantendo-se constantemente atualizado em relação ao mercado de trabalho e também ampliando sua rede de conexões. Por isso, nosso público-alvo são estudantes e profissionais de todas as áreas de atuação. O profissional hoje valorizado pelo mercado de trabalho sabe que seu aprendizado não se encerra com a graduação. E ao investir em conhecimento, ele se mantém competitivo e ativo, ampliando seu leque de atuação, aprimorando habilidades e obtendo melhores colocações”, Christina Praça, coordenadora de Pós-Graduação da Unifor. 

Certificados em sua maioria pela própria Unifor - ou instituições com expertise em determinada área -, os cursos de curta duração têm ainda carga horária compatível com o mercado de trabalho e amplo alcance, atraindo não só quem já possui diploma, como estudantes dos ensinos superior e médio. “Quem pode cursar? O profissional que precisa de atualização ou upgrade na carreira, seja por uma necessidade pessoal ou exigência do cargo que assumiu; os altos executivos ou gestores de ponta que precisam não só estar alinhados à dinâmica do universo empresarial como em dia com novos processos e tecnologias inerentes às mais diversas áreas de atuação, desde comunicação, gestão e liderança até saúde, tecnologia e direito;  e, por último, os aposentados ou amantes do conhecimento, que buscam a universidade por satisfação pessoal ou para fazer bom uso do tempo livre, optando por uma formação ligada às artes, ao lazer, ao bem-estar e ao entretenimento”, ilustra Christina.

Vale até customizar o curso rápido ou mesmo calcular a quantidade de horas-aulas que melhor se adapta à sua rotina de trabalho ou estudo. “Em média, os cursos são de 20h/aula a 120h/aula, no máximo. E a Unifor também permite que a própria empresa solicite um curso específico para seus funcionários.  Essas empresas nos procuram e são contempladas em suas necessidades, tudo porque temos um corpo docente altamente qualificado e em conexão com o mercado de trabalho, o que nos permite conceber o que chamamos de cursos in company, que podem ser ministrados na própria Unifor ou nas dependências das instituições que os demandam”, detalha.

Ênfase na infraestrutura sem par da Unifor, agregando ainda mais qualidade aos cursos de curta duração. “Nossas aulas práticas são realizadas no próprio campus, seja no NAMI, EPJ, Ginásio Poliesportivo, Clínica Odontológica ou em laboratórios com tecnologia de última geração. E tudo é preparado para que as dinâmicas aconteçam de forma integrada, com a participação ativa de alunos e alunas que podem contar com professores de renome nacional e internacional, gerando um potente network. E é por isso que os cursos rápidos se tornaram essenciais para o aprimoramento profissional e alavanca junto ao próprio mercado de trabalho, fazendo a diferença entre quem precisa estar em conexão constante com o que há de mais novo e atualizado para desempenhar funções de forma assertiva e qualificada”, conclui Christina.

Estudar para inovar

Parar para que? Graduada em Administração pela Universidade de Fortaleza, Aline Teixeira já perdeu as contas de quantos cursos rápidos a fizeram voltar ao campus de origem na intenção de se aperfeiçoar para melhor responder às demandas de mercado. Ela é funcionária da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a formação continuada se deve justamente à parceria empresarial celebrada com a Pós-Unifor e sua expertise em customização de cursos capazes de aperfeiçoar e dinamizar processos na área da gestão.

“O último curso rápido que fiz na Unifor foi Design Thinking, mas já havia feito outros, como Indicadores de Desempenho e Remuneração Estratégica. Também comecei um MBA em 2019 na área de gestão de projetos e já tinha cursado, por iniciativa própria, especialização em Administração Financeira, também na Unifor. E não quero parar por aí. Estou sempre em busca de atualizações, sobretudo quando a própria empresa me desafia a assumir diferentes cargos para os quais preciso me preparar melhor. Foi o que aconteceu: migrei de uma área para outra ao ser promovida e precisei complementar minha formação para estar à altura da confiança depositada em mim”, Aline Teixeira, egressa do curso de Administração da Unifor.

Para ela, educação continuada, sobretudo na área administrativa, não é mera reciclagem de conhecimento. Mas a descoberta de algo novo e aplicável. “Cada curso rápido que faço na Unifor abre muito a minha cabeça. Não só a minha, mas a de toda uma equipe com quem trabalho e estudo junto. São conhecimentos afinados com o mercado e as novíssimas tecnologias e os professores conseguem tornar esse conteúdo facilmente aplicável em nossos processos práticos de gestão. Acho que a palavra-chave é sempre inovação. E só temos a ganhar em termos profissionais e pessoais também quando a empresa quer inovar investindo em seus recursos humanos”, sublinha.

O infindo saber médico

Júlia Leitão Cabral está no 3º semestre da graduação em Medicina da Universidade de Fortaleza e já tem em mente que, na sua área, educação continuada é tão obrigatório quanto vestir jaleco ou manejar um bisturi. Sem titubear, ela acabou de investir em um curso de curta duração na Unifor que vê como essencial em sua futura carreira como cirurgiã: Cirurgia minimamente invasiva – módulo sutura.

“A Medicina é feita de vários segmentos e especializações. E penso que quanto mais cedo a gente treinar certos procedimentos melhor será nossa prática. Me interesso pela área cirúrgica e por isso quis saber mais sobre sutura, já que até agora só tinha tido uma única aula sobre o assunto. E quando soube que esse curso rápido seria dado por um professor que é cirurgião toráxico e referência no assunto me apressei em fazer a inscrição. E super valeu porque no curso tive uma atenção muito mais individualizada, aprendi bem mais do que na aula prática com 20 alunos em volta, entende? Foi uma formação paralela com uma carga-horária de 20h/aulas, mas o que aprendi já fez toda a diferença quando retornei à sala de aula. Inclusive passei a ensinar meus colegas”, Júlia Leitão, estudante do curso de Medicina da Unifor.

Para Júlia, o primeiro certificado de formação paralela já é motivo de orgulho, não só por turbinar o currículo, mas também porque valeu o quanto pesou em termos financeiros. “Não foi barato o curso, saiu por algo em torno de R$700,00. Mas acho que investir em educação continuada sempre vai valer a pena. É um investimento que volta em dobro e me traz uma segurança muito maior quanto aos caminhos que devo seguir ao escolher minha especialização em Medicina. Sempre que puder farei os cursos de curta duração ao longo de minha graduação e mesmo após me graduar, porque não dá para se intitular médico sem buscar conhecimento atualizado e inovação. E a Unifor oferece isso com total qualidade”, defende.

Inglês para o Tio Sam ver

Já são 20 anos de advocacia no Brasil, mas o céu é o limite na carreira de Mirella Correia Tomás. Graduada em Direito pela Unifor, a líder de uma equipe que hoje trabalha detidamente com Direito Ambiental quer largar o escritório em Fortaleza, afivelar as malas e cursar mestrado em uma universidade norte-americana. O sonho de estudar e advogar nos Estados Unidos veio na ressaca da pandemia, mas para virar realidade há desafios porvir. E o primeiro deles é a aprovação no Test of English as a Foreign Language, também conhecido como TOEFL.

Um passo de cada vez e foi assim que Mirella voltou ao campus de origem na esteira do curso rápido preparatório para o TOEFL, o teste de proficiência em inglês exigido em muitas universidades do exterior, sendo ele pré-requisito para o ingresso de estudantes em mestrados, doutorados e até em vagas de emprego.

“É um exame que tem o objetivo de avaliar o potencial individual de falar e entender o inglês em nível acadêmico. E só o encontrei na grade de cursos rápidos da Pós-Unifor, isso depois de sondar diferentes escolas de língua inglesa, por incrível que pareça. Cursei, fiz a prova, mas ainda não obtive a nota que preciso para ingressar no mestrado pretendido nos Estados Unidos. Mas vou continuar estudando e com a base que já tive na Unifor sei que chego lá. É só uma questão de tempo”, Mirella Correia Tomás, egressa do curso de Direito da Unifor.

Para Mirella, o mundo globalizado e o mercado da advocacia cada vez mais competitivo são os motivos pelos quais ela quer alçar novos voos e estender a rede de conhecimentos e contatos. “Já tenho mestrado na PUC de São Paulo e até livro publicado. Mas precisava dar essa guinada já que tenho família em Miami e uma vontade ainda acesa de me reinventar. Não vai ser fácil, não é. Mas se a educação é para a vida toda e ela, em si, não é estática, então vamos enfrentar os riscos e não ter medo do novo jamais”, encoraja-se.

Serviço

Confira AQUI a página da Educação Continuada Unifor.
Mais informações 
E-mail: educacaocontinuada@unifor.br
Telefones: (85) 3477-3000 | (85) 99246.6625 (WhatsApp)

Conheça os cursos de curta duração

  • Excel
  • MS Project
  • Gestão de Projetos
  • Power BI
  • Analista Financeiro
  • Empreendedorismo
  • Inovação, 
  • Eletronic Health – saúde eletrônica
  • Atuação nos Tribunais Superiores
  • Analista de custos
  • Elaboração de Projeto de Proteção Contra Incêndio
  • Contabilidade para Iniciantes e não Contadores
  • Inspeção Predial e Laudos Técnicos Multidisciplinar
  • Introdução ao Jornalismo de Dados
  • Mapas Mentais - Potencializando Ideias 
  • Mapeamento e Desenho de Processos
  • Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) Com Uso de Ferramentas da Qualidade
  • Personal Stylist com Técnicas de Coaching 
  • Perícia Contábil: Fraudes e Prevenções
  • Produção Científica: Como Começar?
  • Prontuário de Instalações Elétricas - PIE
  • Preparatório para o TOEFL – o TOEFL é um teste de proficiência em inglês exigido em muitas universidades do exterior, sendo este pré-requisito para o ingresso de alunos em mestrados, doutorados e até em vagas de emprego
News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.