Pós-Unifor: excelência em Gestão e Regulação de Saneamento Básico para o mercado de trabalho

ter, 16 julho 2024 16:25

Aperfeiçoamento é destinado a profissionais que desejam atuar no segmento de administração da higiene pública

Gestão de saneamento básico é o planejamento, administração e controle de serviços essenciais, como abastecimento de água, tratamento de esgoto, coleta de lixo e drenagem urbana (Foto: Getty Images)

A gestão e a regulação do saneamento básico são ferramentas fundamentais para garantir a saúde pública e a sustentabilidade das cidades. Compreender e implementar políticas eficazes nesse setor é fundamental para o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida dos cidadãos.

Em resposta a essa necessidade, a Pós-Graduação da Universidade deFortaleza, instituição de ensino mantida pela Fundação Edson Queiroz, oferta o curso de Aperfeiçoamento em Gestão e Regulação do Saneamento Básico.

Projetada para a capacitação na gestão de serviços de saneamento, o aperfeiçoamento aborda temas como interfaces regulatórias, aspectos jurídicos e legais, e a aplicação de normas e legislações vigentes.

O curso é destinado a profissionais com formação superior em Administração, Contabilidade, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Civil, Direito, Economia e Gestão.

Já as aulas são oferecidas de forma síncrona, com alguns encontros presenciais, nas quartas, quintas e sextas-feiras das 19h às 22h40, e aos sábados das 8h às 12h10 e das 13h às 17h10.

Segundo Suellen Galvão, coordenadora do curso de Aperfeiçoamento em Gestão e Regulação, a grade curricular da especialização reflete a diversidade de experiências e desafios enfrentados pelos profissionais do setor.

“O curso conta com um corpo docente experiente, atuante em diversos estados brasileiros, trazendo uma rica diversidade de realidades e modelos de gestão. A área de saneamento básico vai além dos engenheiros envolvidos em projetos de infraestrutura; exige uma equipe interdisciplinar que integra múltiplas formações” – Suellen Galvão,  coordenadora do curso de Aperfeiçoamento em Gestão e Regulação

Conteúdo programático

Entre os principais tópicos, estão o entendimento do arcabouço jurídico e legal, o ambiente regulatório e fiscalizador, e a regulação econômica e da qualidade. Além disso, o curso aborda governança e gestão, compliance público e privado, e gestão financeira pública, com foco específico em saneamento básico. Por fim, os alunos aprenderão também sobre os elementos da política e regulação tarifária, garantindo formação completa e atualizada para enfrentar os desafios do setor.