Pós-Unifor promove evento sobre direitos humanos e igualdade de gênero no âmbito jurídico
Organizada pela Especialização em Direitos Humanos e Cidadania, a iniciativa é aberta ao público e conta com três convidadas que atuam no segmento
A Especialização em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, promove, no dia 20 de fevereiro, de 19h às 21h, a “Master Class: Direitos Humanos, Gênero e Justiça no século XXI”. A iniciativa, que acontecerá no Bloco A, auditório 4, tem como proposta promover discussões sobre ações institucionais e políticas públicas voltadas para a mulher e os direitos de gênero.
O evento será aberto ao público e terá como convidadas Ana Paula Holanda, docente da pós-graduação, Christianne Leitão, presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rose Marques, advogada e também docente de Direito, e Socorro França, secretária de Direitos Humanos do Estado do Ceará.
Ana Paula Holanda destaca a importância do evento para a formação acadêmica de futuros profissionais de excelência, alinhados com as demandas contemporâneas do mercado de trabalho.
“Nosso objetivo é possibilitar o aprimoramento das ações institucionais e políticas públicas com foco na mulher e seus direitos de gênero. Por meio deste evento acadêmico, buscamos disseminar a reflexão, análise e promoção dos direitos das mulheres, destacando a importância da presença feminina na vida pública e seus impactos nos espaços sociais e políticos” — Ana Paula Holanda, docente da Especialização em Direitos Humanos e Cidadania
Sobre as palestrantes
- Ana Paula Holanda é Conselheira Federal representante da OAB Ceará e Professora de Direito na Unifor. Possui doutorado em Direito pela Universidade Rovira i Virgili (URV), na Espanha, e mestrado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especializou-se em Direito Público pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além disso, desempenha o papel de Secretária Geral da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB e assume a presidência da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica no Ceará. Ana Paula também é Presidente da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB-CE e do Instituto dos Advogados Brasileiro (IAB).
- Christianne Leitão é atualmente vice-presidente da OAB - Secção Ceará. Além disso, assume a Presidência da Comissão da Mulher Advogada. Christianne é também Mestre em Direito Constitucional pela Unifor e possui pós-graduação em Direito Processual Penal pela mesma instituição. Ela é membro efetivo da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) , do IAB e do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC). Além disso, Christianne Leitão desempenha o papel de Secretária-Geral da Comissão Nacional da Mulher Advogada.
- Rose Marques cursa doutorado em Direito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ela também é especialista em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, título obtido na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), e possui mestrado em Avaliação de Políticas Públicas.
- Socorro França desempenhou o papel de Procuradora Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará por 5 mandatos consecutivos. Atualmente, exerce o cargo de Secretária de Direitos Humanos do Estado do Ceará. Além disso, durante sua carreira no Ministério Público, Socorro presidiu o Grupo Nacional dos Direitos Humanos (GNDH) por quatro anos. Ela também é reconhecida como fundadora e coordenadora-geral do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON).
Conheça a Especialização em Direitos Humanos e Cidadania
O curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania da Unifor tem como objetivo geral capacitar especialistas nessa área, proporcionando-lhes habilidades para aplicar seus conhecimentos em diversos contextos nacionais e internacionais, tanto no setor público quanto no privado.
Os objetivos específicos incluem a análise dos conceitos fundamentais dos direitos humanos e seus sistemas de proteção, bem como o fornecimento de conhecimentos sobre os instrumentos jurídicos e institucionais para efetivar esses direitos em diferentes níveis: doméstico, regional e internacional.
O público-alvo são bacharéis em Direito e áreas correlatas, como Ciências Sociais, Relações Internacionais e Ciência Política, visando a formação de profissionais aptos a lidar com questões complexas e interdisciplinares relacionadas aos direitos humanos.
Serviço
Master Class: Direitos Humanos, Gênero e Justiça no século XXI
Data: 20 de fevereiro
Horário:19h às 21h
Local: Bloco A, auditório 4
Inscreva-se aqui
Mais informações: latosensu@unifor.br ou (85) 3477-317