null Pós-Unifor promove palestra sobre segurança pública no Brasil

Pós-Unifor promove palestra sobre segurança pública no Brasil

Ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), o evento vai acontecer de forma virtual no dia 13 de novembro

Segurança pública refere-se ao conceito de responsabilidade do Estado em proteger a ordem, integridade física e os direitos dos cidadãos (Foto: Getty Images)

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, vai realizar uma palestra virtual, no dia 13 de novembro, com o intuito de debater pesquisas e estudos sobre a segurança pública no Brasil. O evento acontece por meio do Mestrado Interinstitucional em Administração (Minter), a partir da parceria com o Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA).

A palestra será realizada via plataforma Google Meet, das 20h às 21h20, de forma aberta ao ao público. Rafael Alcadipani da Silveira, professor titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP - FGV) e associado pleno ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública, será o mediador do encontro.

Coordenador do Minter e idealizador do evento, Sérgio Forte destaca a relevância da ocasião para o desenvolvimento de pesquisas e na preparação profissional dos estudantes: “A pesquisa em segurança pública na comunidade acadêmica proporciona uma compreensão aprofundada dos problemas sociais, criminalidade e estratégias de prevenção. Ela influencia a formulação de políticas, capacita profissionais da área e busca melhorar a qualidade de vida nas comunidades, enfrentando desafios como crime, violência e justiça social”.

Sobre o palestrante

A palestra será ministrada por Rafael Alcadipani, professor titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP - FGV) (Foto: Acervo pessoal)

Rafael Alcadipani é professor titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP - FGV) e associado pleno ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ph.D pela Manchester Business School. Atualmente é associate editor da Organization (A1) e membro do Comitê Científico da Divisão de Estudos Organizacionais da Anpad. Recebeu diversas honrarias acadêmicas, dentro das quais se destaca o Best Paper Award 2019 do Journal of Management Studies e o Professor Honoris Causa da Academia de Polícia Civil de São Paulo.

Foi professor homenageado no curso de graduação da FGV EAESP, indicado a prêmios de melhor artigo em congressos nacionais e internacionais de destaque, como o Enanpad e o Academy of Management Meeting, além de ter tido artigos como mais lidos de periódicos internacionais como Organization e Organization Research Methods. Também foi homenageado e paraninfo do Curso Superior de Polícia da Academia de Polícia Civil de São Paulo.

Pós-graduação em Administração é na Unifor

Os cursos de mestrado e doutorado em Administração da Unifor são direcionados para indivíduos que desejam obter qualificação para o exercício da docência no ensino superior e também obtenção do título de mestre ou doutor. Além disso, o curso tem como objetivo o desenvolvimento das competências essenciais à condução de palestras e consultorias de alto nível para empresas e organizações.

Nesse contexto, a formação é destinada para profissionais que desejam adquirir fundamentação teórica sólida em métodos e técnicas de pesquisa aplicáveis na vida acadêmica e profissional. Tais estudos são ligados às áreas de estratégia e sustentabilidade, que incluem estratégias corporativas, governança, inovação, negócios internacionais, empreendedorismo, sustentabilidade, marketing, comportamento do consumidor, operações sustentáveis, entre outros.

O curso trabalha com três principais linhas de pesquisa: Estratégia e Competitividade, que engloba estudos e pesquisas sobre fenômenos organizacionais e os impactos ocasionados nos âmbitos externos e internos de organizações; Organização e Sociedade, que abrange estudos sobre a origem e a natureza do fenômeno organizacional e a dinâmica da relação entre organização e sociedade; e Operações e Mercados, que compreende estudos relacionados às práticas intra e inter organizacionais referentes ao contexto e dinâmica empresarial.

Palestra sobre Segurança Pública no Brasil
Data: 13 de novembro