Centro de Ciências Jurídicas promove encontro para incentivar a produção de pesquisas científicas
Evento é voltado para estudantes de Direito e acontece de forma virtual, por meio da plataforma Google Meet
O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promove mais um Encontro de Formação do Aluno Pesquisador no dia 10 de novembro, de 15h30 às 17h, sobre a temática “A pesquisa jurídica enquanto ferramenta para o exercício da advocacia” . O momento, destinado para estudantes de Direito, acontece de forma virtual via plataforma Google Meet e contará com a presença da professora doutora Ana Paula Araújo de Holanda, docente da instituição.
O evento tem como proposta despertar a curiosidade dos estudantes em relação ao desenvolvimento de pesquisas científicas, além de apresentar as principais diretrizes da graduação em Direito, projetos de extensão, programas acadêmicos e linhas de pesquisas.
Ana Paula destaca que a produção de pesquisas científicas desempenham papel importante na formação de profissionais capazes de exercer a prática jurídica com fundamentos sólidos. “A pesquisa é realmente o elo de ligação de possibilidades de reflexão indispensável ao futuro profissional do Direito, porque é a partir do conhecimento técnico e dos meios e caminhos que a reflexão acadêmica, a reflexão postulada em hipótese, desenvolve um novo olhar para a prática”, explica a professora.
Para Ana Paula, a missão dos professores é despertar o olhar crítico e investigador nos alunos (Foto: Arquivo pessoal)
A docente observa também que a realização de pesquisas acadêmicas possui papel notório no aprimoramento de conteúdos adquiridos durante a graduação. “Com esse conhecimento, [o aluno] aprende a sistematizar o conhecimento, estabelecer um planejamento de pesquisa, além de redigir e expressar a pesquisa feita, e isso com certeza auxilia no aprendizado de delimitar um tema de pesquisa e os caminhos que a problematização que esse tema traz", pontua.
Mais sobre a facilitadora
Ana Paula Araújo de Holanda é graduada em Direito e possui especialização em Direito Público pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e também possui Doutorado em Direito.
Atua na Secretaria Geral da Comissão Nacional de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e é presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica do Ceará. Além disso, é presidente da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB e Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).
Direito é Unifor
Criada em 1976, a graduação em Direito da Unifor foi a primeira do Nordeste em uma instituição particular de ensino superior, destacando-se no cenário educacional. Sua abordagem integra teoria e prática, garantindo uma educação jurídica que se mantém atenta às demandas globais e às peculiaridades regionais.
O curso é reconhecido por sua excelência, obtendo a nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação, principal indicador de qualidade no Ensino Superior. O bacharelado oferece uma formação humanista com foco na ética, responsabilidade social e fortalecimento dos valores constitucionais, preparando os alunos para o exercício profissional em diversos campos de atuação.
A formação conta com corpo docente composto em sua maioria por mestres e doutores, que possuem ampla experiência na área de estudo. Tal fato pode despertar nos estudantes diferentes vocações tanto para carreiras públicas quanto para o exercício pleno da advocacia.
Serviço
Encontro de Formação do Aluno Pesquisador
Data: 10 de novembro de 2023
Horário: 15h30 às 17h
Local: Google Meet
Mais informações: direito@unifor.br ou (85) 3477-3208