Pós-Unifor recebe evento internacional sobre segurança digital

Pós-Unifor recebe evento internacional sobre segurança digital

OWASP, responsável pelo evento, é uma fundação sem fins lucrativos que se dedica a melhorar a segurança de software, especialmente aplicações web


OWASP Fortaleza é um dos capítulos brasileiros entre os mais de 300 ativos em todo o mundo (Foto: Divulgação)
OWASP Fortaleza é um dos capítulos brasileiros entre os mais de 300 ativos em todo o mundo (Foto: Divulgação)

A Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — sediará no sábado, dia 10 de maio, o OWASP Chapter Fortaleza. O evento será no auditório A2, das 9h às 12h, e a programação inclui três palestras ministradas por profissionais da área.

O OWASP, sigla de Open Web Application Security Project (Projeto Aberto de Segurança em Aplicações Web, em português), é uma comunidade online que cria e disponibiliza de forma gratuita artigos, metodologias, documentação, ferramentas e tecnologias no campo da segurança de aplicações web.

O evento é aberto para alunos dos cursos de pós-graduação da área de segurança cibernética e do MBA em Gestão de Serviços de TI da Unifor. O capítulo de Fortaleza, assim como os de outras cidades, visa promover a segurança de aplicações, divulgar os trabalhos, organizar eventos para a comunidade e facilitar a troca de conhecimento e experiências em segurança da informação. 

Faça pós-graduação na Unifor
+ Especialização em Segurança Cibernética com Foco em DEVOPS
  

+ MBA em Segurança Cibernética

+ MBA em Gestão de Serviços de TI

A palestra com o tema "Entendendo a fundo SSRF e URL schemas: ataques avançados", com Igor Benevides, analista de segurança da informação, abordará a vulnerabilidade Server-Side Request Forgery (SSRF), em que um servidor pode ser induzido a realizar requisições maliciosas. A palestra também discutirá como o uso de diferentes esquemas de URL pode ampliar o impacto da falha.

Ocorrerá também, com Mateus Santos, analista de segurança da informação, a palestra “Trojans: introdução, análise, BinDiff”, na qual será discutido o que é um trojan — programas maliciosos que se disfarçam de software legítimo — e mostrará, por meio de análise prática, como identificar códigos maliciosos inseridos em arquivos comprometidos. 

Por fim, haverá a palestra com o tema “OSINT e engenharia social na prática”, com Tiago Santos, analista de segurança da informação. OSINT, sigla de Open Source Intelligence (Inteligência de Fontes Abertas, em português), é a arte de coletar e analisar informações publicamente disponíveis para fins de investigação e inteligência, e engenharia social,

Por outro lado, é a técnica de manipular pessoas para obter informações ou ações indesejadas. Durante o bate papo, Tiago irá discutir sobre como informações públicas revelam mais do que normalmente imaginam. 

Serviço

OWASP Chapter Fortaleza
Data: 10 de maio de 2025
Horário: 9h às 12h
Local: Auditório A2