null PPGD realiza lançamento de livros fruto de pesquisas realizadas em 2018

PPGD realiza lançamento de livros fruto de pesquisas realizadas em 2018

As obras são resultado do trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa Relações Econômicas, Políticas e Jurídicas da América Latina- REPJAL.

Gina Pompeu, coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Direito Constitucional. Foto: Ares Soares.

O Programa de Pós- Graduação em Direito Constitucional da Unifor realiza hoje, 4 de dezembro, o lançamento de três livros, fruto dos resultados alcançados pelo Grupo de Pesquisa Relações Econômicas, Políticas e Jurídicas da América Latina- REPJAL. O evento acontecerá no auditória da Biblioteca Unifor, às 17h.

Na ocasião, serão apresentados os livros: Integração do Imigrante por Meio do Acesso ao Emprego e à Renda no Contexto dos Direitos Fundamentais, Crise das Políticas Desenvolvimentistas e Gestão das Águas. Parte do financiamento dos livros foi feito pela Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor (DPDI), além da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com a professora Gina Pompeu, coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Direito Constitucional, o Centro de Pesquisa tem a parceria com os países da América Latina e de língua portuguesa e tem o objetivo de estudar o crescimento econômico latino-americano e dos países lusofônicos.

Sobre o PPGD Unifor

O Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Unifor obteve nota 6 na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com isso, o programa da Unifor integra o seleto grupo de oito universidades brasileiras com desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência na área do direito. O sistema de avaliação da Capes concede nota de 1 a 7 a programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no país, levando em consideração cinco critérios de avaliação: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social. Nenhum programa atingiu a nota máxima.

Os resultados da avaliação são bem recebidos pelas universidades porque têm usos diversos: estudantes se baseiam nas notas para escolher seus futuros cursos e agências de fomento nacionais e internacionais orientam suas políticas segundo as notas atribuídas da avaliação. Os estudos produzidos são a base para uma agenda de redução de desigualdades entre regiões do Brasil ou no âmbito das áreas do conhecimento.

A internacionalização do programa é outra preocupação constante dos gestores do PPGD. Atualmente, são realizadas pesquisas em conjunto com instituições de ensino superior dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Espanha, Itália, Portugal, Chile e Peru. Invariavelmente, essas pesquisas envolvem também a publicação de livros e artigos científicos e a realização de eventos como palestras e seminários, além de intercâmbio de docentes e discentes.

Lançamento de Livros do PPGD
Data: 4 de dezembro de 2018