null Programa Conexões Internacionais discute saneamento e desenvolvimento sustentável

A palestra será ministrada pelo PhD em Engenharia Ambiental pela Universidade de Connecticut e professor assistente na Universidade de Columbia, o pesquisador indiano Kartik Chandran

Dr. Kartik Chandran trabalha principalmente na interface entre meio molecular e microbiologia, biotecnologia ambiental e engenharia ambiental (Foto: John D. and Catherine T. MacArthur Foundation)

Por meio do Programa Conexões Internacionais, a Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (Pós-Unifor), instituição da Fundação Edson Queiroz, promove, no dia 25 de maio, a palestra “Sustainable Sanitation and Development” (Saneamento e Desenvolvimento Sustentável, em português). A discussão será conduzida pelo professor do Departamento de Engenharia da Terra e do Ambiente da Universidade de Columbia (Estados Unidos), Kartik Chandran.

A palestra será realizada das 12h30 às 13h30, em formato híbrido, na sala B30 e por videoconferência, via Google Meet. Podem participar do evento alunos da pós-graduação e da graduação, bem como demais interessados no tema, mediante inscrição por meio do link abaixo. As inscrições são gratuitas.

O evento é uma iniciativa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (Mestrado e Doutorado) e pelo Mestrado Profissional em Ciências da Cidade. Segundo a coordenadora e professora do Mestrado Profissional em Ciência da Cidade, Cristina Romcy, a busca por cidades mais inteligentes e sustentáveis é de natureza multidisciplinar exigindo competências e capacidades de integração de soluções e sistemas, principalmente nas áreas das redes de energia, transporte, recursos hídricos e meio ambiente.

“A parceria com o professor Dr. Kartik Chandran visa o compartilhamento de suas experiências e de pesquisas desenvolvidas em seu laboratório nas áreas de águas residuais sustentáveis, clima global e os impactos das práticas de tratamento de águas residuais, reuso dos componentes de águas residuais, jardim de chuva”, afirma.

O pesquisador indiano Kartik Chandran é engenheiro ambiental na Universidade de Columbia, onde é professor assistente no Departamento de Engenharia da Terra e do Ambiente. Sob a sua administração, as direções de tratamento de águas residuais biológicas e remoção de nutrientes biológicos foram estabelecidas pela primeira vez na história da Universidade de Columbia. Em 2015, recebeu o MacArthur Fellowship por seu trabalho inovador sobre "integrar ecologia microbiana, biologia molecular e engenharia para transformar as águas residuais de um poluente problemático para um recurso valioso".

Pesquisa a serviço do meio ambiente

Kartik Chandran trabalha principalmente na interface entre meio molecular e microbiologia, biotecnologia ambiental e engenharia ambiental. As aplicações de seu trabalho variam desde o tratamento eficiente de energia e recursos de fluxos de águas residuais contendo nitrogênio, ao desenvolvimento e implementação de abordagens sustentáveis de saneamento para novos modelos com vistas à recuperação de recursos.

A pesquisa do professor Chandran sobre o ciclo global de nitrogênio e o tratamento de águas residuais projetadas tem sido amplamente reconhecida. Em 2011, recebeu uma doação de 1,5 milhão de dólares da subvenção da Fundação Bill & Melinda Gates para desenvolver um novo modelo transformador em água e saneamento na África. Seu trabalho está focado em integrar ecologia microbiana, biologia molecular e engenharia para transformar águas residuais, esgoto e outros fluxos de "resíduos" de poluentes problemáticos para recursos valiosos.

As instalações tradicionais para o tratamento biológico de águas residuais eliminam agentes patogênicos, carbono orgânico e nutrientes, quando necessário, através de tecnologia de décadas que requer grandes quantidades de energia e recursos, libera gases nocivos para a atmosfera e deixa para trás materiais que devem ser descartados. Chandran tem uma abordagem diferente para o tratamento de águas residuais: ele investiga a produção de recursos úteis, como fertilizantes, produtos químicos e fontes de energia, além de água limpa, de forma a levar em conta os desafios climáticos, energéticos e nutricionais que enfrentamos hoje.

Programa Conexões Internacionais

Com o objetivo de reforçar o processo de internacionalização do seu Programa de Pós-graduação, a Unifor lançou o Programa Conexões Internacionais. Por meio da iniciativa, são realizadas palestras mensais em diferentes áreas do conhecimento, ministradas por pesquisadores estrangeiros que trabalham em parceria com professores dos programas de pós-graduação e mestrados profissionais da Unifor. A próxima edição está prevista para acontecer no dia 16 de junho de 2023 e vai discutir Mediação e Negociação, em palestra que será conduzida pelo Dr. Shawn Watts (Kansas State University e Columbia University).

+ Unifor lança programa para fortalecer a internacionalização da Pós-graduação

Os eventos são gratuitos e têm como público-alvo alunos e professores da pós-graduação, graduação, pesquisadores e demais interessados nos temas. Os encontros ocorrem sempre das 12h30 às 13h30, no bloco B e em formato híbrido (presencial e on-line síncrono).

Palestra “Sustainable Sanitation and Development”
Data: 25 de maio de 2023
Local: sala B30 e via Google Meet