Simpósio promovido pela Pós-Unifor aborda inclusão e saúde da pessoa com deficiência

Simpósio promovido pela Pós-Unifor aborda inclusão e saúde da pessoa com deficiência

Programação internacional reúne diferentes olhares sobre os desafios e as perspectivas do cuidado em saúde voltado ao público em destaque


Simpósio cria espaço de diálogo interdisciplinar sobre o tema em nível nacional e internacional (Foto: Getty Images)
Simpósio cria espaço de diálogo interdisciplinar sobre o tema em nível nacional e internacional (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza — da Fundação Edson Queiroz — realiza, no dia 24 de setembro, a partir das 18h, o I Simpósio Internacional de Saúde Coletiva e Deficiência Física. O evento, que ocorre no auditório A4, é promovido em parceria com Associação Cearense do Esporte Adaptado (ACEA).

Com o tema “Itinerários de Cuidado e Direitos em Perspectiva”, o encontro tem como objetivo criar um espaço de diálogo interdisciplinar em nível nacional e internacional. A programação reúne diferentes olhares sobre os desafios e as perspectivas do cuidado em saúde voltado a pessoas com deficiência física.

O simpósio é aberto a profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação, direito, políticas públicas e afins, além de gestores públicos, pesquisadores e conselheiros de saúde que atuam com deficiência. Pessoas com deficiência e familiares também são convidados a integrar as discussões, contribuindo com suas experiências e perspectivas.

O evento estimula reflexões críticas e colaborativas entre pesquisadores, profissionais da saúde, gestores, conselheiros e representantes da sociedade civil, além de incluir a participação direta de pessoas com deficiência e seus familiares. A troca de experiências é vista como essencial para a construção de práticas mais equitativas, humanizadas e alinhadas às reais necessidades desse público.

A edição inaugural pretende ainda fortalecer pontes entre a academia e a sociedade, ampliando a compreensão sobre o tema e estimulando a formulação de soluções que favoreçam a equidade em saúde. O caráter internacional da iniciativa também amplia as possibilidades de intercâmbio de saberes e práticas inovadoras.

Serviço

I Simpósio Internacional de Saúde Coletiva e Deficiência Física
Data: 24 de setembro
Horário: 18h às 21h
Local: auditório A4
Garanta sua presença!

VEJA A PROGRAMAÇÃO DO SIMPÓSIO

Palestra – 18h00 às 18h40

Tema: "Saúde coletiva e qualidade de vida na deficiência física: um olhar internacional sobre políticas, práticas e desafios"

Palestrante (online):

Prof. Olmer Aceros 

  • Educador físico da Universidade Cooperativa da Colômbia; mestre em Educação e licenciado em Ciências da Educação; doutorando em Educação.

Palestra – 18h50 às 19h30

Tema: "Reabilitação e Itinerários Terapêuticos: percursos de cuidado na saúde da pessoa com deficiência física"

Palestrante (online):

Profa. Esther Patricia García González 

  • Fisioterapeuta com mestrado em Atividade Física, Treinamento e Gestão Esportiva pela Universidade Internacional Iberoamericana (Unini); mestre também em Educação pela Universidade Cooperativa da Colômbia (UCC).

Mesa-redonda – 19h40 às 20h20

Tema: "Política Nacional da Pessoa com Deficiência: desafios da busca por uma saúde equitativa e humanizada"

Presidente da Mesa:

Prof. Henrique Gurgel

Palestrantes:

19h30 – 19h50
Dr. Hugo Porto | Promotor de Justiça e coordenador do CAO (Centro de Apoio Operacional) Cidadania da Pessoa com Deficiência – Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE)

20h10 – 20h30
Lucas Maia | Coordenador da Política da Pessoa com Deficiência do Ceará – Secretaria dos Direitos Humanos (SDH)