Unifor lança livro de egressa que aborda avanços e desafios da população LGBTI+

Unifor lança livro de egressa que aborda avanços e desafios da população LGBTI+

Michele Teles traz panorama histórico e jurídico, com foco nas pessoas trans e nos desafios enfrentados em contextos de alta violência


Michele Teles é egressa do curso de Direito e do Mestrado em Direito Constitucional (Foto: Divulgação)
Michele Teles é egressa do curso de Direito e do Mestrado em Direito Constitucional (Foto: Divulgação)

No dia 21 de agosto, o Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — promove o lançamento do livro “Políticas públicas que rompem com o cis-tema em busca da garantia de direito das Mulheres Trans no Ceará”. O evento será realizado no auditório A4, das 17h30 às 19h30.

Aberto ao público, o evento terá início com as falas dos professores Martônio Mont’Alverne e Daniel Camurça, em seguida, seguirá com a fala da autora da obra, Michele Teles, egressa do PPGD.

A obra analisa, em quatro capítulos, a luta pelos direitos da população LGBTI+ no Brasil. Nos capítulos, tópicos como a lógica heterocisnormativa e a exclusão de identidades dissidentes, direitos das pessoas trans, políticas públicas, orçamento e representatividade para as pessoas LGBTI+ são abordados de forma aprofundada. 

A autora conta que a pesquisa para o livro foi motivada pela preocupação com o dado que aponta que o Brasil lidera o número de crimes de ódio contra mulheres trans e travestis.


“Ciente de não ter lugar de fala sobre ser mulher trans, me preocupei em ouvir, conversar, conviver, ler autoras trans, participar de eventos com mulheres trans e ter na banca examinadora uma mulher trans” - Michele Teles, egressa da Unifor a autora da obra

Michele é formada em Direito, com Mestrado em Direito Constitucional pela Unifor. A egressa é advogada, empresária e vice-presidente da Comissão de Estudo e Pesquisa da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE). 

A advogada reitera a importância de pessoas cis (cuja identidade de gênero corresponde ao sexo que lhe foi atribuído ao nascer) e héteros pesquisem e abracem a luta contra a transfobia.

Serviço

Lançamento do livro “Políticas públicas que rompem com o cis-tema em busca da garantia de direito das Mulheres Trans no Ceará”
Data: 21 de agosto de 2025
Horário: 17h30 às 19h30
Local: Auditório A4